Quem é Golias? Depende de você!

08/09/2014 21:51

medo-1

Um gigante chamado Golias foi ao arraial do povo de Israel para afrontá-lo (1Sm 17). O que aconteceu? Nada, a princípio. O que lemos é um comportamento vergonhoso por parte do povo de Israel. Golias fez o que quis até o momento em que Deus resolveu dar uma virada naquela história. Você quer viver uma virada em sua vida? Depende de você.

Gigantes representam inimigos mais fortes do que nós. Problemas que não podemos resolver sozinhos. Uma afronta que gera revolta e ao mesmo tempo nos deixa sem ação. Com seus quase 3 metros de altura, Golias era realmente um gigante. Do Rei Saul, passando pelos soldados do exército e chegando ao povão, ele aterrorizava a todos. Da perspectiva humana não havia o que pensar senão que era impossível vencer Golias. Se contemplarmos nossos problemas com este mesmo olhar, nos sentiremos e nos comportaremos exatamente como aquele arraial: assustados, acuados, sem condições psicológicas de superar e vencer.

A questão é: qual o olhar de Deus sobre Golias? Para o Senhor dos Exércitos, o gigante nada mais era do que um instrumento para mostrar Seu poder e Sua fidelidade ao Seu amado povo. Tudo o que Deus precisava era encontrar alguém capaz de encarar os fatos à Sua maneira. E encontrou: Davi! Um adolescente que transformou sua revolta em fé, seu medo em dependência de Deus e fez da vontade de honrar a Deus sua motivação para lutar.

O interessante é que Israel tinha um líder experiente em batalhas. Saul tinha armadura, homens e recursos. O que já não possuía era a mão de Deus sobre si. As desobediências de Saul abriram imensas brechas e o tiraram do centro da vontade de Deus. Saul ainda era o líder político, mas já não tinha mais autoridade espiritual alguma. Líderes de aparência, sem essência, são extremamente perigosos para o bem estar do povo de Deus. Não estimulam nem encorajam; tampouco ensinam seus liderados a enfrentarem gigantes com a cabeça erguida. Afinal, eles mesmos não têm fé suficiente.

Esta história nos ensina muito sobre como devemos enfrentar as batalhas de nossas vidas. O real tamanho de cada afronta depende mais de nós do que de qualquer outra coisa. Nós oscilamos demais! A cada dia temos comportamentos diferentes, guiados pelo que nossos limitados olhos veem. Mas Deus continua sendo Deus. Continua onipresente, onisciente e onipotente!

Quem é Golias para você? Para Saul, um invencível inimigo. Para Davi, nada mais que um incircunciso filisteu; um homem sem a ajuda do Deus verdadeiro e, portanto, vulnerável a uma simples pedrinha lisa de ribeiro.

Você pode vencer qualquer batalha, desde que ela também seja a batalha de Deus. O que significa isso? Que o que você quer e precisa, esteja de acordo com a vontade do Senhor. Deus queria matar Golias e exaltar Seu nome acima dos filisteus. Davi queria o mesmo! Por isso, Deus ajudou Davi a vencer.

Pare de murmurar. Saia dessa condição de prostração! Você não é um coitadinho! Você carece de recursos humanos sim, mas em Deus você tem tudo o que precisa! Então, levante a cabeça, repreenda todo sentimento de derrota e depressão, tome posse da palavra de Deus e avance para cima do seu Golias.

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17.45).

Quem é Golias? Depende de você. Depende de como você o vê. E eu creio que a pessoa que está lendo esta mensagem, o verá a partir de hoje como mais um inimigo a ser colocado no seu devido lugar: debaixo dos nossos pés!

Você vai ficar maravilhado com o que Deus vai fazer em sua vida! Aleluia! Creia no poder de Deus! Arme-se de oração e vigilância! E você presenciará a queda do gigante. Quem sabe, hoje mesmo!

 

 

—————

Voltar