Bullying, como assim?

29/05/2015 09:05

Resultado de imagem para Bullying, como assim?

Que essa prática não encontre espaço na igreja!

 

Atualmente, ouvimos o noticiário se levantar contra o chamado bullying, mas o que isso significa? Essa palavra vem da língua inglesa e é entendida como um conjunto de maus-tratos e comportamentos agressivos, segundo a pedagoga Cleodelice Aparecida Zonato Fante, vice-presidente do Centro Multiprofissional de Estudos e Orientação sobre o bullying em uma reportagem concedida ao site globo.com

A prática do bullying é basicamente provocar o outro usando de recursos ofensivos e imorais. Ás vezes acontece em forma de brincadeiras, mas não se deve brincar com os defeitos das pessoas. Quando expressamos algo sobre alguém isso parte de um fundamento ou pensamento. A própria Palavra de Deus diz: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6.45.)
 

O bullying tem acontecido predominantemente entre crianças e adolescentes nas escolas, mas será possível ocorrer entre os irmãos em Cristo? Entre adultos? Dentro de uma Célula ou nos templos? Claro que em forma de agressão física não presenciamos isso em nosso meio, mas em seu sentido psicológico ninguém está livre. É provável que existam cristãos reprimidos, sem coragem de mostrar seus desejos de servir pelo fato de um irmão o ter desencorajado por meio de críticas.

Um dos mandamentos de Deus nos orienta a “amar o próximo como a nós mesmos” (Mateus 22.39), então, não devemos sair por aí a frustrar os sonhos das pessoas, a desacatar a dignidade do outro. Deus não faz acepção de pessoas, portanto não escolhe somente os capacitados, mas capacita àquele que se apresenta diante do Pai com coração disposto a servir.

 

Deus criou o homem e o ama mais que tudo, afinal, provou isso enviando seu Único Filho para morrer por nossos pecados. Para sermos semelhantes a Ele, temos que copiá-lo em nossas atitudes. Se amamos a Deus não podemos insultar a própria criação Dele e instigar nosso irmão à ira.

 

Convido a todos a fazer uma reflexão sobre esse tipo de conduta. Muitas vezes achamos que não fazemos parte dessa realidade, no entanto é necessário orar e pedir a revelação do Senhor para nos mostrar qual é a melhor maneira de lidar com nossos irmãos, e clamar a Deus por misericórdia em nossa Terra.

—————

Voltar