A Batalha de Todo Adolescente...Meninas que se cortam.

22/08/2014 23:09
Blog de guerreirocaina :., Meninas que se cortam

Hoje me deparei com a historia de uma jovem, como a maioria nesta idade de 15 anos que se isola é se trancam e mundo de cortes tão profundos que muitas vezes chegam ate perderem suas vidas.
No dia 11 de fevereiro de 2012, uma jovem que pra mim ela e muito especial, por sua família não entender seu estilo de vida esta jovem se refugia, com sua lamina e começa a fazer cortes em seu corpo. A jovem tem apenas 15 anos e como a maioria do relato hoje tem seu corpo marcado por cortes...

“Fiz cortes tão fundos em meus pulsos que tive de levar pontos. Falei para o médico que eu tinha me cortado numa lâmpada quebrada, o que era verdade — só não falei que foi de propósito.” — Sasha, 23.

“Meus pais já viram alguns cortes que fiz em mim mesma, mas só os que não eram tão fundos e pareciam arranhões . . . . Às vezes eles vêem um corte que não viram antes, daí invento uma desculpa . . . . Não quero que eles descubram.” — Ariel, 13.

“Eu fazia isso desde os 11 anos. Sabia que Deus quer que respeitemos nosso corpo, mas nem isso me fez parar.” — Jennifer, 20.

PODE ser que você conheça alguém como Sasha, Ariel ou Jennifer.* Talvez seja sua colega de escola. Talvez sua irmã ou seu irmão. Talvez seja você mesma. Somente nos Estados Unidos, estima-se que milhões de pessoas, na maioria jovens, firam propositalmente a si mesmas de vários modos, tais como cortes, queimaduras, contusões ou arranhões.#

Ferir a si mesmo propositalmente? Tempos atrás, muitos relacionariam esse comportamento a alguma seita ou moda bizarra. Em anos recentes, porém, o conhecimento sobre essa prática — que inclui a automutilação — aumentou muito, assim como, pelo que tudo indica, o número de pessoas que admitem ter esse problema. “Todos os médicos dizem que ele está aumentando”, declara Michael Hollander, diretor de um centro de tratamento nos Estados Unidos.

A automutilação raramente é fatal, mas é perigosa. Veja o caso de Beth. “Uso uma lâmina de barbear para me cortar”, diz ela. “Já fui hospitalizada duas vezes. Uma vez fui parar no pronto-socorro por causa de um corte profundo.” Como muitos que têm esse problema, Beth continuou com essa prática mesmo depois de adulta. “Faço isso desde os 15 anos, agora já tenho 30”, diz ela.

Você ou alguém que conhece se tornou vítima desse problema? Nesse caso, não se desespere. Há ajuda disponível. 

Perfil variado...É difícil enquadrar todas as pessoas que praticam a automutilação numa única categoria. Algumas vêm de famílias problemáticas; outras, de lares estáveis e felizes. Muitas estão indo mal na escola, outras são ótimas alunas. Em geral, essas pessoas apresentam pouco ou nenhum indício de que têm um problema, porque quem enfrenta dificuldades nem sempre demonstra isso. A Bíblia diz: “Mesmo no riso o coração talvez sinta dor.” — Provérbios 14:13.

A gravidade da automutilação também difere de pessoa para pessoa. Por exemplo, certo estudo constatou que algumas cortam-se apenas uma vez por ano ao passo que outras chegam a se cortar em média duas vezes por dia. É digno de nota que mais homens têm esse problema do que se pensava. Mesmo assim, ele ocorre principalmente entre as adolescentes.^

Uma enciclopédia sobre jovens declara: “Os adolescentes que ferem a si mesmos em geral se sentem impotentes, têm dificuldade de expressar seus sentimentos, sentem-se isolados ou excluídos, têm medo e baixa auto-estima.”

É claro que alguns talvez digam que essa descrição se enquadra em quase todos os jovens que enfrentam os medos e as inseguranças do amadurecimento. Mas para a pessoa que se corta, o conflito é especialmente intenso. O fato de não conseguir traduzir seus sentimentos angustiantes em palavras e expressá-los a um confidente pode fazer as pressões na escola, as cobranças no trabalho ou os problemas em casa parecer esmagadores. A pessoa não vê solução e sente que não tem com quem desabafar. A tensão fica insuportável. Daí, ela descobre uma coisa: quando fere fisicamente a si mesma, parece encontrar algum alívio para a angústia, sente que pode ir em frente — pelo menos por mais um tempo.

Por que a pessoa que se corta recorre a essa prática a fim de aliviar a angústia? Para ilustrar: Considere o que acontece quando você vai tomar uma injeção. Pouco antes da picada, já fez algo para se distrair a fim de não senti-la, como, por exemplo, beliscar outra parte do corpo? Quem se automutila faz algo similar, só que muito mais grave. Para essa pessoa, cortar-se é uma forma de alívio, de desviar a atenção do que é equivalente à picada: sua angústia emocional. E a angústia é tão grande que a dor física é preferível. Talvez seja por isso que uma jovem que tem esse problema descreveu a prática como um ‘remédio para os seus medos’.

“De maneira geral, essas pessoas estão tentando acabar apenas com a dor, não com a vida”
“Mecanismo para lidar com o estresse”

Os que não conhecem esse distúrbio podem confundi-lo com uma tentativa de suicídio. Mas geralmente não é isso. “De maneira geral, essas pessoas estão tentando acabar apenas com a dor, não com a vida”, escreve Sabrina Solin Weill, editora-executiva de uma revista para adolescentes. Assim, certa obra de referência fala da automutilação como sendo “um ‘salva-vidas’ em vez de um modo de acabar com a vida”. Também chama a prática de “um mecanismo para lidar com o estresse”. Que tipo de estresse?

Tem-se constatado que muitas pessoas com esse problema sofreram algum tipo de trauma, como negligência ou maus-tratos na infância. Outras tiveram problemas familiares ou um dos pais era alcoólatra. Em outros casos, algum distúrbio mental é a causa.

Talvez haja outros fatores envolvidos. Sara, por exemplo, estava passando pelo que ela chama de perfeccionismo auto-abusivo. Embora tivesse recebido ajuda de anciãos cristãos por causa de erros sérios que havia cometido, ela sentia-se extremamente culpada por suas imperfeições diárias. “Eu achava que tinha de ser dura comigo mesma”, diz Sara. “Para mim, a auto-agressão era apenas uma autodisciplina. Essa ‘autodisciplina’ incluía arrancar cabelos, cortar os pulsos e braços, bater em mim mesma até deixar marcas roxas e me condenar a punições como mergulhar as mãos em água escaldante, sentar-me fora de casa sob temperaturas congelantes sem agasalho ou passar um dia inteiro sem comer.”

Para Sara, essas práticas refletiam uma profunda repugnância de si mesma. “Havia vezes que eu sabia que Deus tinha me perdoado pelos meus erros”, diz ela, “mas eu não queria que ele me perdoasse. Queria sofrer porque eu me odiava muito. Embora soubesse que nunca passou pela cabeça de Deus criar um lugar de tormento como o inferno ensinado pela cristandade, eu queria que ele inventasse um só para mim”

“Tempos críticos”

Alguns talvez não entendam por que essa prática preocupante surgiu apenas nas décadas recentes. No entanto, os que estudam a Bíblia sabem que vivemos em “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1) Assim, não se surpreendem quando vêem pessoas — incluindo jovens — adotar um comportamento difícil de explicar.

Vivemos em “tempos críticos, difíceis de manejar”. — 2 Timóteo 3:1
A Bíblia reconhece que a “opressão pode fazer o sábio agir como doido”. (Eclesiastes 7:7) Os desafios da adolescência — em alguns casos, conjugados com acontecimentos trágicos na vida — podem ser a base para um padrão de comportamento prejudicial, incluindo a automutilação. Uma jovem que se sente isolada e acha que não tem ninguém com quem conversar pode recorrer à prática de se cortar em busca de alívio. Mas qualquer alívio que a automutilação pareça oferecer é temporário. Mais cedo ou mais tarde os problemas voltarão e, junto com eles, a automutilação.

Geralmente, os que praticam a automutilação querem parar, mas acham muito difícil. Como alguns conseguiram? .

PARA PENSAR...

Oi, as coisas não estão bem não é mesmo? Tudo parece perdido, sem cor.. é como se estivesse caindo em um enorme buraco negro que a suga, suga tudo de bom de você.. parece que esse buraco é você não é mesmo? Poisé, eu já me senti assim. Eu costumava só ter paz durante à noite, você também? Não importa os motivos, seja amor, seja problemas com você mesma ou até mesmo familiares, são problemas e eles se situam na tua mente. Eles fazem tu te sentir como se não fosse boa o suficiente? Como se não tivesse talento e todos os seus sonhos fossem inalcançáveis? Já te disse que a mente nos engana? Ela gosta de achar que sabe tudo, que tem a razão, porém é mentira. Ninguém sabe tudo, ninguém pode responder suas dúvidas e retirar suas incertezas minha pequena, além de você mesma. Sabe, eu sei que dói, e é frustante ouvir isso, mas passa, uma hora passa. Essa chuva, esse buraco eles somem. Pensa assim, eu vou sorrir, eu vou confiar em mim mesma, eu sou linda e meus sonhos são as minhas coisas mais preciosas. Cansa tentar manter o pensamento positivo, quando o seu mundo não é mais seu e seus pés não tocam no chão, mas confie em mim pequena, vai melhorar. Sabe o quanto é forte? Não? Não vai aprender isso se cortando, vai aprender isso tentando lutar, tentando se manter firme e lutar contra esse problema. Você não sabe o tamanho da sua força, experimente usá-la. Essas lágrimas que caem agora, ou não caem nunca, elas secam, elas existem em algum ponto. Mas o mais importante é que elas são simplesmente os sentimentos que seu pobre coração não aguenta mais sentir… deixe eles saírem, alivia o peso que carregue nas costas. Dói agora, amanhã quem sabe? Sorria hoje, fique triste.. nunca. E se ficar, não recaia. Minhas palavras pouco podem fazer efeito sobre você, mas quero que saiba que há um lugar em você, há uma faísca, um brilho escondido no seu olhar, e é nessa parte que eu posso ver, mesmo não te conhecendo, mesmo não estando ai, que você tem esperanças, que acredita que tudo pode melhorar.. se agarre a isso. Tente, caia, mas não desista. Há alguém que só quer te ver sorrir, você pode não saber, mas existe alguém que torce por você..
Jesus te ama

Espero que Deus tenha tocado em seu coração! E se você precisar de alguma coisa, e quer que eu ore por você, deixe um comentário ou me envie um e-mail: michellypinheiro@hotmail.com

Lembrando...O motivo que escrevo é para tentar ajudar.
Se vc conhece alguém que passa por isso, tente ajudar conversando e sendo amigo.
Se vc é uma pessoa que se corta, eu quero conversar, quero tentar te ajudar de alguma forma.
Me procura, me conte, desabafe.
Cel. (sms se quiser)
      9620-2369
michellypinheiro@hotmail.com

 

 

—————

Voltar