Ezequias e seu exemplo

10/02/2015 09:16

180

 

Cada dia que passa, fico fascinada com a Palavra de Deus. Como ela se renova todos os dias! Um livro que foi escrito há mais de 2000 anos, e continua tão atual! E ela nos deixou exemplos de pessoas que na sua geração passaram por problemas, lutas e assolações, mas conseguiram vencer a partir das posições que assumiram, mesmo lutando contra toda uma situação. Em uma dessas leituras, bati de frente com Ezequias. Um jovem que no seu tempo foi um parâmetro de postura assumida, e confesso a vocês: me encantei com ele.

Ezequias era filho do rei Acaz – um homem mau e idólatra que destruiu o culto do povo de Judá ao Senhor, e fez o que era mau aos olhos de Deus. Ele fez imagens de fundição para adorar, queimou incenso a Baal e o pior: entregou seus próprios filhos ao sacrifício no fogo (2 Cr. 28.3), descumprindo o que a Lei dizia em relação a sacrifícios humanos.

Esse foi o cenário, a família pela qual Ezequias havia sido criado. Quando o rei Acaz morreu, Ezequias assume o trono de Judá, aos 25 anos de idade. Era um jovem, assim como eu e você.

No seu primeiro ato como rei, mandou purificar o templo, restabeleceu o culto ao Senhor e ordenou os levitas a trabalharem na casa de Deus. Ele quebrou todas as imagens de escultura dos cultos idólatras que seu pai havia edificado. E até a serpente de ouro construída por Moisés que ainda estava sendo adorada, ele fez questão de destruir. Senaqueribe, rei da Assíria, uma das principais potências da época, manda-lhe informar que iria invadir o seu reino. Os assírios já tinham invadido quase todas as cidades do Reino do Sul, onde estava Judá. Cidades muito mais potentes que tinham exércitos mais poderosos que os de Judá. Os assírios possuíam o exército poderoso! Só para invadir Judá, Senaqueribe tinha preparado 185 mil homens! E ainda dizia que não precisava clamar ao seu Deus, pois nem ele poderia livrá-lo. Se os deuses das outras cidades não os tinham livrado, por que um Deus que não possuía uma imagem física poderia fazer alguma coisa? Ezequias apenas confiou no Senhor. Clamou ao seu Deus e o milagre aconteceu: nada mais nada menos que 185 mil homens morrem sem saírem do lugar, de maneira sobrenatural! E o rei Senaqueribe, foge para a casa dos seus filhos e os mesmos o matam.

Realmente ler tudo isso é tremendo, ver a atuação do Senhor de maneira poderosa é impressionante. Mas o que me chamou a atenção nele, Ezequias, é o seu temor a Deus e à sua Palavra. Lembre-se do lar em que Ezequias havia sido criado. Ele não teve do seu pai nenhum ensinamento Bíblico, nenhum exemplo de temor e obediência ao Senhor. Os pais, no período bíblico, eram tidos como referenciais num grau muito maior do que acontece hoje. Os filhos seguiam o exemplo dos pais em todas as áreas de suas vidas. Ezequias tinha tudo para ser o mesmo idólatra e péssimo governante assim como foi com seu pai, Acaz. Mas ele reverteu a situação. E onde havia uma sentença de vergonha e de derrota, o Senhor deu a Ezequias dupla honra!

Nos dias de hoje não é diferente. Quantas vezes colocamos a culpa da nossa falta de fé, da nossa frieza espiritual ou até mesmo do nosso afastamento dos caminhos do Senhor naqueles que estão à nossa volta? Quantas vezes não já ouvimos dizer que Fulano ‘caiu’ porque viu algo que o escandalizou na igreja? Quantos de nós colocamos desculpas nos outros a fim de legitimar nossos erros, fraquezas e pecados?

O reinado e a vida de Ezequias tinha tudo para dar errado, pois seu pai havia sido idólatra. Acaz jamais temeu a Deus.

Talvez os seus súditos já aguardavam o governo de Ezequias com aquela célebre frase: “Tal pai, tal filho!”, contudo, ele conseguiu mudar o quadro e reverter a situação. Nem antes nem depois de seus pais, houve um rei como ele (2 Rs. 18.5,6). Seu amor ao Senhor foi tão profundo e tão forte que sua história foi gravada três vezes na Bíblia (2 Cr. 29; 2 Rs. 18; Is. 36).

Quem sabe o cenário de sua vida é pior do que o de Ezequias. Quem sabe você se decepcionou com tanta coisa e essas decepções lhe enfraqueceram na fé, a ponto de hoje estar afastado dos caminhos do Senhor. Quem sabe os seus pais nunca apoiaram a sua decisão de seguir o Evangelho, e você se sente sem forças para reverter isso. Mas o Deus de Ezequias é também o seu, o meu, o nosso Deus! Ele lhe fortalece e lhe sustenta com a destra da sua justiça, lhe toma pelos braços e lhe chama de filho! Ele ama você, mesmo que esteja sem forças e cansado. Ele deseja dar a você a mesma honra que concedeu a Ezequias e mudar a história da sua vida. Porém, para isso, você precisa tomar uma decisão! Precisa romper os laços do passado, as maldições e viver o presente em unção e poder, buscando primeiro o Reino de Deus.

Judá era uma cidade pequena, mas era nela que estava situada Jerusalém (uma cidade cobiçada por muitos até os dias de hoje). Mesmo em uma cidade pequena há problemas para serem resolvidos, e ele como rei deveria ter muitos! Contudo, ele preferiu cuidar primeiro das coisas do Senhor, e depois disso ele cuidaria dos problemas bélicos, diplomáticos e de infra-estrutura que precisavam ser resolvidos. Você não precisa resolver primeiro os seus problemas para vir perante a face do Senhor. Muitos desviados ou ímpios dizem que ainda não aceitaram a Jesus como Senhor de sua vida porque estão se preparando, estão resolvendo seus problemas, cuidando da sua vida particular. “Quando eu estiver pronto, eu irei à Igreja”, dizem eles. Mas o Pai diz: “Meu filho, venha como estás!”

Eis o momento que o Senhor lhe chama para fazer de você um Ezequias. Não espere o amanhã para buscar o Senhor e se arrepender dos seus pecados. É hora de santificação, de humilhação na presença do Pai. Não importa o seu passado! Não importa o peso dos problemas que há em sua vida ou o que você ou seus pais fizeram no passado! O que verdadeiramente precisamos, é do Senhor Jesus. O vazio que há em sua vida só poderá ser preenchido com uma coisa: a presença do Espírito Santo de Deus! Você quer ser como Ezequias? Então se achegue a Deus que ele cumprirá o desejo do seu coração. Humilhe-se perante o Senhor e busque-o acima de todas as coisas, pois ele lhe honrará. E dos seus pecados não se lembrará mais. Sua vida pode mudar hoje! Dê o primeiro passo e contemple a nova vida que – por meio do sangue vertido na cruz lá no Calvário – ele conquistou para nós.

—————

Voltar