Em Direção ao Contentamento

07/04/2016 09:41
 
Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Se queremos ser seguidores genuínos de Cristo, devemos transferir o domínio de nossas posses ao Senhor. “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.3). Para aprender a viver contente, você precisa reconhecer que Deus é o dono de todas as suas posses. Se você crê que você é dono até mesmo de uma única coisa, as circunstâncias que afetam tal posse serão refletidas em sua atitude. Se algo favorável acontecer com aquela posse, você ficará feliz; mas, se a situação for adversa, você se sentirá contrariado.

Após passar pelo exercício de transferir a Deus o domínio de tudo que você possui, precisa mudar a perspectiva quanto às coisas, por exemplo: se seu carro novinho foi batido, não deverá ser motivo de raiva, afinal, o carro não é seu, é do Senhor e Ele não perde o controle de nada. De fato, não e fácil manter uma perspectiva como essa de forma consistente. É muito mais fácil pensar que nossas posses e o dinheiro que ganhamos são inteiramente resultados de nossas habilidades e realiza- ções. Achamos difícil não crer que temos o direito de domínio sobre elas. É óbvio que, em nossa cultura, este é o ponto de vista que prevalece.

Não é fácil desistir desse tipo de domínio e isso também não e um acontecimento único e para sempre. Precisamos sempre ser lembrados de que Deus é o dono de todas as nossas posses.

Deus retêm para si o controle máximo de todos os eventos que ocorrem na terra. Examine vários dos nomes de Deus nas Escrituras: Senhor, Todo-poderoso, Criador, Pastor, Senhor dos senhores e Rei dos reis. Fica óbvio quem tem o controle: Seu é o grande poder, e a glória, e a vitória e a majestade. “Tudo o que existe nos céus e na terra é seu, ó Senhor, e seu e este reino. Nós adoramos a Deus porque Ele dirige todas as coisas. Riquezas e honra vêm somente do Senhor, e Ele e o Governador de toda a humanidade; sua mão controla força e poder, e é por sua vontade que os homens se tornam importantes e recebem força” (1 Crônicas 29.1-12).

O Senhor tem controle absoluto de cada circunstância que você terá de enfrentar. Você pode ter a satisfação de saber que seu amado Pai celestial pretende usar cada situação primordialmente para um bom propósito. A base para o contentamento é a confiança. Deus cuida de seu povo e não precisa de uma economia próspera para tal provisão. Deu maná para os filhos de Israel, a cada dia, durante os quarenta anos em que peregrinaram no deserto. Jesus alimentou cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes.

A parte de Deus em nos ajudar a ter contentamento está ligada ao fato de Ele ter-se obrigado a si mesmo a prover nossas necessidades. No entanto, Ele não prometeu prover nossos desejos. Ele promete prover nossas necessidades e diz para vivermos contentes quando essas necessidades são satisfeitas. “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6.8).

 

—————

Voltar