Rute, uma mulher determinada

02/06/2015 09:25

 

Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus” (Rute 1.16)

mulher determinada 3

A linda história de Rute começa e termina em Belém, com uma passagem por Moabe, que atualmente é a cidade da Jordânia. Podemos considerar o livro de Rute como sendo um manual de instruções sobre relacionamentos familiares trazendo mensagens preciosas. Ele retrata também o compromisso como sendo a chave para todos os relacionamentos interpessoais.

Um homem chamado Elimeleque, de Belém de Judá, saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher Noemi e seus dois filhos. Esses rapazes conheceram e casaram com mulheres moabitas. Uma se chamava Órfã e a outra, Rute. Noemi ficou viúva, mas contava com seus filhos e noras. Passaram-se alguns anos e os rapazes também faleceram. Foram dias difíceis para essas mulheres, dias de luto e tristeza. Dessa forma, Noemi resolveu voltar a sua terra (Judá), pois soube que a fome não mais assolava Israel. Ela reuniu suas noras e disse: “Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vos usastes com os que morreram e comigo” (Rute 1.8).

Órfã seguiu para sua casa, mas Rute estava decidida a seguir Noemi, pois os anos que passaram juntas a fizeram admirá-la em muitos aspectos. Eram mulheres de contextos totalmente diferentes, uma gentia e a outra hebreia, além do fato de serem de diferentes gerações.“Numa cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado e, muitas vezes, a palavra  acaba por adquirir sentido pejorativo” (Wikipédia).

Sabemos que isso não é uma regra e que existem muitas sogras admiráveis. Mas no caso de Rute, era um amor leal e sincero. A Bíblia descreve as palavras notáveis que Rute expressou a sua sogra e que ficaram para a história.

Não insista comigo para abandoná-la, para deixar de acompanhá-la; pois, aonde a senhora for, eu irei, e onde a senhora passar a noite, eu passarei a noite. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus” (Rute 1.16).

Todos, ou quase todos, conhecem o final dessa bela passagem bíblica. Rute ficou conhecida e respeitada entre os Belemitas e, por isso, chamou a atenção de um homem chamado Boaz, que mais tarde viera a se casar com ela. Rute e Boaz tiveram Obede, que veio a ser o pai de Jessé, que foi o pai do rei Davi.

 Algumas lições que podemos tirar da vida de Rute:

1) Era determinada a seguir ao Deus vivo;

2) Não pensou somente em si;

3) Era exemplo de humildade, diligência e gratidão;

4) Renunciou o conforto do seu lar e do seu povo para seguir sua sogra;

5) O amor que sentia por sua sogra era leal e verdadeiro; esse amor foi determinante para alcançar o favor de Boaz, o seu olhar e o seu coração;

6) Era perseverante, mesmo em meio às provações e adversidades.

Creio que Rute não poderia imaginar que o melhor de Deus ainda estava por vir.

—————

Voltar