Como evitar as decepções amorosas?

05/03/2015 09:22

Como evitar as decepções amorosas?

Finalmente, sua hora parecia ter chegado. O homem dos seus sonhos apareceu. Nos primeiros meses tudo era tão perfeito, mas com o passar do tempo você descobre que ele não era nada do que você imaginava. Então vem a dor, a desilusão, vontade de nunca mais amar ninguém. Você não pensa na possibilidade de ser feliz novamente, pois seu coração está ferido e a decepção se alojou em sua vida.

Jacó amava mais Raquel e trabalhou por ela sete anos. Porém Labão, pai de Raquel, obedecendo ao costume de que a filha mais nova não poderia se casar antes da mais velha, deu Lia em casamento. Jacó se decepcionou muito ao ver que Lia seria sua esposa e trabalhou mais sete anos por Raquel. Imagine como foi grande o sofrimento de Lia ao casar-se com um homem que não correspondia seus sentimentos. (Gênesis 29)

Muitas pessoas, assim como Lia, não são amadas e respeitadas como sonharam. No entanto, há cura para as feridas da alma e Jesus é o mais interessado em mudar o nosso pranto em alegria. Mas como evitar as decepções amorosas? Como não se iludir? Se enganar?

       1. Antes de se apaixonar, analise o caráter dele

Quando um homem é educado, não significa que ele está interessado. Antes de sonhar acordada e se deixar levar pelas emoções, analise o caráter. Vocês têm os mesmos propósitos e opiniões? Claro, não concordarão em tudo, mas é necessário que os defeitos sejam suportáveis. Se a pessoa tem um defeito não suportável, temos um grande sinal de frustração no futuro. Para descobrir, seja amiga sem segundas intenções e sem “ir à caça”. Conheça e gaste tempo conversando.

Jugo desigual não é sinônimo apenas de namoro com não cristãos. Ter propósitos e visões diferentes se tornará um peso insuportável na relação. Exemplo: você quer ser missionária e ele pastor fixo em uma igreja local.

A questão é: opostos não se equilibram, eles se anulam! E anular a personalidade de alguém não é a vontade de Deus. O que equilibra uma relação são pessoas similares.

“Um bom casamento depende, via de regra, de um bom namoro. Quando há consciência, respeito, inteligência, amor, carinho e cuidado mútuo, provavelmente o namoro se tornará um casamento feliz; (…) um namoro deficiente tende a produzir um casamento igualmente falho. É necessário um mínimo de maturidade para entrar em um relacionamento, e caso não o haja, as feridas podem ser grandes e as mágoas podem surgir gerando tristezas profundas.” ( Naniel Sabino – Sinais de perigo no namoro).

Dificilmente uma pessoa mudará depois do casamento. Não invista em um relacionamento que não tem como foco principal glorificar a Deus.

       2. Esteja atenta a voz e aos sinais de Deus

Deus sempre fala. Nem sempre em voz audível, mas de diversas formas. Observando os detalhes: Como ele te trata no namoro, será a forma que ele lidará com você no casamento. Observe a forma como ele trata a família e amigos. Veja se há na vida dele os frutos do espírito de Gálatas 5:22-23.

Toda resposta é fruto de intenso relacionamento com Deus e da disposição de ter ou não aprovação para prosseguir. Se Jesus não é o centro da sua vida, não há motivos para começar um relacionamento.

Lembre-se:

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. ” (Jeremias 17:9-11)

Não se deixe levar pela emoção, mas seja guiada por Deus, através da Bíblia.

- Mas eu já me decepcionei e agora?

Não permita que a amargura crie raízes profundas em sua alma. Libere perdão. Se você não libera perdão, a pessoa ficará sempre presa em seu coração. Jesus nos perdoou e por isso precisamos perdoar.

Não significa esquecer, mas lembrar sem sentir dor. Se Deus tirou uma pessoa de sua vida, é porque Ele te livrou de um sofrimento maior no futuro como um casamento infeliz. Chore aos pés do Pai e peça para que Ele a cure, porém saiba que a vida não acabou.

Prossiga com Jesus. Não há feridas incuráveis, porque Ele levou todas as nossas feridas na cruz. O amor de Cristo é perfeito. O término de um relacionamento não é sinônimo de infelicidade durante todos os seus dias terrenos. É hora de refletir para entender o que Deus quer te ensinar no momento da dor.

Não invista em outra relação se a decepção foi recente. Feridas não são curadas substituindo pessoas, mas sim ao entregar-se sem reservas ao amor de Deus. Não pare no tempo. Visitar o perfil da pessoa nas redes sociais e procurar por ela aprofundará cada vez mais a ferida. Não se entregue ao sofrimento!

Continue servindo ao Senhor sabendo que:

“Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos.” (Salmo 147:3)

Lembre-se: A espera em Deus nunca é longa. É o tempo necessário para nos moldar e nos fazer mais parecidos com Cristo.

 

—————

Voltar