Chá do Santo Daime

15/03/2011 13:56

O Chá Daime é feito a partir do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e folhas da erva chacrona (Psychotria viridis), originárias da Amazônia. E possui em sua composição química diversas substâncias, sendo a mais importante a Dimetiltriptamina (DMT) responsável por atuar no cérebro e regulando a produção e absorção de serotonina, dopamina e noradrenalina , o que gera uma sensação de bem estar por longos períodos de até oito horas. Uma vez consumida, tem efeito imediato. 

O consumo é regrado e dotado de simbolismo religioso, desde o preparo até o consumo.

EFEITOS DO CHÁ

O chá de Santo Daime é um alucinógeno. Tal propriedade se deve à presença nas folhas da chacrona de uma substância alucinógena denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.

Quais riscos à saúde do Chá de Santo Daime?

Pode haver sensação de medo e perda do controle levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).

 

daime

O chá do Santo Daime, é originário da Amazônia, e é usado para fazer rituais religiosos.
Segundo lendas, o chá ficou conhecido após a morte de um chefe de aldeia indígena, sendo o primeiro nativo morto, pois antes a morte era desconhecida entre a aldeia.
Após sua morte o chefe foi enterrado em um pedaço de terra da aldeia e após algum tempo, começaram a nascêr folhas de ervas que era um dos elementos que  do chá do santo daime, a lenda conta que todos que bebiam o chá, conseguiam se comunicar com o espirito do chefe morto.
O cha do santo daime também conhecido como “bebida Ayahuasca”, os elementos responsáveis pela produção do chá, são o cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical.
Ela tem propriedades enteógenas, por produzir uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.
 
Caráter religioso e sintomatologia
Seu consumo está associado a práticas religiosas e parece ser utilizada por tribos indígenas da Amazônia desde 2000 a.C. As seitas religiosas mais conhecidas no Brasil são o Santo Daime e a União do Vegetal. Os efeitos, desse modo, estão bastante relacionados aos rituais religiosos onde se dá o consumo, baseados na crença da possibilidade de contato com outros planos espirituais. Há semelhança entre os efeitos da ayahusca e alucinógenos, como o LSD.

Riscos à saúde
Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).
 


 CUIDADO....SÃO NAS PEQUENAS COISAS QUE MUITAS VEZES CAÍMOS E PERDEMOS AS MAIS IMPORTANTES!!!

—————

Voltar