Culto a quem?

28/09/2015 15:14

“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!” (Salmos 115.1)

André 2

Por várias vezes, durante o discipulado, tomamos o Salmos 115 como referência na pesquisa bíblica para esclarecer princípios sobre idolatria e as consequências da prática de culto a imagens. Esse texto destaca a ineficiência dos ídolos e a imobilidade que a adoração a eles provoca de forma clara e didática. Aprendemos então, que a idolatria é pecado e que sua sequela é a inércia, isso está claro.

Contudo, esse texto não trata apenas a conscientização da idolatria aos ídolos. Ele questiona a direção do culto que prestamos e começa trazendo uma reflexão: a nós ou ao nome de Deus? Não cultuando a imagens, mas estamos cultuando ao Senhor? Qual é a motivação que nos impulsiona para os cultos?

Vamos pedir e, por vezes, até exigir o cumprimento das promessas ou vamos adorar entregando algo ou tudo que temos em gratidão? Depositamos no altar ou extraímos dele?

Nas reuniões, conseguimos agradecer ao Senhor por Ele falar conosco, ainda que o culto seja para darmos a Ele palavras de louvores e adoração? Saímos gratos ou reclamando quando o pregador não é aquele que esperávamos e não ouvimos o que queríamos? Esquecemos que Deus não se limita ao horário de culto para se comunicar conosco, que vivemos na mesma casa, que temos acesso à Bíblia e, consequentemente, a realidade do céu às 24 horas do dia.

Quantas vezes tomamos posse do culto a Deus em benefício próprio e saímos frustrados porque o culto não agradou, mas quem disse que o culto tem que nos agradar? Então, a quem cultuamos quando nos reunimos nas celebrações? A Deus, por Ele ser quem é ou a nós mesmos e as nossas necessidades?

A idolatria não se restringe a imagens é uma questão de intensão do culto. O culto ao único Deus é um princípio inegociável. Precisamos aprender a caminhar para as reuniões cultuais e em toda vida cientes de que o culto é ao Senhor e assim, realmente, entregar o que é somente Dele: toda adoração. Então responderemos com ações: não a nós Senhor, mas ao teu nome damos glória!

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”  (Romanos 11.36).

—————

Voltar