Agosto de Deus – 31 dias de jejum

03/08/2015 08:52

Foto: Internet

O jejum é como uma bomba atômica dada pelo Senhor para destruir as fortalezas espirituais do diabo e liberar um grande reavivamento espiritual e uma grande colheita. Eu creio que Deus derramará uma inundação do Seu poder que resultará na salvação de milhares de vidas. Precisamos receber de Deus um encargo para o cumprimento da grande comissão que o Senhor mesmo nos deu.

Estes dias de Jejum serão tremendos diante de Deus, por isso tenha uma santa expectativa por um mover do Espírito Santo. À medida que você avançar no jejum começará a sentir mais fortemente a presença de Deus. O Espírito Santo encherá você de alegria e refrigério como você provou poucas vezes antes. Sua fé será grandemente liberada e uma forte sensibilidade espiritual permitirá o fluir de uma nova unção.

Na Palavra de Deus, o jejum se refere à abstenção de alimentos para a finalidades espirituais, não é greve de fome com finalidades de barganha, não é dieta para propósitos físicos, mas sim nos concentrar em finalidades espirituais.

1.Por que o jejum é tão criticado?

Foto: Internet

 

a) Muitas pessoas o associam a práticas ascéticas

O excesso e o extremismo praticados na idade média produziram resistência na maioria dos cristãos. Para alguns está relacionado com o farisaísmo. Toda prática religiosa que perde o seu poder espiritual torna-se apenas um ritual exterior vazio. Muitos – temendo o legalismo – evitam o jejum.

b) Muitos têm medo de terem problemas físicos no jejum

Vivemos em um mundo em que a busca do prazer e do conforto é o alvo máximo, e muitos temem morrer de inanição se não comerem pelo menos três vezes por dia.

c) Uma compreensão errada da graça de Deus

Muitos associam o jejum com a penitência praticada por algumas religiões que visa aplacar a ira de um deus mesquinho ou convencê-lo a nos dar alguma dádiva. Tal impedimento se esvai quando entendemos que o jejum é para nós mesmo e não para Deus.

2. O jejum é obrigatório?

O ensino de Jesus (Mt 6) veio acompanhado do ensino sobre oração e oferta. Jamais passou pela cabeça de nenhum líder religioso a ideia de que a oração e a oferta sejam opcionais, por que o jejum seria? Não era intenção do Senhor rejeitar ou desprezar o jejum. Sua intenção era restaurar o jejum à sua forma adequada. Jesus disse que depois que o noivo fosse tirado, os discípulos jejuariam (Mt 9.15). Essa é a mais importante declaração sobre se os cristãos devem ou não jejuar. Não podemos dizer que Cristo nos tenha ordenado que jejuemos, mas está evidente que Ele esperava que o fizéssemos.

3. A motivação do jejum

Quando Jesus tratou do jejum, Ele se preocupou com a questão dos motivos (Mt 6.16-18). Não podemos pensar que o jejum tenha o poder de mudar a Deus ou de forcá-lo a fazer algo que Ele já disse que não faria. Precisamos entender que o jejum está centrado em Deus. A profetiza Ana adorava com jejum (Lc 2.37), os profetas e mestres de Antioquia jejuavam (At 13.2), Deus pergunta para quem jejuamos (Zc 7.5), no jejum nos libertamos de coisas que tentam nos escravizar (I Co 6.12), aprendemos a disciplinar o nosso corpo (I Co 9.27) e é uma forma de nos humilharmos diante de Deus (Sl 35.13).

4. Orientações sobre o jejum

Foto: Internet

 

a) Estabeleça seus objetivos

Por que você esta jejuando? Há alguma crise pessoal? Você está buscando renovação, direção de Deus ou solução de algum problema? Estabeleça os seus alvos com clareza e escreva-os. Ore pela igreja e pelo mover do Espírito em nosso meio. Ore pela salvação das vidas e pela multiplicação de cada célula. Pegue os alvos da igreja distribuídos no projeto de oração.

b) Defina um tipo de jejum

Há muitos tipos de jejum. Defina um que seja mais apropriado para você:

• Jejum com uma refeição por dia – apenas o jantar ou o almoço.

• Jejum de Daniel – de todo tipo de carne, doces, refrigerantes, sucos com açúcar ou adoçante e qualquer tipo de manjar.

• Jejum parcial – abstenção de apenas algum tipo de comida, definida em um voto pessoal diante de Deus. Geralmente alguma comida especialmente importante para nós.

• Jejum de dieta líquida – jejum apenas com sopas e sucos.

• Jejum completo – jejum de 24 horas apenas com água.

(Sugiro que seja feito por um período máximo de 03 dias, e depois, volta-se para um dos tipos de jejum acima).

c) Prepare-se espiritualmente

Peça ajuda ao Espírito e faça uma lista dos seus pecados. Comece o jejum com arrependimento. Confesse cada pecado que o Espírito mostrar e creia no perdão do Senhor. Perdoe a qualquer um que o tenha ofendido. Não jejue com o coração amargurado. Se o seu pecado exige restituição ou conserto com alguém, faça-o antes do começo do seu jejum. Busque o enchimento com o Espírito Santo. Se você fala em línguas, invista tempo orando em línguas. Reconheça a Jesus como Senhor e recuse-se a fazer sua própria vontade. Coloque uma expectativa no seu coração pelo mover de Deus. Se não houver uma expectativa em fé, o jejum perde o sentido. Creia pelo milagre de Deus. Confesse a Palavra e gaste tempo louvando a Deus. Faça guerra espiritual. Identifique e resista a todos os demônios que trabalham contra você.

d) Prepare-se fisicamente

Se você possui alguma doença crônica, procure o seu médico. Mulheres grávidas não podem jejuar. Nesses casos, recomendamos que se abstenham apenas de algumas coisas, como chocolates, doces e certos tipos de carnes. Não se precipite em seu jejum. Não faça por que outros estão fazendo. Sinta a direção de Deus. Um jejum completo, somente com água, deve ser iniciado aos poucos. Um jejum com uma refeição por dia não exige um preparo tão grande. Evite comidas gordurosas e açucaradas antes de iniciar o jejum. Prepare-se comendo frutas e vegetais.

e) Enquanto estiver jejuando

Evite ingerir qualquer medicamento sem orientação médica. Existem remédios que não podem ser ingeridos com o estômago vazio. Limite sua atividade física de acordo com suas possibilidades. Somente faça exercícios moderados. Dentro de suas possibilidades descanse o máximo possível. Espere algum desconforto físico como tonturas, dores rápidas de fome, mau hálito, dores de cabeça, fraqueza, sonolência, cansaço e algumas vezes enjoos. Defina quais atividades você suprimirá. Evite ver televisão, praticar esportes ou fazer muito esforço físico. Defina quanto tempo você vai separar para oração. Estabeleça um tempo de oração. Você não precisa orar o dia todo, mas separe um bom tempo para oração de acordo com suas possibilidades.

f) Sintomas espirituais

Durante o jejum coisas ocultas do coração poderão aflorar, como mau humor, lascívia, sensualidade, impaciência, ansiedade e irritação. Haverá muito maior sensibilidade ao mundo espiritual e ao Espírito Santo. Fique atento. Um nível diferente de fé será liberado. Exercite bastante a confissão da Palavra de Deus. Muitos irmãos têm visões, sonhos e outras manifestações espirituais, Espere por elas. Espere por muita resistência espiritual, principalmente no início do jejum. São comuns pressões na mente, acusações, sentimento de condenação e de desânimo com o fim de nos resistir.

g) Faça um programa diário

Se o seu jejum é de almoço a almoço, separe o seu tempo do almoço para ler e meditar na Palavra de Deus. Se o seu jejum é de janta a janta, separe o período da noite. Mas, em todo o caso, comece o dia orando. Corte a TV durante o jejum. Encontre-se com os irmãos da célula para orar junto a eles. O jejum feito em comunidade é mais fácil e também mais agressivo no mundo espiritual.

h) O que evitar

Não tome café nem chá-preto. A cafeína dá dor de cabeça. Não masque chicletes nem chupe balas, mesmo que o hálito esteja ruim, pois estimulam o suco gástrico no estômago. Se tomar suco de laranja, dilua 50% de água. Jamais deixe de tomar bastante água. Pelo menos dois litros de água por dia. Nunca faça jejuns sem água.

i) Como quebrar o jejum

Quebre o jejum gradualmente. Principalmente se for um jejum prolongado apenas com água. Comece tomando sopas. Em seguida, passe para saladas cruas e, depois de algumas horas, coma batatas cozidas e comida com pouca gordura. É melhor comer um pouco várias vezes do que quebrar o jejum com muita comida.

—————

Voltar