Bullying, Auto-Mutilação e Demi Lovato

12/06/2015 08:57

Vou começar com duas histórias que saíram no site da CAPRICHO, no blog sobre bullying e depois  eu vou fazer alguns comentários e por uns vídeos e falar um pouco sobre a Demi.

"Quando começaram a falar de Mim, tenho vontade de fugir. Para suportar a dor, comecei a me cortar".
M. N., de 14 anos, mandou seu depoimento sobre bullying. Ela não consegue mais ficar no meio de seus colegas de escola por causa das agressões, e, quando pediu ajuda, seus pais acharam que era bobagem.

Sofro bullying desde pequena, mas nunca liguei muito para isso. Hoje, isso começou me afetar mais. Parei de frequentar lugares onde todos os meus amigos vão pois não aguento as piadinhas que fazem sobre mim quando estão todos reunidos.  Pelo fato de eu ter um  nariz um pouco grande e ser muito magra, eles me chamam de apelidos bem chatos como ‘ladra de ar’ e ‘graveto’. E eu nem preciso estar perto para isso acontecer, pois mesmo quando estou no meu canto, recebo tuítes com zoações a meu respeito. Já falei para os meus pais sobre o problema, mas eles só riem e acham que é bobagem. Pedi que eles me levassem a um psicólogo, mas eles acharam desnecessário. O que eles não sabem é o quanto isso me faz mal.  Quando começam a falar de mim, eu tenho vontade de fugir e ir para um lugar bem longe para chorar. Eu comecei a me cortar, para que pudesse esquecer esse problema e ajuda um pouco. Eu não sei mais o que fazer….”
Procuramos uma profissional para explicar esse comportamento tão sério da leitora.“Este comportamento de se cortar frente a uma situação angustiante, apesar de muito grave, não é incomum e é sim reversível. Em uma fase como a adolescência, em que a jovem se reconhece quando participa de um grupo, ser colocada de lado faz mal para a sua autoestima. A melhor coisa que se pode fazer é procurar um psicanalista. É uma pena que os pai não levem a sério, pois aquilo que ela não pode transformar em palavras, faz com que seu comportamento ganhe as dimensões que ganhou.”, explicou a psicóloga Katia Bizzarro. Se, como no caso da M., seus pais não acreditarem no seu problema, procure outra pessoa de confiança, como uma tia ou mesmo uma professora, e peça ajuda com o problema!
"Por causa do bullying, comecei a me auto-multilar"
A leitora G.V., de 13 anos, mandou sua história sobre bullying para nós. No caso dela, a situação chegou ao extremo. O sofrimento que as agressões causaram era tão grande que ela começou a se mutilar.“Por causa do bullying, comecei a me auto-mutilar. Eu sofro bullying desde os 6 anos, tudo porque tenho uma marca de nascença no rosto, parecida com uma mancha. Em 2008, tudo ficou mais grave. Eu era nova na escola, e quando chegou próximo ao meu aniversário, eu chamei toda a turma para fazer parte, mas ninguém apareceu. A partir disso, comecei as mutilações, pois não me sentia mais importante para ninguém. Este ano, um aluno que era novo na escola em que eu estudo começou a me zuar, e por causa dele, logo em seguida, a escola toda estava me agredindo. Eles falavam que eu estava suja e tentavam limpar meu rosto, no lugar onde tenho minha mancha. Não tinha coragem de contar para os meus pais, mas tive que conversar com meu pai sobre o assunto.Ele foi até a escola falar do problema, e os meninos que fizeram isso comigo foram transferidos, mas o vazio que eu sinto ficou.”Nós conversamos com a psicóloga Fabiana Pires, que comentou o depoimento da G. “ É essencial promover a conscientização de pais, professores, alunos e todos os que assistem a esse tipo de prática que tanto mal causam as pessoas. Ensinar o respeito pela diversidade é promover a saúde mental e física de todos.”, contou. Se você passa por um problema como esse não fique calada. Conte aos seus pais e aos responsáveis no seu colégio e enfrente o problema. Essa é uma das maneiras de fazer as agressões pararem.
*** 
Essas foram as duas histórias que eu vi no site da CAPRICHO,que eu queria compartilhar com vocês... Quantos adolescentes passaram por isso, quantos estão passando por isso e quantos passarão por isso. Quantos já morreram, quantos morrem e quantos ainda vão morrer, por conta de bullying e para fugir disso começam a ter distúrbios ou começam a se auto-mutilar... Então veio uma pessoa na minha cabeça Demi Lovato, ela sofreu bullying, ela teve bulimia e anorexia, ela se auto-mutilava e ela tem distúrbio bipolar, ninguém sabia disso ate 2010, quando ela entra na reabilitação, três meses depois, no dia 28 de janeiro, ela saiu da reabilitação e ela tinha uma escolha difícil, contar ao mundo a verdade ou esconder!
      Ela fez uma escolha arriscada que foi compartilhar sua história ao mundo e finalmente ser a inspiração que ela queria ser para os jovens que tinham os mesmos problemas que ela ou parecidos.

O primeiro vídeo
 foi feito por um fã, que ao mesmo tempo que ele fala sobre o que ela passou , também fala sobre as "brincadeirinhas" de mal gosto que fazem com ela, e o nome do vídeo é Stay Strong eu achei super bem escolhido já que essa além de ser a tatuagem mais importante para Demi, que fala: Fique Forte, também é um incentivo para todos nós a ficarmos de pé, ficarmos forte, quando tivermos com problemas.
No último álbum lançado pela Demi este ano, o DEMI, temos a música Warrior, onde termina essa "evolução" da Demi... Um dos trechos mais importantes de Warrior diz: Now I'm a warrior, (Agora sou uma guerreira) e no final além de um trecho de música também virou mais uma tatuagem da Demi. (Segue o vídeo da música tbm).
PRESTE ATENÇÃO!!!
Sabe aquele Tumblr que postam fotos mostrando sofrimento, suicídio, Ana, Mia, Depressão ? ...Não segue mais ele, só vai te deixar pra baixo
Sabe aquela menina de corpo perfeito, que anda na moda, é admirada por todos ? não queira ser como ela, use aquilo que te deixa confortável, garanto que se sentirá melhor! Seja você mesma, enxuga as lágrimas, passa um pó, esconde as olheiras, coloque seu all star velho, seu jeans surrado, arruma teu cabelo, estampa um sorriso no rosto, mostra ao mundo que és linda, independente de seu peso, cor, altura, você é linda! Não tente ser perfeita. Levanta daí, se arruma, faz o que eu te disse! Não tenha vergonha do que você é, não deixe de comer só porquê tem uns quilinhos a mais, não importa! Pra mim não importa se você é assim, sempre estarei aqui com vocês, vocês são guerreiras, ao contrário de muitos, vocês pedem ajuda!

 

—————

Voltar