A Batalha de Todo Adolescente...Faça Amigos, Não Bullying!!!

26/07/2013 09:34

Tenho falado ultimamente sobre Auto-Mutilação, hoje quero falar sobre um assunto que seria um dos motivos para Auto-Mutilação....O Bullying!!!

Uma atitude presente em muitos colégios, onde muita gente o sofre.

Mas o que é Bullying?

É todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

o Bullying é expressado através dessas formas:

Colocar apelidos      Ofender          Zoar

Encarnar                  Sacanear         Humilhar

Fazer sofrer             Discriminar      Excluir

Isolar                       Ignorar           Intimidar

Perseguir                 Assediar         Aterrorizar

Amedrontar             Agredir           Empurrar

Ferir                         Roubar          Quebrar pertence

Mas o que fazer quando isto estiver ocorrendo?

Os pais devem apoiar o filho, abrindo espaço para ele falar sobre o sofrimento de estar sendo rejeitado pelos colegas.  Mas, fazer de conta que não existe bullying ou outro tipo de violência psicológica na escola é, no fundo, autorizar a prática de mais violência. É preciso estar atento para o risco de suicídio onde a vítima sem auto-estima alucina tal ato como ‘saída’ honrosa para o seu sofrimento. Esta é uma atitude freqüentemente usada no Japão. 

Quando a violência ocorre na escola cabe aos pais conversar com a direção. É dever desta instituição ensinar os conhecimentos e promover a inclusão social e psicológica.  A escola e a universidade jamais devem fazer vistas grossas sobre os casos de intolerância de violência psicológica ou física. A escola, principalmente, deve ter uma atitude preventiva contra o bullying, começando pela conscientização e preparação de professores, funcionários, pais e alunos. Por um lado, é preciso apoiar as crianças vítimas e, por outro, é imprescindível fazer um trabalho especial com as pessoas propensas para cometer violência contra os colegas, professores e funcionários.

Os pais e professores devem estar atentos sobre a possibilidade real de conviver com uma vítima silenciosa de qualquer tipo de violência, como também conviver com o(s) agente(s) dessa violência.

Eu quis escrever sobre isso depois que vi o caso da Amanda Todd, e fiquei abalada.

Porque muitas vezes isso acontece do nosso lado e não percebemos.

Conheça a história de Amanda Todd!

A história de Amanda Todd poderia ter sido muito diferente se ela tivesse amigos para ajudá-la. A garota canadense de apenas 15 anossofria cyberbullying  e isso a machucava tanto, que Amanda tentou se matar várias vezes, até conseguir de verdade na semana passada.

A notícia do suicídio de Amanda chocou o mundo inteiro e fez com que todos refletissem sobre o bullying.  Como teria sido a vida de Amanda se ela tivesse alguém que a mandasse mensagens de apoio? Pensando nisso, jovens de diferentes países começaram a postar fotos em sua homenagem. 

Conheça Amanda, veja as mensagens de apoio e inspire-se: você também pode ajudar.

 

 
 
Amanda Todd

Amanda Todd, de apenas 15 anos, não sabia mais o que era viver sem sofrer com o bullying. Ela chegou a mudar de escola várias vezes, mas as perseguições continuavam através do Facebook e publicações na internet. Sua tristeza era tanta, que ela tentou se matar várias vezes, chegando até mesmo a beber alvejante.

 

Deixo no final o vídeo para vcs entenderem o que aconteceu com ela.

.........

G.V., de 13 anos, contou que no caso dela, a situação chegou ao extremo. O sofrimento que as agressões causaram era tão grande que ela começou a se mutilar. “Por causa do bullying, comecei a me auto-mutilar. Eu sofro bullying desde os 6 anos, tudo porque tenho uma marca de nascença no rosto, parecida com uma mancha. Em 2008, tudo ficou mais grave. Eu era nova na escola, e quando chegou próximo ao meu aniversário, eu chamei toda a turma para fazer parte, mas ninguém apareceu. A partir disso, comecei as mutilações, pois não me sentia mais importante para ninguém. Este ano, um aluno que era novo na escola em que eu estudo começou a me zuar, e por causa dele, logo em seguida, a escola toda estava me agredindo. Eles falavam que eu estava suja e tentavam limpar meu rosto, no lugar onde tenho minha mancha. Não tinha coragem de contar para os meus pais, mas tive que conversar com meu pai sobre o assunto. Ele foi até a escola falar do problema, e os meninos que fizeram isso comigo foram transferidos, mas o vazio que eu sinto ficou.”

BULLYING É COISA SÉRIA!!!!

Esta esperando o que? Faça amigos, não bullying. Desligue-se desta idéia e ajude na luta por um mundo melhor para os jovens.

diganaoaobullying

E se você sofreu ou presenciou algum caso de Bullying e quiser conversar, você pode escrever nos comentários, sem precisar se identificar. Lembre-se seu caso, pode ajudar a evitar novos casos no futuro.

Me procura, me conte, desabafe.
Cel. 8416-1366 (sms se quiser)
michellypinheiro@hotmail.com
Caso não queira se identificar...



 

 

—————

Voltar