Não sinta saudade do que já passou!

16/03/2015 08:54

passado 3

Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta” Eclesiastes 7.10

Recordo-me que quando ainda era uma menina, os adultos sempre me diziam: “Aproveita que ainda é uma criança, porque depois que cresce…”. Enquanto outras pessoas da mesma idade que a minha ouviam essa frase e a desprezava por sonharem em chegar a fase que poderiam tirar carteira, ou sair sem permissão dos pais, eu pensava comigo mesmo que a infância não poderia ser aproveitada de uma forma melhor da qual eu fazia. Fui a criança que desejo que um dia meus filhos possam ser.

A verdade é que embora hoje olhe para a sociedade e sinta falta de muitos valores e atitudes que não vejo mais, a vida continua bela. Não é por que o mundo está percorrendo um caminho estranho que precisamos viver na mesma linha. Precisamos ser sensíveis e ponderados o suficiente para vivermos o melhor de cada fase da nossa existência. É comum nos depararmos com crianças vivendo como adultos e adultos como crianças.

Temos antecipado fases ou sentido falta de algo que não estamos vivendo. É como se a felicidade sempre estivesse em um tempo que não é o nosso. Talvez o início do seu relacionamento com seu conjugue tenha sido apaixonante e hoje você sinta falta daqueles momentos. Em vez de viver no passado, veja as vantagens que tem agora, que na sua imaturidade não poderiam ser desfrutadas. Aproveite o que Deus lhe deu hoje e não o que você já não tem mais.

A saudade da infância e da falta de responsabilidades que se tinha talvez possam ser substituídas pela segurança financeira e pela liberdade que você tem. Antes você não tinha dívidas, mas também não tinha dinheiro. O inimigo das nossas almas tenta nos roubar o tempo que se chama “hoje”, por isso, Jesus aconselhou sabiamente: “Basta a cada dia o seu próprio mal”. Se você viver lembrando do passado ou pensando no futuro, na verdade você não estará vivendo, mas apenas existindo.

Quando me recordo da infância, lembro que foram dias maravilhosos que fizeram a inocência fazer todo sentido, mas hoje a vida continua com a mesma alegria. São dias diferentes, em que não subo mais em árvores ou jogo bola na rua, mas viajo para lugares lindos sem ter que pedir permissão, dias que posso pilotar a minha própria moto e ver uma blusa bacana no shopping e levar para casa. Jó poderia ter vivido se lamentando de tudo o que foi perdido: filhos maravilhosos, plantações fartas e uma vida próspera, mas Deus tinha para ele uma glória que era maior que a da primeira casa. Abra seu coração para deixar o passado ser passado e o presente ser hoje.

—————

Voltar