A Ação da Bíblia em Nossas Vidas

28/04/2011 10:10

  

O contato direto de cada pessoa com a Palavra de Deus é o principal meio de crescimento cristão. Todos os líderes de poder espiritual, da história do cristianismo, têm sido leitores devotados da Bíblia.

A Bíblia é o livro de que vivemos.
A leitura da Bíblia é o meio de aprendermos e de conservarmos nítidas, em nossas mentes, as IDÉIAS que modelam nossa vida. Nossa vida é o produto de nossos pensamentos. Para vivermos certo, precisamos pensar certo.
Os pensamentos exercem poder em nossa vida pela FREQÜÊNCIA com que ocupam nossas mentes. Devemos ler a Bíblia freqüente e regularmente, de sorte que os pensamentos de Deus possam ocupar freqüente e regularmente nossas mentes; dessa forma, podem vir a tornar-se pensamentos nossos, e nossas idéias podem vir a conformar-se com as idéias de Deus; podemos ser transformados na imagem de Deus e, assim, capacitados a fazer eterna companhia ao nosso Criador.
Podemos, com efeito, absorver a verdade cristã, em certo grau, assistindo aos cultos, ouvindo sermões, lições bíblicas, testemunhos e lendo literatura cristã.
Todavia, por mais que essas coisas sejam boas e úteis, fornecem-nos a verdade divina em SEGUNDA MÃO, aguada, porque chega a nós através de canais humanos e, até certo ponto, glosada com idéias e tradições humanas.
Estas coisas não podem tomar o lugar da leitura individual da PRÓPRIA BÍBLIA, da fundamentação, por nós mesmos, de nossa fé, esperança e vida, diretamente na Palavra de Deus, ao invés de ser naquilo que os homens dizem acerca dessa Palavra.

Hábito Fundamental
Não quero dizer que devemos cultuar a Bíblia como se fosse um fetiche, mas adorar o Deus e o Salvador de quem a Bíblia nos fala. E, porque amamos o nosso Deus e Salvador, amamos, terna e devotadamente, o Livro que dele procedeu e dele se ocupa.

Nem quero dizer que o hábito de ler a Bíblia é em si uma virtude, porque é possível lê-la sem aplicar seus ensinos à vida, havendo, mesmo, os que a lêem e ainda são mesquinhos, desonestos e nada cristãos. São, contudo, exceções.
Em regra, a leitura bíblica, quando feita com as devidas disposições de espírito, é hábito que dá lugar a todas as virtudes cristãs, sendo a mais eficiente força formadora do caráter que se conhece.
Nossa atitude para com a Bíblia é um índice muito seguro de nossa atitude para com Cristo. Se amamos uma pessoa, gostamos de ler a seu respeito, não é fato?
O simples fato de considerar nossa leitura bíblica como ato de devoção a Cristo mudaria completamente nossa atitude em relação a ela. Ora, a Bíblia é o livro que nos fala de Cristo. É possível, então, amar a Cristo e ao mesmo tempo ser indiferente à sua Palavra? É POSSÍVEL?

Conselhos para Leitura Bíblica
Leia a Bíblia com a mente aberta. Não tente forçar todas as suas passagens, amoldando-as a suas doutrinas prediletas. Nem veja, em suas passagens, idéias que lá não se encontram, nem mesmo para servirem de apoio a um sermão. Mas tente descobrir, cândida e honestamente, os principais ensinos e lições de cada passagem. A Bíblia é mui capaz de cuidar de si mesma, se lhe dermos oportunidade.
Leia a Bíblia com reflexão.
Lendo a Bíblia, precisamos vigiar-nos, rigorosamente, para que nossos pensamentos não divaguem, tornando a leitura perfunctória e sem sentido.
Arme-se de um lápis. É bom, à medida que lermos, ir marcando passagens de que gostarmos; e, de vez em quando, passando em revista as páginas lidas, ler de novo as passagens marcadas. Com o tempo, uma Bíblia, assim bem marcada, tornar-se-nos-á muito preciosa, enquanto se aproxima o dia de nos encontrarmos com o seu Autor.
Uma leitura habitual, sistemática da Bíblia é o melhor tipo de leitura. Leitura ocasional ou espasmódica não significa muito. A menos que sigamos determinado método e o observemos com resolução firme, o resultado será não lermos muito da Bíblia. Nossa vida interior, como nosso físico, precisa de alimento diário.
Um tempo certo cada dia, qualquer que seja o plano de leitura a adotar, deve ser reservado para isso. De outro modo, seremos capazes de negligenciá-lo.
É bom que seja a primeira coisa, de manhã, se nossa rotina de trabalho o permite. Ou podemos escolher um outro horário que nos seja mais adaptado à nossa disponibilidade e inclinações. O importante é que o observemos, rigorosamente, não desanimando, se, uma ou outra vez, essa rotina for interrompida por alguma coisa alheia à nossa vontade.
Aos domingos, podemos dedicar-nos mais à nossa leitura bíblica, visto ser o dia do Senhor, reservado à sua Palavra.
Decore versículos favoritos. Decore-os, por inteiro, repetindo, muitas vezes, esses versículos, que são a sua vida: algumas vezes, estando sozinho; ou, à noite, para que o ajude a adormecer nos Braços Eternos.
O hábito de fazer os pensamentos de Deus atravessar, muitas vezes, a nossa mente fará que esta se conforme com a mente divina; e, à medida que se dá essa conformação, toda nossa vida será transformada na imagem de Deus. Esse é um dos melhores auxílios espirituais de que podemos dispor.

Planos de leitura bíblica.
Existem muitos planos. O importante é ter um que abrange a Bíblia toda, com razoável freqüência, porque toda ela é a Palavra de Deus. É uma história só, uma estrutura literária de profunda e admirável unidade, centralizada em Cristo. CRISTO é o âmago e o ponto culminante da Bíblia. Tudo quanto foi escrito antes dele, de um ou outro modo, é uma antecipação de sua Pessoa. Tudo quanto vem depois, tem a função de interpretá-lo.
A Bíblia toda pode, com muita propriedade, ser chamada a história de Cristo. O Antigo Testamento prepara o caminho para sua chegada. Os quatro Evangelhos contam a história de sua vida terrena. As Epístolas expõem a sua doutrina. O Apocalipse revela o seu triunfo.
Quantas vezes? Uma vez por ano, pensamos, todo o Antigo Testamento, e duas vezes o Novo, seria um bom plano MÍNIMO a ser observado para as pessoas em geral. Tal plano significaria uma média de 4 ou 5 capítulos por dia, e requereria, mais ou menos, uma média de 15 ou 20 minutos diários. Não há tempo para isso? Não nos enganemos. PODEMOS achar tempo para aquilo que DESEJAMOS fazer.


O importante é ler! Quantas vezes? Olha, desde que você leia..., com calma e querendo aprender..., isto ja ira fazer muita diferença em sua vida!!
Boa leitura e que Deus o Abençoe!!
  

—————

Voltar