Sonhos da altura do céu!
29/12/2014 13:29“E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gênesis 28.12)
Ao olhar para trás Jacó via uma etapa de sua vida ficando cada vez mais distante. À frente um caminho assustadoramente desconhecido. Jacó deixou o conforto da casa de sua infância, seu pai e o colo super protetor de sua mãe. Fugiu, levando na bagagem assuntos maus resolvidos com seu irmão.
Certamente Jacó tinha sonhos acumulados: ser líder, ser respeitado e reconhecido, deixar de ser o segundo. Mas ali no meio da fuga por mais que procurasse sua motivação com lupa não conseguia vê-la. A noite chegou para Jacó e com ela a escuridão da incerteza. Onde estavam os sonhos repletos de sucesso e brilho? Cansado, Jacó foi dormir, deitou a cabeça em uma pedra e resolveu “dar um tempo”.
Ao olhar para trás vemos mais um ano se esvair. Vemos também aquela lista de alvos, feita com tanta fé no começo do ano e certificamos, com tristeza, que muitos alvos continuam só no papel. Parece que a fé e o empenho foram se esgotando com os dias. O sonho que era tão previsível, parece mais difícil que escalar o Himalaia. Dá vontade de rasgar a lista de alvos que atesta nossa incompetência, desistir e dormir.
Jacó dormiu e logo sonhou com uma escada que ligava a terra ao céu e anjos subiam e desciam por ela. Assim Deus se revelou a Jacó, mostrando a ele Seus planos imensos e eternos. Sonhos que chegavam ao céu como aquela escada: Os sonhos do Senhor!
Jacó se levantou, fez daquele lugar e daquele encontro com O Pai um marco que definiu o sonhado sucesso de seu futuro. Jacó acreditou no sonho do Senhor e se tornou Israel, pai de uma grande nação.
Para nós o ano vai acabando e muitos sonhos ficando espremido entre os fracassos, mas se olharmos direitinho, colocarmos nossas mentes na Rocha e deixarmos que Deus estabeleça Seus sonhos sobre os nossos, certamente descobriremos uma enorme escada que toca o céu nos dando uma visão ampliada do verdadeiro significado de sucesso.
Quanto aos alvos que não conseguimos concluir neste ano, está na hora de ensinarmos a eles a contar os dias no relógio de Deus. Ainda temos tempo!
“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.9).
—————