Depressão: força ou fracasso?

14/09/2015 10:16

Foto: pixabay.com

Quantos de nós já não nos sentimos num calabouço sem fim, parecendo que o chão está para se desfazer debaixo dos nossos pés? Entre tantos exemplos que podemos citar da Bíblia, em que nossos heróis sentiram o mesmo, quero destacar o de Paulo na segunda viagem missionária, quando esteve na Macedônia junto a Lucas, Timóteo e Silas. Ele relata o sentimento que estava enfrentando 2 Coríntios 7.5b, dizendo: “Por fora combates, por dentro TEMORES”.

A Palavra temor significa: falta de tranquilidade, sensação de ameaça, medo, terror; susto. Há momentos em que os combates em nossa vida geram exatamente esses mesmos sentimentos. As pressões que nos rodeiam exercem tanta carga sobre os nossos ombros que, muitas vezes, a melhor saída parece ser, fugir. O indivíduo pensa em correr do problema, das lembranças e até do mundo, dando fim à própria vida.

Que tipo de postura você tem demonstrado quando está sob pressão? Por algumas vezes, na adolescência, perseguido por um homem que vivia com minha mãe, quis me matar para acabar com o sofrimento que afligia os anos após a separação dos meus pais. Foi, então, que contei isso a Deus, em oração. Ainda muito jovem, não sabia ao certo como deveria fazer aquilo. Comecei assim mesmo! Então o Senhor se tornou meu melhor amigo naqueles tempos. Alguém que me ouvia sem pressa. Hoje posso dizer que nada poderia ter me feito tão forte quanto aqueles combates que enfrentei.

Posso voltar para história de Paulo e ver que, embora fosse terrível a situação, ele foi com coragem até o fim na missão de evangelizar o maior império da antiguidade. Também percebo força e perseverança na minha própria história. Esse tipo de experiência, em que vamos ao extremo da tristeza, angústia e da dor, nos eleva a outro patamar de resistência. Isso que Deus quer fazer com você! Ele deseja lhe dar uma fé que se baseia não em memórias de milagres que você leu, mas em milagres que você vivenciou. Quando os ventos pararem de soprar, você poderá dizer: “aconteceu comigo e eu venci” e será um testemunho que vai fortalecer a você mesmo e outros outros que se erguerão ao lhe ouvir dizer a respeito de um Pai que cuidou de você nos dias da escuridão.

A depressão é como uma escada e a direção pela qual você percorrerá determinará todo o conjunto de efeitos que ela pode lhe causar. O poder de fazer da depressão um caminho para subir ou para descer está tão somente nas tuas pernas! Sente que está descendo? Saiba que a serenidade da fé é a única chave de força que nos torna habilitados para mudar de direção, quando a escada começa a nos levar para baixo.

Renato Gabry

—————

Voltar