Porque esperar para namorar? Parte 1- A idade certa

09/03/2011 13:53

 

"Como conquistar o seu gato", "Dicas para saber se ele está a fim", "Faça o teste e descubra se você é boa na hora da conquista". Acho que 98% das revistas e sites femininos (que não preciso citar o nome não é?) estão cheios disso,e os outros 2% se concentram em falar do artista "lindo" do momento e da roupa que você tem que usar para ficar igual a "fulana" por quem os carinhas andam babando. Tudo, absolutamente tudo, gira em torno do que? Namoro.
Parece que se você não tem um namorado, ou pelo menos um "ficante" você com toda a certeza veio de outro planeta.
O mundo parece que grita (e muitas vezes as pessoas gritam mesmo): "Para que esperar se você pode ter isso agora?", "Você tem que curtir a vida, amanhã você fica velha e aí?", "Larga a mão de ser careta garotas! Vai dar uma de santinha agora?", "Não seja besta! Aquele cara lindo te dando bola  e você não vai fazer nada?".
 
 
Então vamos lá para a Parte 1- A idade certa.
 
 
Antes que você argumente qualquer coisa dizendo que é muito fácil para eu falar, quero deixar claro uma coisa: eu sei. Eu tenho 24 anos e namorei com 24. Eu estaria mentindo se dissesse que ninguém nunca se interessou por mim e que nunca recebi nenhuma "proposta" ou coisa do gênero. Ser como eu sou é uma escolha minha, uma decisão exclusiva minha. Por quê? Porque eu decidi ser diferente. Decidi que quero o melhor para minha vida, e quem sabe o que é o melhor do que "O Melhor" que é Deus?Às vezes a nossa vontade não é o melhor para nós. Para que nós não façamos escolhas erradas é necessário seguir os conselhos dEle.
Vamos começar falar sobre a idade certa?
Bom, eu sei que vou ouvir alguns "gritos" de protesto mas eu estou aqui para falar a verdade.
NÃO EXISTE A IDADE CERTA para namorar, isso varia de pessoa para pessoa. MAS EXISTE A MELHOR IDADE.
E qual é essa melhor idade? A partir dos 18 anos (Algumas garotas já devem ter protestado neste momento...haha). É pecado namorar antes disso? Não, não é pecado namorar antes dos 18 desde que esteja dentro de alguns padrões que eu já vou dizer. Mas antes quero que você leia com muita atenção, o por quê é melhor esperar até esta idade.
Simples. Maturidade. O que é "maturidade"? Vamos recorrer ao dicionário Aurélio.
 
 

s.f. Estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento. / Período de vida compreendido entre a juventude e a velhice.

 
Você pode dizer que é uma pessoa madura. E eu não duvido disso. Aliás, não existe adolescente na face da terra que diga que não é maduro...haha.... eu mesmo com meus 15 anos achava que eu tinha toda a maturidade do mundo.  A questão é que por mais inteligente, maduro e responsável que você seja existem coisas você só vai entender quando for mais velho.Por quê? Por que você ainda não atingiu o completo desenvolvimento físico, e isso não é culpa sua, é natural (aliás a gente continua se desenvolvendo depois dessa idade). Vocês não imaginam como a mente muda de um ano para outro, você vira outra pessoa!
 
Vamos ir mais fundo.
 
Namoro é para casar, e a união é para a adoração ao Senhor(como veremos na parte 2). Se você for uma pessoa com maturidade e juízo vai querer estudar, fazer faculdade, ter um bom emprego antes de casar. Quantos anos isso não leva? Vou ser bem clara: Você vai aguentar não ter relações sexuais com seu namorado, como  diz a Bíblia? Nós somos humanos e sofremos tentações! Não que não seja possível, mas é muito mais difícil e requer muita maturidade espiritual.
 
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1)
 
Não queria apressar a hora. Tudo tem seu tempo determinado por Deus.
 
 
Agora para quem vai namorar antes dos 18 (estando ciente de que esta não é a melhor idade e que vale a pena esperar) aí vai algumas dicas:
 
1)Não namore escondido, Deus não se agrada de mentiras.
 
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."(João 8.44)
 
2)Namore apenas com o consentimento de seus pais ou responsáveis.
Não seja desobediente. Quando os desobedece  está desobedecendo a Deus. Quando a família dos dois acompanha o namoro há um maior compromisso e respeito do casal.
 
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."(Êxodo 20.12)
 
3)Continue levando as tarefas cotidianas normalmente.
O seu namoro não deve prejudicar os seus estudos, os trabalhos da igreja, entre outras coisas.
 
 
 
 
 
4)Não se afaste dos amigos e do resto do mundo.
Quando isso acontece o casal vive um relação de ciúmes, sentimento de posse e paixão . E quando o relacionamento acaba deixa muita dor, raiva e remorso.
 
5)Não deixe o seu namoro prejudicar o seu relacionamento com Deus.
 Isso é o mais importante! Se o seu namoro atrapalha, ou simplesmente não deixa tempo para você ler a Bíblia e orar, isso não é bom!
Separe um tempo um tempo para você (sozinha) e Deus. Além desse tempo, é importante também que o casal separem um tempo para estudarem a palavra de Deus e orarem juntos! Deus com certeza abençoará vocês se fizerem isso! Lembrê-se: o foco nunca deve sair do Criador!
 
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(Mateus 6.33)
 
Reforçando: Não é pecado namorar antes dos 18, mas será  muito mais proveitoso esperar a melhor idade para namorar. Você será muito mais abençoado e poderá aproveitar melhor essa fase da sua vida, lembrando que não deve-se namorar para lazer. Aproveite o tempo de solteira que Deus está te dando para concentrar-se nEle e crescer espiritualmente! Você com toda a certeza não irá se arrepender, como eu não me arrependo.
 

 

—————

Voltar