Chocolate e vida com Deus

02/03/2016 09:03

A superficialidade no relacionamento com Deus nos impede de desfrutar da essência dEle.

Foto: pixabay.com

A maioria das pessoas se alimenta para saciar a fome e/ou porque o alimento é saboroso, faz bem ao paladar, dá prazer. Não conhecem o valor nutricional do que estão comendo. Não sabem quais vitaminas e substâncias compõem o produto nem suas funções no corpo.

Por exemplo, muitas pessoas comem chocolate porque acham gostoso e/ou que serve para relaxar, mas elas não sabem como é sua ação no organismo. Se conformam apenas com o sabor momentâneo e o resultado “externo”, mas não conhecem – ou não querem conhecer – o processo interior. Acontece que, geralmente, o chocolate é consumido por prazer, mas, se ingerido moderadamente, pode trazer vários benefícios à saúde, que só serão conhecidos se as pessoas tiverem curiosidade e, obviamente, buscarem informações.

Ao refletir nesse fato pela perspectiva espiritual, percebo que algumas pessoas “levam a vida com Deus” com base no mesmo motivo pelo qual se alimentam: somente para satisfazer a própria fome e/ou ter prazeres momentâneos. Elas não conhecem a essência de Deus, não sabem o que Ele quer fazer no interior delas (porque não buscam conhecimento em Sua Palavra), não se interessam em conhecê-Lo, não querem se relacionar. Querem saber só o “básico” sobre Ele e ter acesso aos “resultados”, às Suas bênçãos. O que confronta e transforma o interior não interessa. Só pensam em benefícios egoístas, instantâneos e frágeis, ou seja, que podem durar pouco. Vivem no superficial, no raso, só desfrutando de bens terrenos, passageiros, corruptíveis. Não buscam conhecer os atributos de Deus, Seus princípios e valores. Se satisfazem com o pouco; o conhecimento superficial basta. Se conformam com o “sabor” de uma experiência momentânea em um congresso ou acampamento, mas não entendem que é apenas uma amostra do que Deus quer que elas desfrutem continuamente, não só em grandes eventos, mas também “no secreto”. Em vez de compartilharem, se acomodam quando recebem as bênçãos, que são concedidas por Deus para que sejam usadas não somente em prol da própria vida, mas, também, da vida de outros.

Quando ficamos na superficialidade e não buscamos nos aprofundar a cada dia no conhecimento da essência de Deus, não somente nós deixamos de desfrutar de momentos íntimos, sobrenaturais e transformadores com Ele, mas também aquelas pessoas que deveríamos alcançar no cumprimento do “ide”.

Enquanto alimentarmos nossa comodidade espiritual, desfrutaremos apenas de bênçãos e não de um relacionamento saudável e intenso com o Senhor. Além disso, enquanto estivermos satisfeitos com o “sabor” momentâneo, vidas estarão famintas, esperando alimentos que saciem o espírito, não somente a carne.

Não basta crer em Deus e receber suas dádivas (por misericórdia). É preciso relacionar-se intimamente com Ele. Buscar sempre Sua boa, perfeita e agradável vontade.

Conhecer mais profundamente o Senhor nos revelará vários outros benefícios para a nossa saúde espiritual, não só aqueles com os quais estamos mais acostumados. E, quando estamos cientes do agir maravilhoso de Deus EM nós, Ele age POR MEIO DE nós, beneficiando o próximo também.

Para refletir: Qual é o motivo do seu relacionamento com Deus? Você só O serve para mostrar para os outros que está fazendo algo; para satisfazer as próprias vontades; porque Ele pode abençoar você; ou porque Ele é digno de ser louvado, adorado e de ter filhos que levam Sua mensagem de amor e esperança aos perdidos afim de resgatá-los? Qual é seu objetivo como cristão? Como seu entendimento sobre Deus e Sua Palavra pode influenciar a sua vida e a de outros?

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor“. (Oséias 6.3)

—————

Voltar