Pureza em um mundo sensual é possível?

21/01/2016 09:19
 


Que em 2016, seus projetos possam sair do papel e tomarem forma! Que seus sonhos possam ser alcançados e realizados neste ano que se inicia! è o que eu desejo a cada um de vocês.
 
Gostaria de começar nossa conversa, falando de uma palavra que quando pronunciada, pode vir acompanhada de teia de aranha, poeira e outras coisas que aparentem algo velho, ultrapassado, fora de contexto, mas que é fundamental para uma vida com Deus: PUREZA.
 
Segundo o dicionário pureza quer dizer:
 
  1. 1.
    condição, estado ou qualidade do que é puro, límpido, não tem mistura ou impurezas.
    "p. da água, do diamante, do ar etc."
  2. 2.
    p.metf. virtude do que não tem maldade nem malícia; candura, sinceridade.
    "a p. do seu olhar"
 
 
Em um mundo onde a sensualidade está em cada esquina, outdoor, comercial de TV ou em um click na Internet, falar em pureza pode ser algo difícil. Como a definição da palavra mostra que puro é aquele que não tem mistura ou impurezas. Isso é maravilhoso e deve ser um alvo em nossas vidas enquanto estamos sozinhos. Uma vez que iniciamos um relacionamento, devemos buscar manter este mesmo pensamento de pureza para o namoro. 
 
O que está acontecendo com nossa juventude? Os padrões divinos para nossa vida na terra parecem muitas vezes não fazer nenhuma diferença na vida deles. A experiência pastoral nos mostra que muitos casais de namorados, mesmo conhecendo a Palavra e sabendo o que ela diz a respeito, mantém vidas sexuais ativas durante esta fase do relacionamento. Neste sentido, gostaria de esclarecer algumas coisas sobre esta questão. Quais as implicações de uma vida sexual ativa entre casais de namorados?
 
1) O sexo foi concebido para o ambiente do casamento e não deveria existir fora deste contexto.Porque? Porque a Bíblia nos fala que é pecado. O pecado nos afasta de Deus e, para um filho sincero de Deus este argumento por si só seria mais que suficiente para que fugissem dele. Onde está na Bíblia? Usarei a Versão Almeida Corrigida e Fiel que traz o termo "Fornicação" ao invés de "Imoralidade Sexual" da Nova Versão Internacional ou "Prostituição" da Almeida Revisada e Atualizada. Segundo o Dicionário Fornicação é:
 
rel ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne
 
Se fornicar é o ato sexual entre pessoas que não são casadas, o nome do que você faz com seu namorado(a) ou noivo(a) não é Amor, é Fornicação! O que a Bíblia fala sobre isso?
 
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,Gálatas 5:19
 
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:18
 
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; 1 Tessalonicenses 4:3
 
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. Atos 15:20
 
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Apocalipse 2:21
 
Só o fato da Bíblia ser tão explícita com relação ao sexo antes do casamento já deveria ser razão suficiente para que não fosse praticada. Mas se mesmo assim você precisa de mais algumas razões para rever seu posicionamento, vamos oferecer a você.
 
2) O Sexo antes do casamento é roubado.
 
Dentro do contexto do casamento, o sexo é algo dado, fora é roubado. Mas como assim? Quando você, digníssimo lindão começa a namorar e pede uma "prova de amor" de sua amada, e se relaciona com ela, quais são as garantias que você está dando a ela de que vocês permanecerão juntos para sempre? Você está formando um vínculo de intimidade muito forte com alguém com quem você não tem o direito de fazer isso, pois não é sua esposa... E se você está mantendo relações sexuais com uma moça sem a intenção de se casar com ela, então provavelmente, você está transando com a futura esposa de outro homem... Portanto, o sexo com ela está sendo roubado. 
E as meninas? Quando você se entrega para um homem fora do casamento, quais as garantias que você tem de que se casará com ele? Partindo do mesmo raciocínio, você pode estar transando com o futuro marido de outra mulher. (Vou dar os nomes aos bois para que o raciocínio fique muito claro). 
 
Este raciocínio coloca ambos: o homem que transa com a futura esposa de outro homem e a mulher que transa com o futuro esposo de outra mulher em uma situação bastante delicada. Você já tinha pensado neste assunto desta maneira? Em minha opinião isso deixa tudo muito claro. Namoros sem propósito tem como objetivo, de maneira geral,  defraudar, desonrar e usar o outro como um objeto para suprir os desejos egoístas de alguém que precisa se sentir amado.
 
3) O Sexo antes do casamento gera insegurança.
 
O sexo tem o objetivo de fortalecer a cumplicidade e a intimidade do casal, fora do casamento este aumento da cumplicidade vai gerar insegurança e ciúmes. O medo de perder aquele ou aquela para quem você se entregou cega para a realidade das coisas. Pessoas mudam e se tornam sem personalidade apenas para terem certeza de que permanecerão com a pessoa. Ela passa a fazer qualquer coisa que a outra impor, mesmo que ela não queira. Quando o relacionamento chega a este ponto, normalmente se foi longe demais na intimidade e o medo de perder é maior do que a consequência de permanecer com alguém que não respeita a individualidade ou a vontade do outro. As pessoas tem medo de perder o namorado ou a namorada, mas não tem medo de permanecer pecando afastados de Deus. 

Poderíamos avançar muito ainda nesta discussão, mas acredito que estes argumentos são suficientes. Querido leitor que nos encontrou na internet nesta sexta-feira ou amigo conhecido que já nos acompanha e que está passando por isto neste momento, pare um pouco e pense:

Não é vantagem nenhuma pra você se igualar ao que a sociedade prega sobre sexualidade, você é melhor do que isso! Não seja destruído ou destruída por falta de conhecimento! Busque a Palavra de Deus e tenha uma vida vitoriosa em todas as áreas de sua vida! Não esteja contente em ser mais um na multidão, mas seja o filho de Deus que Ele deseja que você seja! Mantenha seus olhos puros, seu coração puro, porque são essas coisas que o Senhor está procurando em nossos dias:


Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?
Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.
Salmos 24:3,4


Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Tiago 4:8
 
 
Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Salmos 24:3,4.
 
Tenha um 2016 cheio da Presença de Nosso Deus em sua vida!

 

—————

Voltar