Sifrá e Puá

03/02/2015 15:55

189

Cada vez que se lê a Palavra de Deus mais se descobre a riqueza contida em suas páginas. Muitos, talvez, já tenham lido todo o livro de Êxodo, mas não tenham reparado no trecho que fala das parteiras Sifrá e Puá. Elas foram citadas apenas uma vez na Bíblia, mas deixaram uma grande lição sobre o temor a Deus.

Sua história está narrada em Êxodo 1.15-22. Faraó ordenou que quando elas servissem de parteiras às mulheres hebréias deveriam examinar o bebê: se fosse menino, deveriam matá-lo, mas se fosse menina, que a deixassem viver. Pode-se imaginar a pressão sobre elas naquele momento; elas estavam sob dúvida e tensão. Faraó, o rei do Egito, era a maior autoridade e por certo elas deveriam obedecê-lo. Entretanto, temendo mais a Deus do que aos homens, elas se recusaram a obedecer a Faraó. Arriscaram suas vidas mas não hesitaram quando confrontadas com a escolha entre servir a Deus e obedecer às ordens pecaminosas de Faraó. Elas optaram por fazer a vontade do Pai Celestial.

A fidelidade e tamanha ousadia de Sifrá e Puá a Deus surpreendem e ao mesmo tempo causam constrangimento. Talvez, no lugar delas, muitos, com medo, fariam a vontade cruel de Faraó. Muitos sabem estar errados mas continuam insistindo no erro; agradam aos homens mas não agradam a Deus, mesmo nas pequenas coisas do dia-a-dia. Talvez você esteja vivendo esse conflito entre fazer a vontade de Deus ou a dos homens. Saiba que a fidelidade ao Senhor deve vir em primeiro lugar, porque a recompensa vem sempre dEle.

Veja como Deus abençoou a vida de Sifrá e Puá: “Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo aumentou, e se fortaleceu muito. E porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família” (Ex 1.20,21). Escolher agradar a Deus significa renunciar à sua vontade para fazer a vontade dEle. É mostrar que você o teme, que você o respeita, que Ele é o centro de sua vida. No Salmo 111, versículo 10, está escrito que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que obedecem aos seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre. Sifrá e Puá obedeceram a Deus e sobre a vida delas veio a proteção e as bênçãos do Senhor. Temer a Deus é a essência da sabedoria e também deve ser a essência da sua vida.

—————

Voltar