Música - Skillet

09/10/2013 10:09

Skillet é uma banda de rock cristão de Memphis, Tennesse, formada em 1996. A banda é composta por John Cooper (vocalista e baixista), sua esposa Korey Cooper (guitarrista, tecladista e backing vocal), Jen Ledger (baterista e backing vocal) e Seth Morrison (guitarrista).Skillet

A banda surgiu inicialmente com John Cooper (ex- vocalista da banda de rock progressivo “Seraph”) e Ken Steorts (ex-guitarrista da banda “Urgent Cry”) através de uma turnê com as duas bandas juntas, e mais tarde Trey McClurkin se juntou à eles como baterista. Skillet logo assinou com a ForeFront Records e logo lançaram o álbum “Skillet” (1996) que foi bem aceito pelo público e iniciaram uma pequena turnê.

O nome da banda, que significa frigideira, surgiu de uma piada, de acordo com John Cooper. No início da formação do Skillet todos os membros já trabalhavam em algo paralelo antes de decidirem se unir para montar uma banda, uma vez que cada um tinha um som e estilo diferente. Ao formarem a banda foi como colocar todos esses estilos em uma grande frigideira para chegar a algo único. Daí o nome Skillet .

Em 1998 Skillet lançou seu segundo álbum denominado “Hey You, I Love Your Soul” e em 2000 o álbum “Invincible”, mesmo ano em que o álbum de adoração ao vivo chamado “Ardent Worship” é lançado.

2001 é marcado pelo lançamento do EP “Alien Youth” que foi muito bem aceito pelo público, levando Skillet a sua primeira grande turnê pelos Estados Unidos. Desde então, mais três EP’s foram lançados até o momento: “The Older I Get” (2007), “iTunes Session” (2010) e “Awake and Remixed” (2011).

Já em 2003 com a nova gravadora Ardent Records, a banda lança “Collide” que chamou a atenção de Andy Krap, presidente da A&R da Lava Records e, em 2004, os direitos de “Collide” foram comprados pela Lava Records (que é uma uma divisão da extinta gravadora Atlantic Records) e relançado com uma faixa bônus: "Open Wounds". “Collide” levou Skillet a sua primeira indicação do Grammy Awardsem 2005 na categoria "Melhor Álbum de Rock do Ano". Ele se tornou o álbum mais vendido até a data da premiação, vendendo mais de 200.000 cópias.

O próximo álbum lançado foi “Comatose” (2006) que também levando a banda a sua segunda indicação ao Grammy Awards, em 2007 na mesma categoria do ano anterior e à vitória no GMA Dove Awards em 2008 na categoria de "Melhor Música de Rock do Ano" com a canção "Comatose".

Em outubro de 2008, Skillet lançou “Comatose Comes Alive” e em 2009 “Awake”, que teve as canções “Hero” e “Monster”como destaque e recebeu disco de Platina por vender mais de 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos. O mais recente trabalho da banda, denominado “Rise” foi lançado em 2013.

Skillet tem expandido seu gênero musical álbum após álbum, incluindo os gêneros metal alternativo, rock industrial e hard rock em suas canções. Citando Linkin Park e P.O.D. como algumas das influências musicais, John Cooper afirma: "Eu sou um compositor e ouço de tudo, mas filtro o que eu gosto e o que eu não gosto."

Skillet já saiu em turnê com bandas tanto do meio secular quanto do meio cristão. Tais como: Saliva, Shinedown, Finger Eleven, Three Days Grace, Breaking Benjamin, Seether, Flyleaf, Ron Luce & Teen Mania Ministries, Thousand Foot Krutch, Hawk Nelson, Decyfer Down, The Letter Black, Creed, Stone Sour, Halestormm, Jeremy Camp, Kutless, Disciple, We as Human, Manafest, The Letter Black, Red, Halestorm, Art of Dying, Shinedown, Papa Roach, In This Moment.

Skillet é constantemente criticado por sair em turnê com bandas do meio secular e pela “aparência’ dos integrante da banda que supostamente deixa dúvida quanto aos princípios cristãos dos membros. Sobre isso, John afirmou em entrevista à Artisan News"Posso ter piercing, brinco e parecer um emo, como dizem, mas nunca deixei de ser cristão por dentro, isso não interfere em nada. O importante é o que você tem por dentro, isso o torna um verdadeiro cristão ou não."

Em 2011 a música “Awake and Alive” foi escolhida para fazer parte da trilha sonora do filme “Transformers 3: O Lado Oculto da Lua”.

De acordo com o ex-membro da banda, Ken Steorts, existem três tipos de “fãs”: “skillethood” (são “fãs” que não conhecem a banda muito bem), "skilletfanz" (aqueles que conhecem a banda apenas por ouvir as músicas) e "panheads" (que são os fãs de verdade, que chegam a viajar para irem aos shows ou levam banners para os shows).

Skillet já vendeu mais de 2 milhões de álbuns só nos EUA e são conhecidos por uma agenda de shows implacável. Em outubro Skillet desembarcará no Brasil pela primeira vez para apenas dois shows: dia 3 em Recife e dia 4 em São Paulo.

 

—————

Voltar