Controle a Língua

09/05/2011 10:36

" O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos".

Provérbios 16:28

Todos nós conhecemos alguém que gosta de espalhar segredos de outros só para tumultuar. Apesar da grande tentação de também fazer isso, fique esperto: a fofoca pode separar até os melhores amigos do mundo.

Você sabe como funciona. Alguém cochicha pra você que o namorado da sua amiga está dando em cima de outra, ou então, que seu amigo está por um fio de repetir de ano, ou ainda você escutou a briga dos pais de seu amigo e quando alguém pergunta como foi seu dia, que vontade passar a notícia para frente com todos os detalhes. Não fazer fofoca sobre alguém que magoou você é especialmente difícil. A gente sente necessidade de contar!

Você quer ficar com fama de encrenqueira (o)? Claro que não! Além de ofender outras pessoas, a fofoca pode se voltar contra você e fazê-lo perder amigos. Para não se meter numa fria, siga a instrução da Bíblia: "Aquele que cobre uma ofensa promove o amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos" (Provérbios 17:9).

Em vez de repetir os assuntos pessoais dos outros, tranque a boca com um cadeado e jogue a chave fora. Se você já fez fofoca, peça perdão a Deus. Depois, procure as pessoas para quem você espalhou a história e reconheça que fez mal em fofocar. Por fim, peça perdão à sua amiga ou amigo por ter contado a outros o que lhe confidenciou. Da próxima vez que tiver vontade de fofocar, cubra a ofensa e promova o amor em sua amizade.

Evite se tornar um encrenqueiro que vive começando brigas. Controle a língua e conte os segredos dos outros somente para Deus. Ore por eles como todo amigo deve fazer.

—————

Voltar