A vida na pista de alta velocidade

16/02/2016 09:19

Foto: pixabay.com

A vida na pista de alta velocidade é onde Deus quer que você esteja?

Décio passou oito anos na prisão por homicídio. Era um traficante de drogas. Na prisão, Décio encontrou uma segunda oportunidade em Cristo. Agora pastor, Décio sempre fala a estudantes acerca da decisão de usar drogas.

“Não deixem que ninguém os engane”, diz-lhes ele. “As drogas são um prazer, as drogas os fazem sentir-se bem, e ficar alto é um prazer. Vocês conhecem o começo das drogas, e é um prazer. Mas eu conheço o fim das drogas…”. E então Décio lhes conta a respeito das decisões que quase arruinaram sua vida para sempre.

Embora a maioria de nós não se autodestrua da maneira como Décio fez, todos enfrentamos a escolha de fazer coisas que parecem dar prazer, mas que resultarão em vida de dor – divórcio, desastre financeiro, enfermidade, problemas de relacionamento. Por que somos tolos a ponto de pensar que escaparemos às consequências ou de alguma forma estaremos singularmente equipados para enfrentar o que vier? Adúlteros se divorciam, quem usa drogas fica viciado, homens desonestos perdem os empregos, fumantes contraem câncer – há exceções, mas esta é a regra –, é causa e efeito.

A grande questão para a maioria de nós é: “A vida na pista de alta velocidade é onde Deus quer que eu esteja?”. Começamos reconhecendo que a corrida desordenada da vida é uma que ninguém pode ganhar. Os homens de hoje estão desgastados, fatigados e excessivamente comprometidos. Você tem dificuldade em dar conta de todas as suas responsabilidades? O homem com um currículo extenso pagou um preço para adquiri-lo. Todos têm as mesmas 168 horas por mês nas quais trabalhar, por isso alguma coisa tem de sofrer quando somos um presbítero, um empresário, um líder cívico e um esportista. A família geralmente paga o preço. Cada homem tem alguma prioridade que compete com a escolha de colocar Deus em primeiro lugar na vida. Qual é a sua? Quando corremos na pista de alta velocidade, pouco tempo sobra para Deus e para a família. Você não gostaria de sair da pista de alta velocidade? Peça a Deus em oração que o ajude a fazer as escolhas certas, a melhorar o seu desempenho na tomada de decisões. Decida cair fora da pista de alta velocidade.

Se você estivesse dirigindo pela pista interna de movimentada rodovia interestadual a quase cento e trinta quilômetros por hora e resolvesse sair da estrada, não iria dar uma guinada brusca sem sinalizar. Primeiro, observaria que a estrada estava cheia, tinha bastante companhia na pista de alta velocidade.

Você ligaria o seu pisca-pisca e começaria a mudar aos poucos de pista. Mesmo assim, teria de esperar por uma rampa de saída. Se decidir sair da pista de alta velocidade, Deus o ajudará da mesma forma que Ele ajudou Jesus a fazer as escolhas certas. Ele não está tão interessado na sua posição quanto na sua atitude, em onde você está quanto em aonde está indo. Quando tomarmos a decisão de cair fora da pista de alta velocidade, Ele abençoará a direção na qual estamos indo. Ele nos capacitará a nos ajustar e encontrar a saída. É, na realidade, a decisão de ser um cristão bíblico em vez de um cristão cultural.

Todos nós fazemos exatamente aquilo que decidimos em nossas mentes. Podemos decidir com ou sem a ajuda de Deus, mas Ele promete sempre nos ajudar se confiarmos nele. “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2: 13). Jesus pagou o preço final suportando os nossos pecados em Sua morte – a fim de que o poder de Deus estivesse disponível para nos ajudar a tomar as decisões certas.

Coloque os princípios abaixo em prática e tome decisões certas:

 

  • Tome as decisões de acordo com a Palavra de Deus. Se a sua decisão for contrária à Escritura, é uma decisão má;
  • Evite decisões tolas, que tentam a Deus. Não se coloque numa posição que requeira um milagre para livrá-lo;
  • Evite decisões que reduzam seu culto e serviço a Deus. Não se deixe apanhar na corrida desordenada nem vá atrás de deuses falsos.

—————

Voltar