O Sofrimento Escondido...Bullying!

26/06/2015 09:14

Bullying existe? ... SIM!! 

Provoca Sofrimento? ... SIM!! 

Quais as medidas que poderão ser tomadas para diminuir os seus efeitos???
 

Existem muitas possibilidades de resposta a esta pergunta, mas será que todos querem saber realmente o que pode ser feito?? Ou é apenas uma pergunta que nem sempre diz alguma coisa às pessoas?? Será preciso morrerem mais jovens por causa desta palavra, para que se comece a dar mais valor?? Será que tem que acontecer com as próprias pessoas ou até mesmo com familiares próximos como filhos, irmãos? 

O Bulling pode surgir em diferentes condições: qualquer situação é apropriada para a demonstração de poder do agressor para com a vítima. Estes indivíduos, de personalidades autoritária e dominadora, usam a combinação da humilhação e intimidação, com os agravos, chantagens, cominações, ataques físicos e verbais e mesmo psicológicos para rebaixar a vítima. 

Bullying, o que é? 
Termo que designa atos de violência, seja ela física ou verbal. 
É praticado por um indivíduo (Bully) ou grupo de indivíduos sobre outro indivíduo ou indivíduos (alvo/s). 
O Bully tem como objectivo intimidar, gozar ou agredir o alvo, sendo assim um modo de se enaltecer perante os outros, como se fosse uma necessidade de se afirmar. 

Tipos de Bullying 
Existem duas categorias de Bullying:
 
# O bullying Físico, também denominado de Bullying Direto consiste em perseguir, agredir e/ou roubar a vítima. 
# O Bullying Verbal/Psicológico, também chamado de Bullying Indireto, consiste em discriminar, aterrorizar, apontar os defeitos, dar alcunhas, humilhar, ofender e/ou gozar. Este modo de Bullying é caracterizado por ''obrigar'' a vítima a isolar-se socialmente. 
O Cyberbullying é um exemplo de Bullying indireto.( ex: Publicação de vídeos e/ou fotos da vitima na Internet). 


Alvos: 
Consideram-se alvos, alunos expostos de forma repetida e contínua a agressões. 
São alunos que não têm meios nem habilidade ou coragem para reagir e se defenderem. 
Geralmente são pessoas sensíveis, inseguras, menos sociáveis, pessoas passivas e com medo 


Autores: 
O autor é, geralmente, popular, agressivo e vê a sua agressividade como uma qualidade. É extremamente impulsivo, tem sempre uma opinião positiva sobre si e sobre as suas ações. Por norma é mais forte que o alvo. Sente satisfação em dominar a situação e causar sofrimento aos outros. 

Consequências: 
As consequências do Bullying não são somente vividas pelas vitimas, em redor todos são afetados: família, testemunhas... 
O simples testemunho de Bullying é suficiente para causar descontentamento e afectar o desenvolvimento profissional e social. As famílias também são afectadas, o relacionamento familiar pode ser comprometido, os pais podem ou não acreditar e/ou apoiar ou não os filhos. 
Pessoas que sofrem Bullying durante a infância, de forma persistente, são quem mais se recente : 
# Podem sofrer depressões, stress e dores não especificadas; 
# Perder auto-estima, ter medo de expressar opiniões e emoções, ter problemas em relacionar-se com os outros; 
# Comprometer a sua vida profissional e social; 
# Refugiar-se em álcool e drogas, auto-mutilar-se e, em casos extremos, cometer o suicídio (Bullycídio





Bullying - A Violência entre Iguais 

Esta história foi escrita por um jornalista do Jornal Correio da Manhã na Revista Domingo em 2007. 

João, 14 anos, era excelente aluno. Levou a peito a atitude e os sms dos amigos. Em Fevereiro suicidou-se. A família aponta esta como a grande causa, apesar da escola rejeitar a ligação.(...) 

João (nome fictício), 14anos: tinha o nome inscrito no quadro de honra dos melhores alunos do 9ºano, praticava desporto e jogava futsal como um craque, e as miúdas achavam-no o máximo; talvez fosse sensível de mais para as pessoas que o rejeitavam. 
O próprio psicólogo que o acompanhava nas Oficinas de S.José, dos Salesianos, Lisboa, onde ele estudava, reparou num problema, João estava a ser alvo de bullying. No seu caso, atacar a sua popularidade era uma forma de atingi-lo. Tudo terá começado quando, no início deste ano lectivo, João denunciou a um amigo um caso que se passava, à sua revelia, provocado por outros três colegas. Acontece que os quatro se juntaram e passaram a excluí-lo. João desabafou com a sua directora de turma e a família. 
"Punham-no de parte e influenciavam outros a fazê-lo", relata a mesma pessoa. " Sei que lhe mandaram mensagens de telemóvel a insultá-lo. Uma vez, que ele era para ir a uma festa - e que acabou por não ir - mandaram-lhe, depois, uma mensagem a dizer que ele não tinha ido porque ninguém gostava dele. Eram mensagens para o rebaixar, humilhar, para dizer que ele era um desgraçado que não tinha amigos. O que era completamente falso." 
João passou a ser uma das 60 crianças a ter apoio psicológico da instituição. 
João tinha maturidade. Falava roçando um ar de adulto. Mas tinha a mesma vontade de brincar e de se divertir de qualquer criança de 14 anos. "Ele era diferente da maioria dos casos de bullying onde, por norma, as pessoas fecham-se. Ele transmitia alegria, vontade de viver" 
Quem o conhecia acredita que provir de uma condição económica diferente da maioria dos colegas e, por outro lado, ser exemplar na sua prestação escolar e desportiva poderia torná-lo um alvo de bullying. Sem que ninguém o previ-se, o adolescente suicidou-se em Fevereiro, numa noite em casa. 
A família acredita que o bullying despoletou o suicídio, a par da ansiedade por saber as notas do segundo período. A comunidade escolar prefere não associar estes factores ao trágico acontecimento, alegando que factores familiares somados a outros convergiram para este desfecho"
 

Não queiras que mais uma pessoa MORRA por causa de um PROBLEMA que pode SER EVITADO !! 

Bullying é algo muito sério...Não pratique e se vc souber de alguém que o faz, se posicione contra.

E se vc que me lê sofre com isso, me procure fora daqui...tenho email, tenho whats, tenho facebook. E essa conversa será entre nós somente.

 

**

Termino com o vídeo dessa mãe, assistam e reflitam!!! (Leve a sério. Porque todo mundo deve ser levado a sério!)

 

—————

Voltar