A Batalha de todo adolescente - Defraudar? (Se você namora, leia com atenção)

17/06/2011 08:51

Essa semana eu disse que iríamos falar sobre Masturbação, porém vai ficar pra próxima semana, porque hoje quero dar um alerta aos namorados de plantão sobre um pecado bem comum em namoros e que muitos nem sabem o que é: Defraudação!!! Você sabe o que é isso? Já ouviu falar? Talvez até você defraudou alguém e não sabe. Em que isso se encaixa em nossas vidas?

1- O que é defraudar?

Defraudar é despertar em alguém um desejo que você não pode satisfazer, é enganar e iludir. O que a Bíblia nos fala em outros texto sobre isso? 1Ts 4.1-6  "Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no SenhorJesus  que cresçam nisso cada vez mais. 2. Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do SenhorJesus.

3. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

4. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,

5. não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

6. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos."

 Agora que sabemos o que é, vamos aplicar este tema a uma questão, que provavelmente vocês ouvem muito falar: “ficar”.

2- Ficar e defraudar.

Dentro do conceito que vimos ficar se encaixa muito bem com defraudar, ficar é uma defraudação,

física, emocional, e espiritual. Vejam o que acontece no ficar:

No ficar a um interesse superficial de uma pessoa por outro, esses interesses podem ser os mais diversos, pode ser uma carência física, a vontade, uma carência emocional, a pessoa não quer ficar sozinha, ou até mesmo um interesse social, já que todo mundo fica eu também quero ficar.

O ficar é um relacionamento baseado basicamente na defraudação, vamos ver: na área física, o cara se acha o bonitão, ou a guria, a bonitona e usa a sua beleza para se aproveitar dos outros, ela fica com quem quer, satisfaz os seus desejos, sejam eles quais forem, e depois assim que dá vontade troca essa pessoa por outras.

O ficar defrauda o seu corpo físico, pois ele desperta em você um desejo sexual que não vai ser consumado ou satisfeito.

O ficar defrauda a sua vida emocional, a pessoa dedica todas as emoções ao outro e pode ser iludida ou iludido, não ter os seus desejos emocionais satisfeitos, e continua carente, pois este é um relacionamento superficial, que gera uma pequena expectativa e que depois não dá em nada.

O ficar defrauda a sua vida espiritual, mesmo você ficando vem aquela consciência de que você fez algo de errado, e a sensação de culpa, você queria viver de uma maneira legal diante de Deus e isso não deu certo esse desejo foi interrompido, porque o ficar em todos os aspectos vai contra a palavra de Deus.

Aplicações.

Para não defraudarmos os outros vamos seguir a palavra de Deus, vamos fazer o que Deus quer, vamos ler novamente 1 Ts 4.1-8 e vamos tirar passos fáceis e práticos, para vivermos em santidade e não defraudarmos ninguém.

1- Quem já vive assim, beleza é isso continue firme, e não só isso cresça, porque viver assim é maneira que agrada a Deus. Não fique parado, não de bobeira, mesmo que você já esteja fazendo isso não cochile, vá em frente.

2- Vers.3 qual a vontade de Deus? Santidade. E como? O texto explica. Abster-se da imoralidade sexual. Vivemos em um mundo padrões de sexualidade muito baixos, o que da audiência na TV é mostra mulheres nuas, o que vende mais é propaganda de cerveja que apela para esse lado. E tudo isso tenta trabalhar na sua mente que isso é algo normal, mas não é. Deus quer nós nos afastemos dessas coisas só assim.

3- Dominar e controlar o corpo: ou seja, quem manda na sua vida é você os desejos do seu corpo? Quem diz o que você deve ou não fazer? Você ou seu corpo? Dominar significa ter autoridade, se você não consegue nem dominar o seu corpo, quanto mais outras coisas. Controle o seu corpo, você as vezes controla tão bem um game, com um controle, um joy stick , deixe que Deus controle você o seu corpo.

4- Não vamos viver em santidade por medo, mais vale apena lembra que Deus vai castigar as pessoas que pratica essas coisas vers.6. Mas nós não fazemos isso simplesmente por medo, mas porque essa e vontade de Deus e se amamos a Deus, vamos fazer o que diz, pois fazemos a vontade de quem amamos.

Conclusão.

Sei que esse assunto é muito mais complexo, sei que para alguns isso é muito tranqüilo e sei que para outros essa é uma área muito difícil. Por isso Deus está falando com você nesta hora . Abandone toda a maneira inadequada, falando em questões sexuais e viva agradavelmente diante de Deus. E vejam como isso é importante. 1Ts 4.8, se vocês rejeitarem, essa pureza, essa santidade, tudo aquilo que falamos aqui, vocês não estarão, rejeitando o que eu disse, ou que a igreja diz, isso não tem haver com igreja ou com religião, isso tem haver com Deus, quem faz isso está rejeitando a Deus.

Toda defraudação com os outros, todo ficar, todo comportamento sexual inadequado é rejeitar a Deus. 

 E pra você que gosta e insiste em ficar, cuidado porque quando Jesus voltar....você também irá "FICAR". 

No namoro.

Ocorre quando o rapaz ao acariciar demasiadamente sua namorada, deixa-a excitada, como ambos não podem consumar o ato sexual, ocorre à defraudação. Da mesma forma uma jovem usando uma roupa sensual pode excitar sexualmente o rapaz, cometendo o mesmo pecado. Existem beijos e abraços que não combinam com um namoro santo. Você conhece o seu limite, avise ao seu namorado, se não sabe, procure descobri-lo antes de se aventurar nessa área. Se o beijar o leva a pecar, não beije. Se o abraçar o leva a pecar, não abrace.

O mundo pressiona rapazes e moças a ter um namoro carnal, sexual, nós, cristãos, somos taxados de antiquados, puritanos ou até "maricas". No entento, uma relação com sexo e defraudação tem destruído os sentimentos e promovido somente dor e insegurança. É claro que é um grande desafio vencer essa área, mas é plenamente possível, se o casal buscar no Espírito Santo. Vigiem para que o pecado da defraudação não destrua o relacionamento de vocês.

—————

Voltar