Cyberbullying: como denunciar no Facebook, Twitter e YouTube!
18/09/2015 09:28
O bullying praticado na net é muito diferente do feito no colégio. Na internet, podem te hackear, te destruir no Twitter, fazer montagens com suas fotos – e você não consegue saber quem foi. É o tal do anonimato. Uma pesquisa mostrou que menos de 30% das vítimas sabem quem são os seus cyberbullies…
Mas nem tudo está perdido: suas ações na net – o que escreve, comenta, etc – são documentos. Ou seja, a Internet não é terra sem lei e é possível descobrir e punir os agressores. Por isso, se você sofre bullying:
1) não reaja às ofensas – interrompa a comunicação no Facebook e Twitter. Em casos mais graves, o ideal é cancelar a conta que você tem nos sites.
2) Converse com um adulto em que confie. Que tal os seus próprios pais? Eles podem delatar os cyberbullies à polícia, já que mensagens racistas ou ameaças são considerados crimes.
3) Denuncie e salve qualquer comentário ou mensagem maldosa que receber – print screens com data e horário, nomes do usuário agressor podem ser usados como provas.
4) Denuncie o Cyberbullying nos próprios sites. Tanto o Facebook quanto o YouTube possuem páginas de denúncia se você está sofrendo bullying.
Se você é uma vítima de bullying, ou conhece alguém que anda sofrendo esse tipo de abuso nas redes sociais, dá pra pedir aos próprios provedores dos sites e denunciar que você está sofrendo abusos. Mas o que todos recomendam é que, em primeiro lugar, você deve bloquear o usuário e, claro, não adianta responder às suas ofensas.
Cada site explica como você pode denunciar a pessoa:
Facebook
Se tem alguém te atacando no site, o ideal é bloquea-la, da seguinte maneira:
No menu Conta, vá em Configurações de Privacidade e, no final da página, há a opção “Lista de Bloqueios”. Lá você bloqueia os bullies.
Se não adiantar, clique no link Denunciar/bloquear esta pessoa, na parte inferior do canto esquerdo do perfil da pessoa.
Você pode denunciar abuso enviando um email para privacy@facebook.com. Outra maneira é alterar suas configurações de privacidade – dá pra configurar quem pode (ou não) ver suas mensagens, fotos, recados, etc, de maneira personalizada. A Central de Ajuda é bem explicativa e tem mais um monte de perguntas e respostas.
Twitter
O Twitter tem uma página (em inglês) abordando a questão do cyberbullying. Clique aqui para ver. A recomendação é ignorar e bloquear o usuário que está te ameaçando. Caso sinta fisicamente em perigo, o Twitter sugere que você ligue para a polícia.
O Twitter é chatinho para relatar um abuso. Eis os dados que você deve fornecer:
- seu nome de usuário
- nome do usuário que está te ameaçando
- links das atualizações com as ameaças feitas pelo bullie.
Você deve enviar esses dados em uma solicitação para este site. Essa página só consegue ser visualizada se você estiver logado.
YouTube
O YouTube tem um canal bem legal com explicações sobre cyberbullying em sua Central de Ajuda. No caso de alguém fazer comentários maldosos em um video seu, a orientação do site é que ignore o usuário, mas você pode desativar comentários do vídeo ou modera-los antes de serem publicados.
Se alguém fez um video seu para assedia-lo ou publicou um video que você não gostaria que estivesse no YouTube, siga os seguintes passos:
Acesse a área de Ferramenta de Ajuda e segurança do YouTube. Depois, basta selecionar as opções de denúncia em cinco passos:
1) Usuário > 2) Problema > 3) Vídeos e Mensagens > 4) Bloquear Usuário > 5) Confirmação
Se você sofre com o bullying, não se cale e enfrente esse problema. Será melhor para você e evitará que outros passem pelo mesmo que você passou! =)
—————