José...Homem com H maiúsculo

13/01/2015 11:25

Foto: Internet

Leia Mateus 1.18-25

Esse trecho da Bíblia relata o nascimento de Jesus. Mas nosso foco, aqui hoje, é mostrar a atitude de José, marido de Maria, quando recebeu a notícia de que sua noiva achava-se grávida, sendo ainda virgem. Naquela época, eles ainda não eram casados, mas já eram noivos e o noivado só poderia ser rompido com o divórcio. Sendo assim, José preocupou-se em não expor Maria.

A Palavra de Deus tem grandes exemplos de “homens com H maiúsculo”, e um deles é José. Quando medito em sua história, fico imaginando sua postura de homem temente a Deus. Desta forma, quero compartilhar com você quatro qualidades de um “Homem com H maiúsculo”, tendo como base a vida de José:

1° Ele age de forma “justa”

Mas José, seu esposo, sendo justo… (Mateus 1.19a)

Significado de justo: Honrado, inocente, digno, em conformidade com as leis de Deus e dos homens. Pessoas que vivem de acordo com a regra, costumes, com a Palavra e procura se santificar.

José quando soube que Maria estava grávida, preocupou-se em preservar a imagem da noiva. Com isso, decidiu permanecer em silêncio. Você, homem, já se imaginou nessa situação? Talvez, sua primeira reação fosse relatar imediatamente o caso para seus líderes, pedir ajuda à família ou, até mesmo, difamar e expor a, até então, “companheira” nas redes sociais. Mas, diante de tudo isso, a atitude de José foi de manter segredo porque era um homem justo.

2° Ele nunca irá lhe expor

E não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. (Mateus 1.19b)

José, por ser justo, jamais iria expor Maria. Da mesma forma, um homem de Deus para sua vida jamais irá lhe expor à vergonha, nem para você mesma e, menos ainda, publicamente.

Foto: Internet

Foto: Internet

Certo dia, estava conversando com uma linda moça, ela, muito triste, contou que seu namorado a desvalorizava com acusações pesadas, devido ao fato de ela não ser mais virgem.

É importante que você entenda que a pessoa de Deus para sua vida compreenderá seu passado, estará disposta a escrever uma nova história junto a você no presente e colocará o futuro do casal nas mãos de Deus.

3° Ele estará disposto a obedecer a direção de Deus

Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa (Mateus 1.24).

O “homem com H maiúsculo” priorizará Deus. Estará disposto a ouvir Sua voz. Um homem que vive a Palavra nunca tratará seu relacionamento com o Senhor de forma secundária.

O que sustentará e dará vida ao relacionamento do casal será a forma com que ele se relaciona com Deus. Não espere que tudo seja perfeito, mas tenha a certeza de que se o relacionamento estiver pautado nos princípios estabelecidos pelo Senhor, não será nenhum ventinho que abaterá o casal.

O texto nos deixa claro que, se José não fosse um homem temente a Deus, certamente, ele não ouviria a Sua voz e, consequentemente, uma confusão estaria prestes a começar. Por isso, lembre-se: quando a Palavra fala para o crente não estabelecer compromisso com descrente “jugo desigual”, não faça diferente, caso contrário, você estará gerando um grande conflito para sua vida.

4º Ele irá lhe esperar

Mas não teve relações com ela, enquanto não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus (Mateus 1.25)

José já era considerado marido de Maria. “Poderia” ter relações com ela, não?! Mas mesmo assim, soube esperar para que se cumprisse a Palavra do Senhor de que “ela deu à luz a um filho, mesmo ainda sendo virgem”.

Foto: Internet

Foto: Internet

Pense comigo, será que José não sentiu vontade de ter relações com Maria?! Ele era marido, e tinha, até mesmo, a lei que o respaldava. É interessante notar que, não é porque sentimos vontade de fazer alguma coisa que, necessariamente, devemos fazer. Não somos feitos para andar pelo que sentimos, mas pelo que cremos. Por mais que um rapaz tenha vontade de fazer “sexo” com você, a voz de Deus deve falar mais alto do que a voz de sua vontade. Se ele der prioridade à voz de Deus, estará disposto a lhe esperar e respeitar. Na verdade, agindo assim, ele também o respeitará. É importante lembrar que o sexo à luz da Bíblia só é abençoado por Deus quando feito dentro do casamento e, isso, vale para o homem e para a mulher, é claro.

“Tudo é lícito, mas nem tudo me convém”! (1Co 6.19). Que você seja fortalecida no Senhor e esteja disposta a esperar pelo “Homem com H maiúsculo” em sua vida. E, aos homens, oramos para que todos caminhem segundo cada um desses princípios, sabendo que, ao agirem conforme essas orientações, só terão a ganhar.

—————

Voltar