O que significa Discipulado...Discípulo...Discipulador?

09/07/2013 09:54

Se você assim como eu tbm tinha dúvidas sobre o real significado de um Discipulado....quem é um Discipulador e como ser um discípulo....Vou tentar esclarecer um pouco, aproveitando que esse é o tema do mês.

E muito mais importante...Se vc ainda não tem um discipulador, que vc esteja orando e escolhendo alguém para andar junto com vc, pois é como uma frase que eu gosto bastante: "SOZINHOS VAMOS MAIS RÁPIDO...MAS COM UM AMIGO VAMOS MUITO MAIS LONGE".

DISCIPULADO

Discipulado é algo que está no coração de Deus para seu povo! É o meio que Deus usa para transformar crentes em discípulos.
Discipulado é relacionamento! ( Cl 3:12-16 ) ...
Não pode existir discipulado se não houver relacionamento, muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver.
Não importa se é seu discípulo que não te procura ou se é você que não procura o seu discípulo, você não pode continuar a chamar isso de discipulado.
Se discípulo e discipulador não mantiverem contato pelo menos uma vez por semana, o fator RELACIONAMENTO fica bastante comprometido.
Discipulado é intimidade (Jo 14:16)...
O discipulado de Jesus é: fazer morada. Esse é o discipulado do Mestre, gerar intimidade, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós.
Durante três anos Jesus andou aqui com seus discípulos ensinando-os dia a dia, Jesus andou com eles.
Discipular é transmitir a vida de Jesus, tem irmãos que se frustram com o discipulado porque disseram a eles algo de discipulado que não tem nada a ver a idéia, e que discipulado seria apenas lugar de resolver problemas.
DISCIPULADO é o lugar onde se transmite a vida de Cristo é onde se aprende a observar todas as coisas que Jesus ensinou!
Discipulado é um processo contínuo, é através do discipulado que o Senhor vai estar nos aperfeiçoando a cada dia, até o dia de Cristo, vamos precisar do discipulado sempre.
Precisaremos sempre de alguém nos orientando, nos dando instruções, nos dando cobertura.
Até Jesus voltar precisamos de alguém que nos ajude, nos socorra, nos aconselhe.
O discipulado é o processo de formar vidas, ensinando-lhes um novo estilo de vida com base no evangelho do reino. Deus quer que sejamos mais do que simples testemunhas mais do que meros pregadores da palavra, Ele nos deu uma tarefa, de ensinar e formar vidas, discipulado é uma relação de compromisso mútuo de alguém que deseja crescer ensinando com alguém que deseja crescer aprendendo.
um discipulado forte é onde você vê o discipulador e o discípulo CUIDANDO, VELANDO, AMPARANDO, ORANDO, PROTEGENDO, SUSTENTANDO, HONRANDO UM AO OUTRO.

DISCIPULADOR

 


Um bom discipulador precisa ser um irmão de oração precisa ter o hábito de ler a palavra.
Só podemos exercer autoridade do Senhor sobre alguém, se estivermos debaixo de uma autoridade, o discipulador precisa entender que para cuidar de alguém ele precisa deixar que alguém cuide dele.
Discipulador é aquele que abre as portas, não somente da sua casa, mas principalmente da sua vida. Seu discípulo não pode ter hora marcada para ir à sua casa, sente-se à mesa com seus discípulos.

Se o discípulo não tiver liberdade na sua casa dificilmente vai haver um bom relacionamento. Os discípulos precisam se sentir amados. Discipulador não pode ter privacidade, como discipulador precisamos também conhecer a morada do discípulo. Tomar um café com ele de vez em quando, enfim, ter intimidade. O Discipulador maior, Jesus, mora dentro de nós. Ele é o nosso referencial.

Discipulador ama o seu discípulo.

Discipulador é o servo do discípulo, não o dono, ele tem que dar conselho de Deus, não o seu próprio.

O discipulador tem que ter alegria com o discípulo.

Pv. 27:23 “procura conhecer o estado das suas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos”
Ah! Mas essa é uma palavra para os pastores. Claro que é, mas um discipulador é o que? Senão também um pastor!

 

DISCÍPULO

 

 

Uma coisa eu sei que todos conhecem de cor: É ALGUÉM QUE CRÊ EM TUDO O QUE CRISTO DISSE E FAZ TUDO O QUE ELE MANDA.
Mas na prática no dia a dia o que é?

Hoje os irmãos usam os termos como: Convertido: alguém que mudou de direção, transformado; Salvo: o que foi liberto da culpa e condenação do pecado; Crente: aquele que crê; Cristão: seguidor de Cristo, igual a Cristo; Evangélico é o que mais se usa hoje mas não aparece na Bíblia nem uma vez!

Os seguidores de Jesus eram conhecidos como discípulos; não somente os doze (Lc 6.13), ou os setenta (Lc 10.1-23), mas todos aqueles que reconheceram a Jesus como Senhor (Mateus 27.57; João 9.27,28; Atos 6.1 e 2).
Até os anjos usaram esta linguagem em Marcos 16:5-7.

Discípulo é aquele que submete. Estamos numa época em que se prega a rebeldia, ser rebelde virou moda.

Ser discípulo é ter comprometimento. Alguns dizem, eu sou discípulo de fulano, mas não há compromisso nenhum...Compromisso com a disponibilidade, sabe aquele discípulo que você não pode contar com ele nunca. Nunca está disponível, se der eu ajudo, mas nunca se compromete. Compromisso com a transparência, tem discípulo que o discipulador não sabe nada da vida dele ele nunca se abre nunca se expõe Gl 6:6.

Espero ter ajudado um pouco.

Então é isso...se vc ainda não tem um discipulador, está esperando o que?

 

 

—————

Voltar