Máscaras de glamour e glitter

18/04/2012 10:50
Parece que constantemente estamos sendo comparados a algo ou alguém. A garota mais bonita, o cara mais inteligente, o corpo mais magro, a roupa mais estilosa... O mundo estabelece padrões e coloca você em um ranking, onde se você não é um dos “top” não tem lugar. As pessoas passam a vida tentando ficar dentro destes padrões, em busca daquilo que acreditam ser a perfeição.
 
Acredito que a parte mais ridícula disso tudo seja o fato de todos estarem constantemente medindo uns aos outros. Se você é bom em alguma coisa, muitos se incomodam, quando não te odeiam. Se você erra, vai ter sempre alguém para apontar e dizer “Viu, eu sabia que ela não podia ser tudo isso”. Resumindo: ou as pessoas te rejeitam por te acharem bom demais, ou por você não ser perfeito o suficiente. Não importa o que você faça, haverá sempre algo para te acusar.
Garotas tentam ser perfeitas, tentam ser bonitas, tentam ser a mais isso ou a mais aquilo. Outras se afundam dentro de si mesmas, acham que não são boas o bastante, que não são bonitas o suficiente, que não possuem valor algum.  
 
A RAIZ DA REJEIÇÃO
Rejeitando uns aos outros e apontando os erros uns dos outros, desviamos a atenção das pessoas dos nossos erros e os colocamos em um outro alguém. Isso faz com que esqueçamos de nossas próprias fraquezas. Quando uma falha de outra pessoa é colocada em evidência, é como se nós fossemos superiores.
A Bíblia conta em João 8.9-12 a história de uma mulher pega em adultério que é levada até Jesus. Naquela época, as mulheres nessa situação, pela Lei entregue a moisés por Deus, eram apedrejadas pelo povo.
Lembram aquilo que eu já citei onde ou você é rejeitado por ser perfeito demais ou por não ser perfeito o suficiente? Pois isso aparece aqui nessa passagem:
 
1)   Ao acusar o pecado da mulher, e exigindo que ela pagasse por ele, o povo não levava em conta os seus próprios pecados. Era como se eles fossem perfeitos, superiores e ela não tivesse valor algum, tanto, que não merecia mais viver.
 
2)   Eles queriam algo de que pudessem acusar Jesus. Ele era um homem tão reto e perfeito nas coisas que fazia que isso incomodava. “Quem é aquele Jesus que se diz filho de Deus?”, “Quem é aquele Jesus a quem multidões tem seguido? O que ele tem de tão especial?”.
 
Consegue perceber? A mulher não era perfeita o suficiente e Jesus era perfeito demais para serem aceitos.
 
“Mestre, disseram a Jesus, ‘esta mulher foi surpreendida no próprio ato de adultério. A Lei de Moisés manda que seja apedrejada. E o Senhor, o que diz?’ ”
(João 8.4-5)
 
Fico imaginando esse momento de tensão. Todos em silêncio esperando Jesus falar.  O que Jesus diria? Qualquer coisa que ele dissesse poderia ser usada contra ele. E era tudo o que eles queriam.
Oh my Gooooooooooooooood! Como ele ia sair dessa?! O povo todo em volta de Jesus aguardando que ele falasse... e o que ele fez? O QUE ELE FEZ?!!!!!!
 
Se inclinou e escrevia na terra com o dedo.
 
Aushaushuashuahsuahsuahsash, me perdoem, mas  confesso que dou risada nessa parte. Jesus para mim é “O cara”. Ninguém nunca imaginava o que ele iria fazer. Eu não sei se Jesus estava pensando no que ele ia dizer ou algo assim, muito menos o que ele estava escrevendo ali na terra (tenho muita curiosidade de saber o que era). O povo vendo que Jesus nem para eles estava olhando, continuou insistindo até que ele finalmente se levantou e disse alguma coisa.
 
“Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar a pedra nela!”(João 8.7)
 
Uhuuuuuuul,é isso aí Jesus! Eu disse, ele é mais do que surpreendente! Fala aí? Nessa ninguém ia pensar, não é? ;D (O melhor é que depois de falar isso ele se abaixa de novo e continua escrevendo na terra haushaushuashuahsuahs)
Mas o ponto chave aqui é: ninguém é perfeito. Não adianta acusar outras pessoas, o fato é que você continuará sendo imperfeito.
Quando as pessoas nessa passagem olharam para si mesmas, viram que os pecados delas, talvez não tão visíveis, estavam ali. Atirar a pedra naquela mulher não as tornariam menos pecadoras. Um a um eles foram saindo e restou apenas Jesus, o único sem pecado.
 
Chamar alguém de feio não te deixa mais bonito
Excluir uma pessoa não te deixa popular
Chamar alguém de gordo não te emagrece
Dizer que uma pessoa é triste não te traz felicidade
Falar que alguém é fraco não te fortalece
Dizer que uma pessoa é metida não te traz humildade
Falar que alguém é insignificante não te engrandece
Dizer que uma pessoa é falsa não te leva à verdade
(Autor desconhecido)
 
Jesus era o único que podia acusar aquela mulher. O único sem qualquer mancha e pecado. Mas ele não a condenou. Apenas disse para que ela fosse e não pecasse mais.
 
GLAMOUR E GLÍTTER. É isso que o mundo diz que você deve ser e ter. Mas essas coisas são insignificantes para Deus.
Através delas as pessoas se fingem de bem sucedidas, fingem que estão bem com elas mesmas, fingem que são felizes, quando na verdade tudo não passa de MÁSCARAS. 
 
MASCARAS FEITAS DE GLAMOUR E GLÍTTER que escondem quem elas realmente são.
 
Por trás dessas máscaras existe o medo, existe a vergonha, existe a necessidade de ser aceita. Existe a menina que cresceu em um lar de pais divorciados e que nunca soube a que lugar ela pertencia. Existe a menina que perdeu a sua inocência e entregou a virgindade para aquele cara que tanto dizia que a amava, mas que se mandou na primeira oportunidade. Existe a menina que fica até altas horas na rua para chegar em casa e não ter que encontrar ninguém acordado... e recomeçar mais uma briga. Existe a menina que enche a cara para esquecer os problemas, que fica com um cara atrás do outro e se gaba disso... mas que ninguém sabe o vazio que ela sente quando está sozinha. Existe a menina que só quer ser aceita, que só quer ser amada, simplesmente por ela ser quem é. Que só quer que alguém confirme que ela é importante, que ela tem valor, independente daquilo que ela tem por fora. Ela quer um lugar para chamar de "meu" e ter a certeza que ela pertence aquele lugar.
Quantas de nós de nós estamos atrás dessas máscaras? Quantas vezes passamos para o mundo a imagem de que somos as mais felizes do universo, quando na verdade nos sentimos vazias por dentro?
Nos apegamos ao status, a beleza, a coisa materiais e a popularidade. Mas quando essas coisas faltam ficamos perdidos. Percebemos que na verdade nunca tivemos nada.
Quando as falhas são expostas e as máscaras caem, somos apontados e apontamos. Dedos acusadores. Mãos que atiram pedras.
 
Mas Jesus, aaaaaaaah...o MEU JESUS vê além dessas máscaras. Elas não podem esconder dele quem realmente somos. E quando ele olha para nós, vê o nosso coração diretamente. Vê toda aquela insegurança, toda aquela sujeira, todas aquelas falhas... e mesmo assim depois de ter visto tanta podridão, ele não aponta o dedo, ele não atira a primeira pedra... ele simplesmente NOS AMA. E diz: "Eu não te condeno; vai-te e não peques mais".
 
Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas(1 João 3.20)
 
"[...] Maior é Deus do que o nosso coração". Podemos ser fracos e pecadores. Mas Deus é muito maior do que todos os nosso erros e fraquezas. Ele é perfeito. ELE sim, é a PERFEIÇÃO VERDADEIRA.
 
Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18)
 
Sabe quando alcançaremos a verdadeira perfeição?
Quando estivermos nos céu.
 
 

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 
(Apocalipse 21:3-6)
 
A palavra de Deus diz que nossos corpos serão transformados e finalmente poderemos estar face a face com a Perfeição das perfeições... a face de Cristo, o Senhor de minha vida. Já não haverão mais tristezas, nem angústias, nem problemas e nem defeitos. Já não haverá ninguém que nos possa acusar. Ninguém vai ficar sendo comparado com ninguém. 
Tudo aquilo que está neste mundo já não importa mais para mim. Eu não preciso mais me esconder atrás de máscaras, porque eu sei que Ele me ama e que passarei toda uma eternidade junto desse amor. Ele vê o que ninguém vê. Sabe o que me me deixa feliz e o que machuca. Sabe que às vezes digo coisas que não quero dizer. Sabe que o meu sabor preferido de sorvete é chocolate. Que eu fico super constrangida quando recebo um elogio. Que me machuca demais quando alguém acha que sou "metida". Que houve vezes que olhei no espelho e odiei o que vi ali (tempos passados). Que quando eu digo "tá bom então", significa que estou no fim de minha paciência. Sabe que tenho uma necessidade constante de me sentir querida. Que um dia ainda irei pula de pára-quedas. Sabe que me apego fácil. Que amo tudo o que relaciona-se a beleza do céu. Que valorizo demais as pessoas que ele colocou na minha vida e que posso chamar de amigos. 
E apesar de todos os defeitos que ele encontra quando olha para o meu coração, ele continua me amando e me entende, como ninguém na face da terra irá entender. Jesus deu sua vida por mim e me ama como ninguém jamais vai amar. Isso é tudo o que eu preciso.

 

—————

Voltar