Ladrões do tempo

04/05/2015 09:29

Já dizia Napoleão Bonaparte: “Há ladrões que não se castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo”. Mal sabia o imperador que séculos depois viriam a existir intermináveis filas de banco, congestionamento de trânsito e espera para atendimento nos serviços de saúde pública. E assim, sem que possamos impedir, o tempo se afasta sorrateiramente das nossas vidas levando consigo a vida, pois mesmo que não pareça, o tempo na Terra tem prazo limitado.

Com tanto tempo livre nas férias você tem a escolha de usufruir bem ou não das horas livres. Mas o que se nota frequentemente é que as pessoas tornam-se despercebidas e perdem o precioso tesouro que a vida lhes proporciona. A televisão é uma das vilãs mais perversas que existem. Você se assenta no sofá só para ver um “pedacinho” do jornal, e quando se dá conta, a TV já roubou toda a sua tarde. Os mais velhos sempre contam sobre as rodas em volta da fogueira. Eram momentos de piadas e cantigas entoadas por amigos e familiares. Os tempos eram outros, as pessoas se conheciam melhor e riam das histórias que tinham em comum.

Hoje, em frente à TV, as famílias reais assistem as risadas e brincadeiras das famílias de “mentirinha”. Emocionam-se e sofrem com os problemas que não existem, enquanto as dificuldades verdadeiras gritam por atenção. Deixam o tempo valioso gratuitamente nas mãos de quem nem sem importa. O computador cumpre o mesmo papel da televisão, só que de maneira mais avassaladora, porque a variedade de informação e entretenimento é consideravelmente maior. Horas e horas se esvaem sem que possam retornar, pois, afinal, o tempo não pode parar e nem espera você definir o que fazer com ele.

O dinheiro é outro ladrão do tempo, só que ele é o mais sutil dos especialistas, porque se mostra mais importante que os outros da quadrilha. As estratégias são sempre as mesmas: quem vai sustentar a casa? Você precisa de uma televisão nova! Aquele carro já está fora de uso. E você acaba trabalhando como um “louco”, enquanto sua família espera por você. Mas afinal de contas de que vale todo o dinheiro e conforto se você não viu sua filha dar os primeiros passos? Se você não esteve presente quando seu filho disse a primeira palavra? Fique com sua família, pois a menina vai crescer e seu filho um dia vai deixar a casa para se unir a uma desconhecida. Não se preocupe com o pão. O seu Pai é pastor e não deixará nada lhe faltar.

Salomão foi um rei agraciado pela sabedoria concedida por Deus e no livro de Eclesiastes, ele afirma que o melhor da vida é usufruir do fruto do seu trabalho com amigos. Então, usufrua! Aproveite as férias com as pessoas que você ama. Passe mais tempo com as crianças. Brinque de roda, ensine-a velhas brincadeiras como “amarelinha”, “elefante colorido”, “dança da cadeira”. Você que está de férias na escola, passe tempo com sua família. Descubra como seus pais se conheceram, o que ele gostava de fazer quando era jovem. Não deixe que os ladrões roubem o tesouro que Deus te deu, a vida!

 

—————

Voltar