Jesus convida

29/02/2016 09:05

Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

Foto: pixabay.com

Jesus poderia ter chamado os pobres e doentes, mas chamou os cansados e oprimidos, pois o Seu propósito é, a priori, nos livrar dos males espirituais.

Os homens encontram-se em estado de esgotamento e opressão como consequência do pecado e da ação de Satanás. Cristo oferece alívio e descanso. Embora seja de graça, existem algumas orientações a serem seguidas. Observando os verbos do texto, notamos algumas ações. Uma é feita exclusivamente por Jesus, mas as outras devem ser feitas por nós.

Jesus veio ao mundo e convida a todos que venham a Ele. Não devemos pensar que Ele fará tudo sozinho ou que o Evangelho terá algum tipo de efeito automático sobre o mundo. Jesus convida, mas nós precisamos responder positivamente a esse convite. A resposta não é apenas uma palavra, mas uma atitude.

Para aqueles que atendem o seu chamado, Jesus traz libertação, paz, descanso e alegria. “Eu vos aliviarei”. O alívio espiritual não é oferecido pela igreja nem produzido pelo louvor que entoamos, mas é o resultado da ação de Cristo em nossos corações. Só Ele pode fazer isso.

Em seguida, aquele que foi abençoado precisa fazer um compromisso com Jesus, o que nem sempre acontece. A orientação neste sentido vem em linguagem figurada: “Tomai sobre vós o meu jugo”. O jugo é um aparelho que prende dois bois para que juntos puxem o mesmo carro ou arado. Tomar o jugo de Cristo é prender-se a Ele pelo compromisso. Desse modo, fica garantido que nunca mais estaremos sozinhos ou desamparados. Muitos querem a bênção, o alívio, mas não o jugo, pois Ele representa trabalho e responsabilidades.

O convite “vinde a Mim” é acompanhado por uma proposta ou ordem: “aprendei de Mim”. Depois do encontro vem um processo de aprendizado.

Aprender é um importante aspecto da vida cristã. Por isso temos uma Bíblia, que precisamos ler e conhecer com a ajuda do Espírito Santo e daqueles que a conhecem mais do que nós.

Esse aprendizado não pode ser apenas uma experiência intelectual, mas precisa tocar e transformar o caráter. Jesus disse: “Aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração”. Portanto, o cristão que aprende com Jesus deve tornar-se cada vez mais manso e humilde. Quem não tem mansidão nem humildade pode ter muito conhecimento, mas ainda não aprendeu coisa alguma com Jesus.

Existe a humildade de coração e outra exterior, aparente e falsa, muitas vezes confundida com pobreza ou simplicidade.

“Vinde… aprendei… e encontrareis descanso para as vossas almas”. Quem vem, mas não aprende, deixará de encontrar os resultados esperados.

Responda ao convite de Jesus. Ore pedindo que Ele entre em seu coração e te dê alívio. Comece hoje mesmo sua caminhada como discípulo de Cristo.

—————

Voltar