Ser feliz é tudo?

12/01/2015 12:45

alegria

Não existe um conceito absoluto para o que, de fato, venha ser a felicidade. Filosofia, psicologia, sociologia… Para cada ciência existe uma explicação sobre o que seja isso, que se entende pelo bem estar máximo do ser humano. E, certamente, você já ouviu uma expressão que diz que “o importante é ser feliz”. Tantas músicas, filmes, programas de TV, todos ensinando que não importa mais nada se o indivíduo está feliz. Será?

Muitos já se surpreenderam, assistindo uma novela e torcendo pelo casal que comete adultério ou mesmo vendo um filme de ação e torcendo para que o assaltante consiga fugir e fazer a polícia de boba. Também são inevitáveis, na estrada da vida, aquelas opiniões que nos trazem dúvidas. Aquela senhorinha de cabelo grisalho que diz que não devo ligar com que os outros pensam e ser feliz. Talvez uma pessoa querida, próxima, que nos olha nos olhos, com certeza no falar, afirmando que tudo que importa é estar bem.

Mas será que realmente é assim? O que Deus pensa a respeito nos leva ao contrário dessa maneira de ver. Pela Palavra entendemos que a felicidade não está em ter a pessoa dos nossos sonhos, ainda que ela seja casada. A verdadeira alegria não está em ter muito dinheiro a poder de falcatruas e de golpes. A Bíblia nos fala que a falsa felicidade que vem do pecado é temporária. Porque, na verdade, tudo no Universo que não se sustenta no querer de Deus, passará.

Essa mentira da literatura secular, das novelas e da arte deste mundo que tenta colocar poesia e brilhos ilusórios no pecado para que ele pareça normal e até bonito, não pode nos seduzir. Aquele que é sábio de verdade encontra a chave no pequeno detalhe que faz a grande diferença. Só há uma receita. Você encontra felicidade plena abrindo mão da farsa. Simples assim. É perder para ganhar.

O contraditório da vida com Jesus é descobrir que feliz não é o que realiza todas as vontades, mas o que consegue renunciar às mesmas para dar ao Criador de tudo a única coisa genuína que podemos oferecer: a adoração. É abrir mão do que eu quero pelo que Deus quer, que vai me deixar feliz e realizado não só aqui, mas verdadeiramente PARA SEMPRE.

Nesse caminho, até mesmo os dias de tristeza nos conduzem posteriormente à felicidade, porque justamente eles nos garantem um crescimento e uma força que não conquistaríamos de outro modo. No fim se percebe que o que nos mantém felizes, completos e plenos não é o que acontece de bom ou ruim, mas com quem estamos quando isso tudo vem. Escolha estar com o Senhor em qualquer circunstância e viva a justiça, paz e alegria que vem de Deus.

—————

Voltar