Quimbanda (Macumba)

07/02/2012 16:26

A Quimbanda, também conhecida pelos leigos como macumba, é uma ramificação da Umbanda que pratica a magia negra . Embora cultuem os mesmos Orixás e as mesmas entidades, se sirvam das mesmas indumentárias, e tenham em seus terreiros semelhanças muito marcantes tais como a presença de gongá repleto de imagens dos santos católicos simbolizando os orixás, caboclos e pretos velhos, existem entre as duas religiões diferenças fundamentais e decisivas. Uma delas é que na Quimbanda são realizados despachos com animais como galos e galinhas pretas por exemplo, pólvora, objetos da pessoa a quem se quer prejudicar, dentes, unhas ou cabelo de pessoas ou animais. Estes despachos costumam-se realizar à meia-noite em locais como encruzilhadas e cemitérios. Outra prática bastante freqüente que também se encontra presente no vodu haitiano sob o nome de paket é o envultamento. Este, diz respeito à construção de um boneco de pano ou qualquer outro material, desde que pertencente à pessoa a quem quer se prejudicar, e a seguir alfinetes ou pregos são utilizados para transpassar o corpo da imagem.
Os quimbandeiros têm como ponto principal de seu culto a invocação de Exus que na Quimbanda são considerados espíritos das trevas, uns já em estado de evolução, e outros, denominados quiumbas, espíritos atrasadíssimos e que por isso também são chamados obsessores. Existem muitos Exus: Exu das Almas, Exu Caveira, Exu das Matas, Exu Tranca Rua. Existem de igual forma, Exus femininos, como é o caso de Maria Padilha, Pombagira Mulambo, Cigana, entre outras. Uma das práticas mais conhecidas da Quimbanda é a Gira dos Exus, ou Enjira dos Exus, cerimônia realizada, via de regra à meia noite, na qual diversos Exus incorporam nos médiuns e passam a dançar, beber, fumar, utilizando-se de uma linguagem bastante grosseira.

Axés na Quimbanda: Os Axés são dados de acordo com o tempo e desenvolvimento de cada médium e variam de casa para casa onde se praticam o culto.

Exemplos de alguns axés da Quimbanda :

Axé de penas: faca para corte de aves; Axé de 4 pés: faca para corte de animais de 4 patas; Axé de Ifá negro (búzios de Exú, isso varia de acordo com cada fundamento); entre outros.

Cada reino,povo e entidade da Quimbanda tem sua comida (frente /oferenda)especifica e de acordo com o tipo de trabalho ou oferta.

Na Quimbanda se destaca o uso de "Assentamentos" de Exús e pombo-giras, onde são assentados no Otá(Akutá/okutá) e no seu selo ou ponto feito no ferro ou aço, com diversas ferramentas, terras de diversas procedências, ervas, metais etc...

O sacrifício é parte do ritual onde o sangue(Axoró/menga) e as inhalas são oferecidos as entidades e a carne é consumida durante o elebó (festa com o povo, onde as entidades repartem seus axés) NOTA:Exú de linha de esquerda de umbanda, não recebe axés,assentamentos e nem oferendas de sangue.

a Quimbanda atualmente é muito praticada e difundida no sul do pais, onde podemos citar alguns nomes de Quimbandeiros: Rafael Silveira, Carlos Ribeiro Neto" Bruxo do Milênio',Bruxo Alexsandro do Sergulath, Joceni do Léba,Jango do Xapanã, Alexandro coi, Rogério Do Musifin,Luiz do Exú Maré (pai luiz do xapanã),Mestre Silvio Fernandes Rodrigues(templo de lúcifer),Tiago de Xapanã(Exú rei das sete liras),Pai Neco de Oxalá dentre outros.


 

—————

Voltar