Os supersticiosos da religião

10/03/2016 11:28

Da perspectiva dos supersticiosos, Deus é um ser manipulável.

Foto: pixabay.com

No Sermão do Monte, Jesus critica o tipo de oração feita pelos supersticiosos. Segundo Jesus, os supersticiosos “pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mateus 6.7). Eles repetem as mesmas palavras e expressões vez após vez, pois imaginam que Deus se impressiona ou se sente constrangido a responder positivamente aos pedidos de uma pessoa que fala a mesma coisa o tempo todo. Da perspectiva dos supersticiosos, Deus é um ser manipulável. Quanto mais pressão, mais rapidamente Deus age.

Os adoradores de Baal se utilizaram desse tipo de estratégia supersticiosa quando se confrontaram com o profeta Elias no Monte Carmelo (1Reis 18.25-29). Esses adoradores supersticiosos gritaram por Baal, dançaram em volta do altar e até mesmo se feriram com espadas, tentando atrair a atenção do deus deles para a oração que faziam. Eles achavam que deus sempre se sente forçado a agir se vir alguns tipos determinados de ações e rituais dos seus adoradores.

Algumas pessoas oram como esses supersticiosos da religião. Imaginam que Deus é uma máquina programada e obrigada a responder a alguns comandos pré-estabelecidos. De acordo com essas pessoas, basta conhecer o software (o sistema de leis que governa a máquina), clicar os comados corretos (pronunciar e executar as ações corretas) e a máquina agirá de acordo com o que elas desejam. Acreditam que o uso de algumas palavras e expressões na oração agem como se fossem uma fórmula mágica capaz de colocar deus em movimento. Para elas, Deus é um ser totalmente impessoal e automático, um pequeno ser no universo e um prisioneiro de leis e sistemas operacionais. Por causa dessa visão errada de Deus e da oração, muitas pessoas oram usando expressões como “eu determino” ou “eu reivindico”. Fazendo assim, tais pessoas agem como os supersticiosos da religião e igualam o Deus da Bíblia ao Baal pagão.

Jesus disse que os seus discípulos não devem ficar “sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos” (Mateus 6.7). Essas pessoas não oram a Deus por causa de Deus, mas oram ao vento por causa da superstição. Elas oram de maneira errada e se enganam porque, iludidamente, imaginam estarem orando a Deus.

O Sermão do Monte é uma mensagem para que cada pessoa, individualmente, se auto-examine, e, não para que cada pessoa examine o comportamento dos outros.

  1. Como você se vê diante dessa palavra de Jesus?
  2. Em algum momento, você imaginou que a sua oração teria mais poder se você usasse essa ou aquela expressão?
  3. De que maneiras você já tentou “manipular deus”?
  4. Você tem algum tipo de superstição? Qual?

—————

Voltar