06-04-2016 - VOCÊ VAI SER LIBERTO DA CULPA

06/04/2016 11:25

Lucas 15.11-32
 
O texto de Lucas nos revela a condição espiritual daqueles que se afastam de Deus. Era costume o pai fazer a divisão de seus bens quando estivesse para morrer, o filho resolveu não esperar a morte do pai para usufruir dos bens. Apesar de não ser sábio, o pai aceitou e deu aos dois filhos, adiantado a terça parte de seus bens.
 
Como o dinheiro da herança, um dos filhos foi para outro país e encontrou ampla possibilidade para uma vida frouxa, sem compromisso, achando que o dinheiro nunca acabaria. Gastou com prostitutas, com as noites, com amigos do copo, nem percebeu os dias que passavam. Esqueceu-se da família, se de Deus quando são acometidos por circunstâncias ruins.
 
A fome do jovem era tão intensa que ele desejava comer a comida dos porcos, mas nem isso o deixavam comer. No mundo é oferecida toda espécie d lixo espiritual existente, aqueles que se afastam de Deus ficam com vontade de comer esse lixo, ao invés de voltar para o Senhor.
 
Só depois de passar por tudo aquilo, abriu os olhos e percebeu que até o menor empregado de seu pai vivia muito melhor do que ele. Assim, se arrependeu, sentiu a dor da culpa e resolveu falar com seu pai para ser apenas um servo. Por não conhecermos a dimensão da graça de Cristo, esperamos pouco de Deus, subestimamos seu poder de perdoar e restaurar vidas.
 
Não se apegue a problemas que causam a sua dor. Deus quer colocar o dedo na sua culpa, mas lhe pede permissão para arrancá-la. Era exatamente assim que o filho pródigo se sentia, cheio de culpa pela situação que escolhera para si, conseguia enxergar tudo o que tinha e não deu valor. Não espere chegar ao ponto de comer a comida dos porcos. Des está sempre de braços abertos para receber o filho que se arrepende.
 
“Não se apegue a problemas que causam a sua dor, Deus quer colocar o dedo na sua culpa, mas lhe pede permissão para arrancá-la”.

 

—————

Voltar