A Batalha de Todo Adolescente...Entendendo o caso de Amanda Todd

09/08/2013 09:51

Se vc acompanha os noticiários, e se leu os posts antigos deve estar por dentro do – infeliz – caso da adolescente Amanda Todd,  que cometeu suicídio por sofrer bullying.

 

Amanda, que tinha apenas 15 anos, cometeu suicídio no ano passado. O que motivou a garota a tomar essa atitude? O bullying e o cyberbullying que sofreu dos colegas de escola.

ENTENDA COMO TUDO ACONTECEU...

Amanda Todd  Amanda tinha 12 anos quando tudo começou. Ela estava numa sala de bate-papo com amigos, conhecendo e conversando com outros usuários. Ela recebeu diversos elogios dos garotos e foi induzida a mostrar partes de seu corpo.

Um ano depois,  uma pessoa que estava no chat entrou em contato com Amanda pelo Facebook e disse que se ela não “fizesse um show para ele”, ele iria mostrar os prints (da tela do bate-papo) para amigos e familiares de Amanda.

Essa pessoa ainda chegou a persegui-la. Ele sabia de tudo: onde ela morava, onde passava as férias, quem eram seus amigos…

As fotos foram enviadas para todos e, então, Amanda começou a adoecer: ela sofria com ansiedade, depressão e pânico. E assim, passou a usar drogas e álcool.

Um ano se passou e o “bully” de Amanda voltou: ele criou uma página no Facebook onde a foto do perfil eram os seios dela.

No vídeo em que fez para contar sua história, Amanda disse que “chorava a noite toda, perdi todos os meus amigos e o respeito deles“. Ela sofria com os xingamentos, os julgamentos e sofria ainda mais por não poder tirar aquelas fotos da internet.

Com tanta tristeza e se sentindo pressionada, Amanda passou a se automutilar.

Ela mudou de escola e ficava sozinha, todos os dias. Até que, depois de um mês, ela conheceu um garoto mais velho. Ele disse que estava gostando dela, mesmo tendo uma namorada.

Ela foi iludida e acabou se envolvendo com o menino.

A namorada, junto com outras 15 meninas foram tirar “satisfação” com Amanda e a humilharam em frente a escola. Além disso, ela também sofreu agressões físicas desse grupo de colegas. “Algumas crianças filmaram tudo. Eu estava completamente sozinha e deixada no chão“, disse Amanda em seu vídeo-depoimento.

Amanda voltou para casa e tentou se matar tomando alvejante. Depois de ser internada e voltar para casa ela passou a receber mensagens de ódio como “Ela merece!” e “Espero que ela morra!”.

Video Depoimento Amanda Todd“Eles diziam: eu espero que ela veja isso e se mate.”

Amanda se mudou para a casa da mãe. Seis meses se passaram e pessoas ainda enviavam fotos de alvejantes e produtos de limpeza para Amanda.

“Eu sei que errei, mas por que eles continuam me perseguindo? [...] Todos os dias eu me pergunto: por que ainda estou aqui?” a garota se questionava.

Amanda ainda teve overdose por ingerir remédios anti-depressivos . Em Outubro, o corpo da garota foi encontrado. Ela havia se enforcado.

HOMENAGENS

Uma página memorial foi criada no Facebook para a adolescente e pessoas de todos os cantos estão prestando homenagens à Amanda escrevendo recados e postando nas mais diversas redes sociais.

Pagina do Facebook em homenagem à Amanda Todd

Amanda também foi assunto abordado no trending topic do Twitter durante o final de semana e vários vídeos sobre a morte de Amanda foram postados no YouTube.

Não teria sido melhor apoiar e ajudar Amanda enquanto ainda estava viva? Como a própria garota disse, ela estava se sentindo sozinha.

Video Amanda Todd“Eu não tenho ninguém. Eu preciso de alguém.”

Qual é a opinião de vocês sobre tudo isso?

Vamos – cada dia mais – lutar para que esse tipo de violência acabe!

Precisamos prestar atenção nas pessoas ao nosso redor. Um sorriso não custa nada...Um olhar não custa nada...Sentar e ouvir não custa nada...Ser amiga nao custa nada...Tentar ajudar de alguma forma não custa nada...E no final pode SALVAR UMA VIDA.

Chorar e nos arrepender depois da morte, não vai trazer a pessoa de volta.

Em Provérbios 18:21 diz que " A morte e a vida estão no poder da língua". Não deixe o diabo usar seus lábios ajudando a acabar com os sonhos dos outros, ajudando a julgar e a tirar sarro.

Que os seus lábios gerem vida. Que os seus lábios gerem alegria. Que você seja a diferença.

Não podemos mudar o mundo todo.

Mas, podemos sim mudar o mundo daqueles que muitas vezes estão do nosso lado gritando por socorro em silêncio.

Vou terminar com a letra de uma música do Paulo Baruk que falou muito comigo...porque entendi e não me deixo esquecer que preciso oferecer flores em vida...flores enquanto as pessoas podem receber e se alegrar.

Essas flores podem ser tantas coisas...atenção, carinho, afeto, amor, companhia, sorrisos, olhares.

Não espere pessoas ao seu redor morrerem para entregar flores...depois de morto as flores não terão mais propósito e nem valor algum.

Vamos entregar flores enquanto há vida :')

Flores em Vida

Paulo César Baruk

 

 

Sei, já não são meus, vento levou
Tempos que não mais voltam e então
O que eu fiz por mim e por quem amei
Só desilusão, reconheci
Não construi o que planejei
Pouco abracei e não ofereci perdão
Já não alcanço o passado
Meus limites percebi
O hoje é tudo o que tenho, isso entendi
Preciso trazer a memória histórias que desprezei
Não posso me esquecer, tenho que oferecer
Flores em Vida
Enquanto é dia?

Sei, já não são meus, vento levou
Tempos que não mais voltam e então
O que eu fiz por mim e por quem amei
Só desilusão, reconheci
Não construi o que planejei
Pouco abracei e não ofereci perdão
Já não alcanço o passado
Meus limites reconheci
O hoje é tudo o que tenho, isso aprendi
Preciso trazer a memória semblantes que abandonei
Não posso me esquecer, tenho que oferecer
Flores em Vida
Enquanto é dia?

Eu já não alcanço o passado
Meus limites reconheci
O hoje é tudo o que tenho, isso entendi
Preciso trazer a memória histórias que desprezei
Não posso me esquecer, venho te oferecer
Flores em Vida
Enquanto é dia?

Já não me esqueço, hoje ofereço
Flores em Vida
Enquanto...

Me procura, me conte, desabafe.
Cel. 8416-1366 (sms se quiser)
michellypinheiro@hotmail.com
Caso não queira se identificar...

 

—————

Voltar