Esoterismo
14/06/2011 13:45OS PERIGOS DO ESOTERISMO
A palavra esoterismo, do grego "esotéricos", è sinônima de ocultismo e está relacionada com a doutrina que se oculta das pessoas em geral e se revela apenas aos iniciados, em contraposição à esotérica (externa ou pública). Brasília é tida como uma cidade esotérica por contar com diferentes recantos aonde se pratica o misticismo em todas as suas modalidades, entre os quais se destacam "Cidade da Paz", o "Vale do Amanhecer", a "Cidade Eclética", e um grupo de ufológico que vasculha permanentemente o espaço em busca de outras vidas.
As pessoas místicas gostam de olhar o Universo através de um telescópio e dimensionar sua imagem espiritual. Nesses lugares praticam-se: jogo de búzios, tarologia, astrologia, trabalho de energização de cristais, quiromancia; encontram-se: sensitivos, videntes, mestre de Tai Che Chiam e I Ching (oráculo chinês). Os supersticiosos que se dirigem a esses lugares são pessoas que estão dispostas a pagar qualquer preço por uma consulta, submeter-se às chamadas acupunturas psíquicas para a regressão de vidas, praticar ioga ou meditação transcendental, enfim, estão dispostas a se desenvolver com todo o tipo de recursos místicos para a solução de seus problemas. Para que essas práticas – astrologia, tarô, numerologia, I Ching – funcionem, é preciso que as pessoas acreditem em seus poderem PSI ou extra-sensoriais.
O Poder Extra-Sensorial existe?
Admito que o sobrenatural realmente exista, mas não que seja resultante de um poder mental inato ao homem e que para sua manifestação se torne necessário despertar poderes extra-sensoriais. Tais poderes só podem ser desenvolvidos por alguns. Daí por que existe o título de sensitivos, videntes, esotéricos ou ocultista para as pessoas que os desenvolvem.
O que a Bíblia tem a dizer?
Note o que a Bíblia diz de todos os homens:
Salmos 39:5 "Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade".
Jeremias 17:5 "Maldito o homem que confia em outro homem e faz da carne o seu braço".
Os que crêem no poder sobrenatural do homem chegam a ficar numa dependência dos que o manipulam, seja sensitivos, gurus, videntes ou astrólogos, e não se acanham de afirmar "Não dou um passo sem a sua orientação". O Dr. Newton Pinto praticava o ocultismo e fazia uso da quiromancia – leitura mais refinada das mãos que a feita pelo quiromantes.
A fonte do poder sobrenatural
O poder sobrenatural que alguns exercem só podem vir de duas fontes: de Deus ou do Diabo. Não há meio termo.
O poder sobrenatural ou milagroso que um homem pode exercer è de Deus, quando:
a) é realizado no nome de Jesus e serve para glorificá-lo;
b) serve para edificar a igreja de Jesus Cristo;
c) serve para validar o Evangelho de Jesus, levando pessoas a salvação.
Infelizmente, tudo o que se relaciona com os sistema de adivinhação está obtendo um grande sucesso. As novelas despejam sobre o povo um concentrado sincrético de tarô, astrologia, búzios, pirâmides, oráculos gregos, curas psíquicas e regressão de vidas passadas, que torna real o provérbio que se diz do povo brasileiro: "É um povo obcecado pelo sobrenatural". Os jornais noticiam que a febre pelo ocultismo invadiu de tal forma a nossa geração, que já se lê nos adesivos dos carros "Eu creio em duendes".
São milhares de adesivos vendidos só em São Paulo. Cumpre-se a Bíblia, na advertência de Paulo, em I Timóteo 4:1 "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos enganadores e a doutrinas de demônios".
Quando os efésios se converteram pela pregação do evangelho de Jesus Cristo por meio de Paulo, o que se lê è que "também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, achavam que montava a cinqüenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia " (Atos 19:19 e 20). Que anunciemos o evangelho de Cristo, que é poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16) de modo que as pessoas possam ser libertas ao se chegarem a Jesus Cristo, livres de todos os temores do mundo espiritual contra o qual precisamos lutar (Efésios 6:10 a 12).
—————