Como superar o medo da morte?

11/11/2014 13:48

São muitas as pessoas que, por seu pavor à morte, estão deixando de realmente viver.  Paul Simonton
O medo da morte pode fazer com que deixemos de aproveitar certas oportunidadesque surgem.  Essasoportunidades assumem uma postura extremamente perigosa, perigo esse – pensamos – que pode nos levar à morte.  É medo de dirigir; medo de viajarde avião; medo da solidão; medo de sair à noite; medo de dizer sim; inclusive medo de dizer não…

O fato é que quando deixamos de viver em função do medo da morte, passamos a morrer até mesmo antes de havermos morrido.  Existe uma maneira de escapar do medo da morte.  Tenha em mente dois fatos inquestionáveis:

1) A vida e a morte estão nas mãos de Deus

2) Considere que você começou a morrer no momento em que você nasceu.

Para Meditação:
Onde está, ó morte, a tua vitória?  Onde está, ó morte, o teu aguilhão?* O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 15:55

É natural termos medo da morte, pois a Bíblia diz que ela é nossa inimiga. (1 Coríntios 15:26) É por isso que nós tomamos medidas para proteger nossa vida. Mas, por causa de mentiras e superstições, alguns ficam “toda a sua vida sujeitos” a um medo infundado da morte. (Hebreus 2:15) Saber a verdade ajudará você a superar qualquer medo exagerado da morte, que poderia até mesmo tirar sua alegria de viver. — João 8:32.

A verdade sobre a morte...

  • Os mortos não estão conscientes. (Salmo 146:4) Você não precisa ter medo de sofrer ou de ser atormentado após a morte, pois a Bíblia compara a morte com o sono. — Salmo 13:3; João 11:11-14.

  • Os mortos não podem nos prejudicar. Até mesmo inimigos violentos se tornam “impotentes na morte”. (Provérbios 21:16) A Bíblia diz que “seu ódio e seu ciúme já pereceram”. — Eclesiastes 9:6.

  • A morte não necessariamente é o fim de nossa existência. Por meio da ressurreição, Deus vai trazer os mortos de volta à vida. — João 5:28, 29; Atos 24:15.

  • Deus promete que um dia “não haverá mais morte”. (Revelação [Apocalipse] 21:4) Referindo-se a esse tempo, a Bíblia diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”, completamente livres de qualquer medo da morte. — Salmo 37:29.

 

—————

Voltar