11-04-16 - VOCÊ VAI SER TIRADO DA CAVERNA

11/04/2016 10:04

1 Samuel 22:1-5 

Davi tinha caráter para reinar, além de mente, palavra e atitude de rei. Apesar de toda a razão que Davi tinha para matar Saul, com certeza todos iam apoiar tal atitude, ele abrandou a ira dos soldados que a muito esperavam por esse momento. Ao ter a oportunidade de matar Saul, ele não o faz porque reconheceu a unção que ainda estava na vida dele.

Do curral ao trono há uma caverna. Davi chegara ao fim de suas forças, em um verdadeiro redemoinho de eventos: perdeu o emprego, a mulher, a casa, seu conselheiro, seus melhores amigos e seu amor próprio. Em meio a tudo isso, não perdeu Deus de vista. Sua família foi a primeira a ir socorrê-lo. Foi uma surpresa, pois por muito tempo Davi não podia contar com eles. Na condição na qual estava, completamente quebrantado e debilitado, Davi abriu a possibilidade para sua família ajudá-lo. Às vezes nos envolvemos em nossos ministérios e nos afastamos da família. Isso é um erro, pois ela pode ser seu lugar de refúgio na hora da tribulação.

Tem horas que Deus permite que passemos por vales para entendermos melhor o sofrimento das pessoas. No vale da sombra da morte é o lugar onde a grama é mais verde. Eles estavam sob o reinado de Saul, que maltratava o povo cobrando impostos excessivos, um homem doente dado a depressão intensa. Davi acabou em uma caverna cheio de descontentes ao seu lado. Já é bastante desagradável ficar sozinho sentindo-se com um verme, mas ver mais quatrocentos vermes se arrastando para junto de você é pior ainda.

Aquela caverna não era mais um refúgio para Davi. A caverna mal cheirosa e úmida se tornava um campo de treinamento para os primeiros soldados que, mais tarde, vieram a ser chamados de “Os valentes de Davi”. Quem poderia imaginar que o próximo rei de Israel estava treinando suas tropas em uma caverna?

Israel nunca mais viu um rei como Davi. Tornaram exímios no uso da espada, no arco e flecha, a se comportarem nas batalhas e a manter disciplina nas fileiras. É o que Jesus quer fazer: treinar você para te tirar da caverna.

“Às vezes nos envolvemos em nossos ministérios e nos afastamos da família. Isso é um erro, pois ela pode ser seu lugar de refúgio na hora da tribulação.

—————

Voltar