O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS

21/03/2016 10:48
 

Foto: pixabay.com

Certa vez, Jesus foi interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus. Jesus respondeu a eles: “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17.20-21). Quando oramos ao nosso Pai do Céu, “Venha o Teu Reino”, precisamos compreender que o Reino de Deus vem, primeiramente, para os nossos corações. Antes de se estabelecer do lado de fora, o Reino de Deus precisa se estabelecer dentro de cada um de nós.

O mundo do lado de fora não é governado, senão pelos homens e mulheres. Não existe um sistema que governa o mundo. O dinheiro, a política e a educação não possuem vontade própria. O dinheiro não pode decidir por si mesmo para onde vai. A política não tem o poder para escolher a quem vai seguir. Mas os homens e as mulheres têm o poder de decisão. Somos nós que decidimos onde vamos aplicar o nosso dinheiro e o que faremos da política e da educação. Os sistemas do mundo não são governados por si mesmos ou por forças impessoais, mas são governados por nós. Por isso não tem sentido dizer que o problema do mundo ou da sociedade é o sistema! O problema do mundo é o ser humano com sua vontade prepotentemente egoísta!

Por essa razão, o Reino de Deus não vem primeiramente sobre a sociedade como uma grande cidade que desce dos céus, impondo leis sobre os homens na base da força bruta. Não! A sociedade impessoal não se governa a si mesmo! A sociedade é governada pela vontade de cada homem e de cada mulher que exerce o seu poder de decisão, e, por isso, o Reino de Deus vem primeiramente sobre o coração de cada homem e de cada mulher. E o Reino de Deus não vem, utilizando-se da força bruta, mas sim constrangendo cada pessoa através do amor.

Não é por acaso que Deus manifestou o seu reino no mundo por meio de Jesus, seu filho amado, que não veio à terra como o general de um poderoso exército de anjos guerreiros e poderosos, mas como um frágil Cordeiro. O Reino de Deus irrompeu no mundo através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus. Ao invés de trazer, em primeiro lugar, um reino externo, Jesus constrangeu os corações com o imenso amor do Pai do Céu. Antes de ser uma transformação dos sistemas do mundo, o Reino dos céus visa uma transformação dos operadores dos sistemas, a saber, cada um de nós. Um cristão do passado escreveu essas seguintes palavras: “Se você quiser saber onde é a porta do Reino dos céus, você precisa encontrar a porta do seu coração”.

—————

Voltar