SoS Vida - Automutilação

30/10/2015 09:05
 

Machucar você mesmo de propósito fazendo arranhões ou cortar seu corpo com objetos afiados - suficientes para abrir a pele e fazer sangrar - é chamado de Auto-Mutilação. "Cutting" é um tipo de "Self-injury", ou "SI".


Mutilar-se é mais comum entre as garotas, mas os garotos também fazem se machucam às vezes. Pessoas provavelmente se cortam em seus pulsos, braços, pernas ou barrigas. Algumas pessoas Se machucam queimando sua pele com cigarro ou com um fósforo aceso.
Quando os cortes ou as queimaduras saram, elas deixam freqüentemente cicatrizes ou marcas. As pessoas que se machucam normalmente escondem os cortes e as marcas e algumas vezes ninguém, além delas, sabem disso.

Se machucar não é nada novo. Isso é também um comportamento muito comum. Mas ultimamente as pessoas têm conversado mais sobre isso. Como garotos e garotas escutam falar sobre Auto-Mutilação, eles provavelmente se sentem curiosos sobre isso e sobre o porque das pessoas o fazerem. Porque parece ser um pouco proibido, alguns jovens provavelmente pensam que isso vai fazer eles parecerem ousados, crescidos ou populares.
Com todas essas conversas sobre isso, a A.M. pode quase parecer como a última moda. Mas a A.M. é um problema sério.

Pode ser difícil de entender porque as pessoas se cortam de propósito. A.M. é como os especialistas chamam de um "mecanismo de enfrentar problemas nada saudável". Isso quer dizer que as pessoas que fazem isso não tem um modo saudável desenvolvido de lidar com emoções fortes, pressões intensas e problemas de relacionamentos abalados.

Tem muitas maneiras boas/saudáveis de enfrentar as dificuldades, tantas como conversar sobre seus problemas com seus pais, outros adultos, ou amigos; colocar seus problemas em prioridade; e começar com vários exercícios. Mas as pessoas que se cortam não desenvolveram essas habilidades. Quando suas emoções não são expressas de uma maneira saudável, as tensões podem trazer - às vezes a ponto de parecer quase insuportáveis. A A.M. provavelmente é uma tentativa de aliviar as tensões extremas. É um modo confuso de controlar sentimentos. O desejo de se cortar pode ser desencadeado por sentimentos fortes que a pessoa não pode expressar. Tão quanto raiva, vergonha, frustração ou depressão. As pessoas que se cortam às vezes dizem que eles não se encaixam ou que ninguém os entendem. Uma pessoa pode se cortar por ter perdido alguém muito próximo ou por um sentimento de vazio. A A.M. talvez pareça ser como o único modo de aliviar, ou o único modo de expressão a dor pessoal sobre relacionamentos ou rejeição.

As pessoas que se cortam ou se machucam às vezes tem outros problemas mentais de saúde que contribuem para a tensão emocional deles. A A.M. é algumas vezes (Mas não sempre) associada a depressão, distúrbio bipolar, distúrbios alimentares, pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos. Isso também pode ser um sinal de problemas mentais de saúde que causa as pessoas a ter complicações pra controlar seus impulsos ou pra passar por riscos desnecessários. Algumas pessoas que se cortam tem problemas com drogas ou álcool em excesso.Algumas pessoas que se cortam tiveram uma experiência traumática, tais como viver sobre abusos, violências, ou desastres. Se machucar provavelmente parece ser uma forma de acordar de um sentido de entorpecimento depois de uma experiência traumática. Ou provavelmente é uma forma de refletir a dor que eles passaram por, de expressar raiva sobre tal coisa, ou de tentar controlar algo.


O que pode acontece a pessoas que se cortam?

Embora a A.M. possa oferecer algum alívio temporário de um sentimento terrível, até mesmo as pessoas que se cortam concordam que a A.M. Não é um bom modo de se aliviar de algo. Por uma coisa, O alívio não dura - As complicações desencadearam a prática da A.M., Elas são só uma máscara.

As pessoas normalmente não pretendem se machucar pra sempre quando praticam a A.M.. E eles normalmente não pretendem continuar se cortando quando eles começam. Mas tanto um quanto outro pode vir a acontecer. Os cortes podem vir a se infeccionarem se alguém usar algo não esterilizados ou objetos cortantes sujos - navalhas, tesoura, alfinetes, ou mesmo a borda afiada da etiqueta numa lata de refrigerante.

A maioria das pessoas que praticam A.M. Não estão interessadas em suicídio. Alguém que pratica A.M. é normalmente alguém interessado em se sentir melhor, sem acabar com tudo. Embora algumas pessoas que se cortam estejam interessadas em suicidar-se, é normalmente por causa de problemas emocionais.

Auto-mutilar-se pode se tornar um hábito. Pode se tornar um comportamento compulsivo - quer dizer que mais umas pessoas fazem isso, quanto mais ele ou ela sente a necessidade de fazer isso.
O cérebro começa a ligar o falso senso de alívio com os sentimentos ruim ao ato da A.M., e anseiam este alívio na próxima vez que tiver essa tensão. Quando a A.M. se torna um comportamento compulsivo, pode parecer impossível de parar. Então A.M. pode parecer quase um vício. Um comportamento que começa como uma tentativa de sentir mais controle pode acabar controlando você.


Como a Auto-Mutilação começa?

À A.M. freqüentemente começa em um impulso. Não é algo que alguém pensa sobre a um certo tempo. Começa quando alguma coisa é realmente abaladora e você não sabe como conversar sobre isso ou o que fazer. Mas você pode livrar sua mente desse sentimento, e seu corpo tem esse nó de dores. E antes que você perceba, você está se cortando. E então de alguma forma, você está em outro lugar. Daí, a próxima vez que você se sente péssimo por causa de alguma coisa, você tenta novamente - e vagarosamente isso se torna um hábito.

Algumas vezes se machucar afeta a imagem do corpo da pessoa. Algumas pessoas na verdade gostam dos cortes. Sentem-se meio que mal quando eles começavam a se recuperar - e então cortam-se novamente. Por mais insano isso soe, no momento, parece perfeitamente razoável.

Você não pode forçar alguém que se machuca a parar. Ficar bravo com um amigo que se machuca não ajuda em nada, rejeitar aquela pessoa, dar sermões, ou implorar pra que pare. Ao invés, deixe seu amigo saber que você se preocupa, que ele ou ela merece ser saudável ou feliz, e que ninguém precisa suportar seus problemas sozinho.
 

—————

Voltar