Medo de amar (2)

25/04/2013 09:15

Pra amar, é necessário aprender a sofrer. Porque é no sofrimento que nós aprendemos, é tocando na ferida, pisando no nosso orgulho que entendemos que não há só nós nessa relação mas há outra pessoa também e aprendemos que por ela nós temos que sofrer. Porque ela vai pisar no nosso calo, tocar no nosso orgulho porque ela é diferente de nós. É doloroso mudar, abrir mão de algumas coisas mas é necessário se você quiser amar. Se você quiser caminhar com uma pessoa em amor, você vai ter que entender ela, abrir mão de algumas coisas por ela pra ser um canal de bênção, de transformação, agente de ânimo e carinho na vida dela.
O sofrer que eu digo não é uma traição, uma indiferença, mas sim estar disposto a melhorar por ela, a mudar. Porque essa pessoa não é a perfeitinha, sem mácula que vai aparecer pra você. Ela tem seus pensamentos, seus defeitos, suas virtudes e você vai ter que aprender a respeitar ela e no que for preciso, se encaixar por ela. E ela vai fazer isso por você. É duro abrir mão de algumas coisas, dói no começo mas às vezes são coisas necessárias e só quando temos uma pessoa, quando enxergamos uma razão para o que é o amor nós conseguimos abrir mão. Deus nos molda, mas Ele usa as pessoas para nos moldar. Pois senão, seríamos robôs, frios e nunca entenderíamos o que é o amar.

 

O que eu tenho visto são discursos não de amor, mas de imposição e medo sobre as pessoas. Mobilizações pregando um Evangelho água com açúcar por uma boa motivação (só que de boas intenções, o inferno está cheio). Preletores pregando sobre algo que eles mesmo desconhecem e não vivem como sendo regra para os ouvintes e estes abraçam de uma forma assustadora as palavras que saem do altar. Não é de hoje que a igreja tem um discurso sobre fazer a diferença que acaba indo conforme os padrões Bíblicos e contra a realidade da condição humana. Virou uma luta, uma guerra pra mostrar quem é mais santo que o outro, quem vai ter uma vida mais abençoada e enfim, uma competição por distorções. Um legalismo imposto sem base bíblica coerente e por pessoas que só têm fama e são vazias do conhecimento de Deus e das escrituras.

Espera aqui, sabe se lá Deus quando eu volto! se for da vontade dele a gente fica junto, toca aqui o/

Argumentos sutis, com aparência de verdade que servem pra manipular as pessoas com ideias totalmente fora da realidade.
E o pior de tudo, colocando discursos materialista como padrão de escolha. O que não falta hoje na igreja são moças sem mentalidade que exigem do rapaz um salário exorbitante, carro e etc. Querem uma vida de aparência mas não querem o que o rapaz tem por dentro. Está difícil de achar hoje nas igrejas uma mulher virtuosa. Que ame de verdade, entenda o rapaz, que busca ser um canal de bênção e motivação na vida dele, que queira crescer ao seu lado. Alguém que pegue na mão e diz: ‘Eu estou com você para o que der e vier. Vamos lutar juntos, vamos vencer juntos e vamos crescer juntos!’
É difícil achar moças com esse tipo de pensamento e posicionamento. E homens também que só querem atrair elas por fora e então, não tem como reclamar depois que elas só querem o que você tem.

E essas mobilizações colocam em seus discursos que o cara tem que ser isso, aquilo, e blá blá como sinal de Deus como pessoa perfeita e separada pra ela. Que tem que esperar porque assim, uma pessoa desse padrão será a melhor de Deus. A espera deixou de ser uma busca pra melhorar por amor pra ser uma conquista de interesses. Pessoas que querem tudo de mão beijada, mas são covardes quando se trata da atitude delas de amar, de assumirem essa responsabilidade. Isso só mostra que tratam o próximo como um meio de suprir seus interesses, não alguém pra ser amado.

A vontade de Deus não é que você espere, é que você se abstenha da prostituição que é se dar sem compromisso, sem amor para todo mundo por aí.

Ele não fala ‘Espere em mim que te darei o meu melhor.’ ¬¬ De resto, Ele não manda você não sair, não conhecer pessoas, não fazer amizades porque é nesse tipo de relação com as pessoas que resplandecemos o Evangelho, o amor de Deus, os frutos desse novo coração. Ajudamos as pessoas a melhorarem. E imagine quando encontramos alguém que bate conosco, tem essa mesma vida que nós e acabamos gostando dela? Se ela está no padrão de Deus, abrace! O padrão de Deus não é um carro 0km, uma casa, um emprego bem sucedido. Isso são conquistas particulares e com o tempo. O padrão de Deus está em um coração regenerado por Jesus Cristo e uma nova consciência. Você deixa de olhar pra coisas fúteis e vãs e enxerga o valor de uma pessoa pra você.

Lembre-se Deus deu o azeite aquela mulher esperando que ela fizesse os pães, assim como Deus te deu atributos como o cérebro esperando que você avalie todas as propostas possíveis de relacionamento, cabe a você decidir o que é o melhor! Deus nos dá as ferramentas... ;)

Lembre-se Deus deu o azeite aquela mulher esperando que ela fizesse os pães, assim como Deus te deu atributos como o cérebro esperando que você avalie todas as propostas possíveis de relacionamento, cabe a você decidir o que é o melhor! Deus nos dá as ferramentas… ;) sobre a maça apenas gostamos da foto!

 

E Deus te deu os frutos, tá na hora de colocá-los em prática. Quer se relacionar? Se aproxime! Conheça, faça amizade. Começou um namoro, desenvolva o amor. Agora sim começa o sofrimento. Você vai ter que aprender a abrir mão do teu ‘EU’, desse EGO que só te prejudica. Vai precisar ser rápido para ouvir e tardio para falar, para julgar ou tirar uma conclusão precipitada. Vai ter que ouvir a pessoa, entender ela e com a sabedoria de Deus, você vai ajudar ela a caminhar. Vai abrindo mão do teu próprio ‘Eu’ e aprende a melhorar por ela. Isso melhora até a nossa fé. Só ajuda na nossa caminhada. O amor que Paulo fala é se dar, se entregar, se enxergar e melhorar. Entender que há uma vida em jogo que precisa da tua compreensão, do braço esticado para levantá-la e ajudá-la a caminhar. Não um amor de conto de fadas onde tudo é perfeito e utópico.

Jesus decidiu nos amar. Ele veio, nos ouviu, nos entendeu, sentiu o que sentimos e sofreu por amor porque Ele se doou por nós. Assim somos nós com alguém que amamos. Nós nos doamos. Quando nos doamos, precisamos abrir mão de coisas, de bagagens que não podem ser levadas mas aprendemos com essa pessoa a construir o amor e conquistar coisas novas. Jesus disse que por abrirmos mão da nossa vida, receberíamos 100x mais aqui na terra. E isso não é dinheiro, não se resume em bens, mas sim no sentido da vida. É tão bom quando nos sentimos úteis para alguém, quando sentimos que somos necessários na vida de uma pessoa e principalmente, quando somos amados. A sensação de ser amado é tão boa, tão plena que de alguma forma satisfaz a nossa vida e isso nos basta. O resto, são apenas detalhes que vamos conseguindo na nossa vida.

Faz a barba, compre um perfume, arruma o cabelo, joga fora algumas roupas bregas, meuuuu vai à luta!

Faz a barba, compre um perfume, arruma o cabelo, joga fora algumas roupas bregas, meuuuu vai à luta! poem esse cérebro pra funcionar!

No momento vemos como espelho, então vamos colocar esse ‘espelho’ em prática que é aos poucos, é com convívio e vida que Deus vai nos aperfeiçoando. Não para sermos arrogantes e prepotentes, nos achando melhor que os outros. Mas o maior no reino dos céus é aquele que se humilha. Os humilhados são exaltados. Os que se humilham são os que reconhecem a realidade da condição humana, reconhecem que são pequenos, que necessitam da glória de Deus, e quando a graça dEle os alcança, eles vivem para a glória de Deus de forma pura e simples na prática de vida e se dão, colocam amor naquilo que fazem. E principalmente, com quem está com eles.
Se você acha que o teu amor virá perfeito, que você não terá a responsabilidade de melhorar e crescer por essa pessoa, esse teu amor é vão e farisaico. Apenas de aparência e você não tem o amor de Deus no coração. Mas se você está disposto a amar… virão lutas, guerras, dilemas mas tudo isso pra você ter experiência em depender de Deus pra forjar o teu caráter. Você vai deixar essas coisas de menino, conceitos de menino. Vai abandonar esse evangelho água com açúcar e vai aprender a viver da forma que é a vida. Vai levar tapas na cara mas vai se levantar e depender de Deus.

O amor não é pra pessoas que se preocupam com o próprio umbigo. O amor nasce no coração daqueles que olham para os outros e até acima de si mesmos. Que se preocupam em conhecer, entender e ajudar. E estão abertos para beijos e abraços e até para as pedradas dessas pessoas, mas a convicção da transformação do caráter e a força pra continuar camihando não farão essa pessoa que ama desistir. Até porque nem sempre isso vai acontecer com nós. Pra que a hora certa chegue, pra que uma pessoa certa complete nosso ser, precisamos ser uma pessoa certa e precisamos nos arriscar, botar a cara a tapa e se aventurar na estrada da vida. Isso não significa que você fará bobagens ou que levará tapas de todo mundo que aparecer. Você pode ter a infelicidade de conhecer pessoas assim ou ter a sorte de que todas te recebam bem. Mas nunca olhe com um problema, mas um desafio natural nosso como seres humanos entendendo que tudo ocorrerá de alguma forma para o nosso bem, pois Deus sabe como tratar o nosso caráter.
A maior oração não é por palavras, mas sim um clamor no coração por uma dependência de mudança divina que nos torna seres humanos melhores.
Que isso entre no teu coração e traga a mudança, em nome de Jesus.
=]

—————

Voltar