Se sentir melhor sem se machucar!
13/06/2022 15:54A automutilação pode ser uma maneira de lidar com os problemas. Pode ajudá-lo(a) a expressar sentimentos que você não pode expressar em palavras, distraí-lo(a) de sua vida ou liberar a dor emocional. No momento, você provavelmente pode se sentir melhor ou até sentir prazer e alívio, mas é por um tempo curto. Depois, em geral, o sentimento de vazio, depressão culpa, vem com mais força e a tendência é que o ciclo se repita, gerando um comportamento compulsivo/obsessivo.
#DICA 1 - CONFIE EM ALGUÉM => Se você está pronto para obter ajuda, o primeiro passo é confiar em alguém. Pode ser assustador falar sobre algo que você tentou durante tanto tempo esconder de todos e até de si mesmo(a), mas também pode ser um grande alívio, finalmente, deixar de lado o seu segredo e compartilhar o que você está passando. Dê tempo a pessoa para processar o que você diz a ela. Por mais difícil que seja para você se abrir, também pode ser difícil para a pessoa que você diz – especialmente se for um amigo próximo ou membro da família. Às vezes, você pode não gostar da maneira como a pessoa reage.
#DICA 2 - IDENTIFIQUE SEUS GATILHOS DE AUTOAGRESSÃO OU DE CORTE => Entender o que faz você se cortar ou se ferir é um passo vital para a recuperação. Se você puder descobrir o gatilho da sua automutilação, você pode aprender outras maneiras de satisfazer essas necessidades – o que, por sua vez, pode reduzir seu desejo de se machucar. A automutilação é, na maioria das vezes, uma maneira de lidar com a dor emocional. Quais sentimentos você quer cortar ou machucar? Tristeza? Ansiedade? A ideia é prestar atenção aos seus sentimentos, em vez de entorpecê-los ou liberá-los por meio da autoflagelação.
#DICA 3 - ENCONTRE NOVAS TÉCNICAS DE ENFRENTAMENTO => Se você se machuca para expressar dor e emoções intensas, você pode:
- Pintar,
- Desenhar ou rabiscar em um grande pedaço de papel com tinta vermelha, por exemplo;
- Começar um diário para expressar seus sentimentos;
- Compor um poema ou uma canção para dizer o que sente;
- Anotar quaisquer sentimentos negativos e, em seguida, rasgar o papel;
- Ouvir uma música que expresse o que você está sentindo.
Se você se machuca para acalmar ou aliviar-se a si mesmo, você pode:
- Tomar um banho ou um banho quente;
- Abraçar um cão ou gato, ursinho de pelúcia também é valido;
- Envolver-se em um cobertor quente;
- Massagear seu pescoço, mãos e pés;
- Ouvir uma música calma;
- Meditar.
Se você se machuca porque se sente desconectado(a) ou entorpecido(a), você pode:
- Ligar para um amigo (você não precisa falar sobre a automutilação);
- Tomar um banho frio;
- Segurar um cubo de gelo na dobra do seu braço ou perna;
- Mastigar algo com um sabor muito forte, como pimenta, hortelã-pimenta ou uma casca de laranja;
- Ficar online em um site de autoajuda, sala de bate-papo ou quadro de mensagens.
Se você se machuca para liberar a tensão ou a raiva, você pode:
- Correr;
- Dançar;
- Pular corda ou bater em um saco de pancadas;
- Gritar em uma almofada ou colchão ou gritar em seu travesseiro;
- Rasgar algo (folhas de papel, uma revista);
- Fazer algum barulho (toque um instrumento, bata em panelas e frigideiras).
Lembre-se, a automutilação existe na vida real. É uma expressão da dor interior. A automutilação pode ser sua maneira de lidar com sentimentos relacionados a abusos do passado, culpa, vergonha, medo, frustração, sentimento de inutilidade, ansiedade, assim como uma forma também de tentar sentir algo, como procurar sentir-se vivo(a), quando você se sente apático e sente que está vazio e não sente nada.
A automutilação é real e tem saída. Você não precisa se machucar para se sentir melhor. Procure ajuda!
(Me mande um email michellypinheiro@hotmail.com, fale comigo na página do facebook automutilação - um grito de socorro, fale comigo por aqui mesmo.)
Fonte: Psicologia Viva.
—————