O que preciso saber sobre sexting?

14/07/2015 09:05

O que é sexting?

Sexting é a prática de enviar mensagens, fotos ou vídeos sexualmente explícitos pelo celular. * “Isso é bem comum hoje”, disse um homem. “Você começa trocando mensagens e, quando vai ver, já está trocando fotos picantes.”

Por que as pessoas fazem isso? 

Para alguns jovens, “ter uma foto da namorada nua no celular é um jeito de mostrar que você é sexualmente ativo”, diz um experiente promotor de justiça citado no jornal The New York Times. “É como se fosse um troféu.” Certa jovem chegou a dizer que é uma forma de “sexo seguro”. Afinal, disse ela, “não tem como ficar grávida nem pegar uma doença sexualmente transmissível”.

Além disso, muitos adolescentes praticam sexting para:

  • Flertar com alguém de quem eles gostam.

  • Retribuir o “favor” a alguém que já lhe enviou uma foto sexualmente explícita.

 Quais são as consequências do sexting?

Depois de mandar uma foto pelo celular, você não tem mais controle sobre como ela poderá ser usada ou sobre como afetará sua reputação. “Nunca foi tão fácil enviar ou armazenar provas de mau comportamento para que outros possam ver”, disse Amanda Lenhart, especialista em pesquisa e autora de um relatório do Pew Research Center sobre sexting.

Em alguns casos

  • Jovens enviam fotos sexualmente explícitas para vários amigos com o objetivo de diverti-los.

  • Rapazes que levaram um fora espalham fotos da ex-namorada nua para se vingar dela.

VOCÊ SABIA? Em muitos casos, enviar fotos de nudez tem sido considerado abuso de crianças ou distribuição de pornografia infantil. Alguns menores de idade que praticaram sexting têm sido processados por abuso sexual.

 O que a Bíblia diz?

A Bíblia não proíbe o prazer sexual dentro do casamento. (Provérbios 5:18) Mas ela é claramente contra qualquer conduta sexual entre pessoas não casadas. Veja os seguintes textos bíblicos:

  • “A fornicação e a impureza de toda sorte, ou a ganância, não sejam nem mesmo mencionadas entre vós, . . . nem conduta vergonhosa, nem conversa tola, nem piadas obscenas.” — Efésios 5:3, 4.

  • “Amortecei . . . os membros do vosso corpo que estão na terra, com respeito a fornicação, impureza, apetite sexual, desejo nocivo e cobiça.” — Colossenses 3:5.

Esses textos alertam não só contra a “fornicação” (relações sexuais fora do casamento), mas também contra coisas como “impureza” (qualquer tipo de conduta imoral) e “apetite sexual” (forte desejo que pode levar a uma conduta errada, diferente da atração romântica normal que pode ser satisfeita no casamento).

Pergunte-se:

  • Por que enviar fotos de nudez é uma forma de “impureza”?

  • De que modo isso estimula um “apetite sexual” impróprio?

  • Por que o desejo de ver ou divulgar esse tipo de foto é “nocivo”, ou prejudicial?

Os textos bíblicos a seguir mostram um motivo ainda mais forte para não praticar sexting:

  • ‘Faça o máximo para se apresentar a Deus aprovado, sem ter nada de que se envergonhar.’ — 2 Timóteo 2:15.

  • “Vocês devem ser pessoas que levem uma vida pura e dedicada ao serviço de Deus.” — 2 Pedro 3:11.

Esses textos descrevem os bons resultados de se ter uma vida moralmente limpa. Por manter uma boa conduta, você nunca precisará ter medo de fazer alguma coisa de que se arrependa profundamente depois. — Gálatas 6:7.

Pergunte-se:

  • Que tipo de pessoa eu sou?

  • Eu me preocupo com a reputação dos outros?

  • Quero mesmo me divertir com uma coisa que pode magoar os outros?

  • Como o sexting poderia afetar a minha reputação?

  • Como o sexting poderia enfraquecer a confiança dos meus pais em mim?

CASO REAL “Eu tenho uma amiga que escondeu que estava envolvida com um rapaz. Um dia, ela mandou uma foto dela nua, e ele mandou uma dele. Em menos de dois dias, o pai da minha amiga foi olhar o celular dela e descobriu as mensagens, o que o deixou arrasado. Ele a chamou para conversar, e ela confessou tudo. Por mais que esteja arrependida, seus pais ficaram muito abalados e decepcionados. Eles até acham que vai ser difícil voltar a confiar nela.”

Fato: sexting rebaixa todos os envolvidos nessa prática. “Eu me senti suja e decepcionada comigo mesma”, disse uma jovem que foi pressionada pelo namorado a praticar sexting.

Visto que o sexting pode ter tantas consequências morais e éticas, e até ser considerado crime, vale a pena seguir o conselho da Bíblia:

  • “Fuja dos desejos . . . da juventude.” — 2 Timóteo 2:22.

  • ‘Faça meus olhos passar adiante de ver o que é fútil.’ — Salmo 119:37.

 O que você faria?

Veja como poderia aplicar os conselhos da Bíblia na vida real. Leia as palavras de Janet e escolha a opção que para você é a melhor.

“Uma vez eu conheci um rapaz, e nós trocamos números de telefone. Não deu uma semana, e ele já estava me pedindo para mandar fotos minhas de biquíni.” — Janet.

Para você, o que Janet deveria ter feito? O que você faria?

  • OPÇÃO A Você poderia pensar: ‘Não tem nada de mais. Até porque, se a gente fosse na praia, ele já me veria de biquíni mesmo.’

  • OPÇÃO B Você poderia pensar: ‘Por que será que ele pediu isso? Vou mandar uma foto que não mostra tanto o meu corpo, e vamos ver no que vai dar.’

  • OPÇÃO C Você poderia pensar: ‘Já até sei por que ele pediu isso. Vou apagar essa mensagem.’

A opção C parece a melhor, não é? Afinal, a Bíblia diz: “O esperto vê o perigo e se esconde; o ingênuo avança e se sai mal.” — Provérbios 22:3.

Esse teste levanta uma questão que muitas vezes está por trás do sexting e de outras práticas erradas: Você sabe escolher bem os seus amigos? (Provérbios 13:20) “Só tenha amizade com pessoas que você sabe que não vão tolerar um comportamento errado”, disse uma jovem chamada Sarah. Outra jovem, chamada Delia, concorda: “Alguns ‘amigos’ tentam levar você a abandonar seus valores, e não a segui-los. Por fazerem coisas contrárias às leis de Deus, eles incentivam você a violar sua integridade moral. É isso mesmo que você quer?”

 

—————

Voltar