Entrevista com o Sr. Álcool

18/03/2011 13:33

Entrevistei o álcool! E ele revelou que não é tão legal assim como dizem. Tire suas próprias conclusões.


1. A galera só bebe socialmente. Que mal há nisso?

É verdade que eu sou aceito pela sociedade. Por isso, ninguém é mal visto quando está com um copo na mão. Mas o pior é que muita gente passa da medida e isso vira um grande problema. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), carona com os que gostam de me consumir sem limites. Isso para não falar no aumento da violência e das brigas que ocorrem no fim das baladas, em geral, por culpa de quem me ingere demais. Quer saber outro perigo que causo, mas ninguém fala? A turmos acidentes de trânsito matam mais de um milhão de pessoas ao ano em todo o mundo e cerca de 60% atingem justamente os jovens entre 19 a 25 anos que exageram ao me consumir antes e durante as festas e baladas. Nesta mesma pesquisa, foi constatado que 42% dos jovens confessaram dirigir depois de me beber, sem se importar com os riscos. E mesmo quem só toma os meus amigos suco e refri pode se dar mal, pois 80 % de garotos e garotas que não me bebem de jeito nenhum acabam pegando a exagera me consumindo e depois se esquece de usar preservativo na hora da transa. Resultado: o número de gravidez "acidental" e de doenças sexualmente transmissíveis aumenta, como no Carnaval, por exemplo. 

2. Ah! Então quem bebe anda fora da lei?

Se o cara é maior de idade, pode me beber sem problemas legais. A menos que se meta numa enrascada, como direção, briga, atropelamento, batida de carro ou racha, tudo provocado graças à minha ajuda. Entretanto, o que muita gente não sabe, é que sou considerada uma droga psicotrópica, atuando no sistema nervoso central e provocando mudanças no comportamento de quem me consome. Então, é o seguinte: apesar de eu ser prejudicial em todos os sentidos e, muitas vezes mortal, sou aceita socialmente. Por isso não sou tratada como "bandida" como as outras drogas.


3. Mas pelo menos você não vivia como elas, não é mesmo?
Claro que vicio! Você nunca ouviu falar em alcoolismo? Quem costuma me beber com freqüência, ao longo do tempo pode desenvolver uma dependência. Os fatores que levam alguém a se viciar em mim são muitos e podem ser de origem genética, educacional, familiar, emocional, social (é o caso da menina que bebe para ser aceita no grupo, por exemplo) e por aí afora. Costumo passar a idéia enganosa que não vicio porque a transição entre o beber moderadamente até chegar ao alcoolismo pode levar vários anos. Daí, todo mundo acha que só mais um gole e não faço mal algum. Mas, cá entre nós, não entra nessa. Eu, melhor que ninguém, sei do que estou falando.


4. Tem gente que bebe e jura que dirige até melhor. Como é isso?
É uma das besteiras mais perigosas que dizem a meu respeito. Quando sou ingerido, mesmo em pequenas quantidades, diminuo a coordenação motora e os reflexos, comprometendo assim a capacidade de dirigir. Pesquisas realizadas com jovens brasileiros mostraram que 57% dos acidentes de carro foram provocados por imprudência ou desatenção. E o que você acha que eu faço no sistema nervoso? Deixo a sua "central" trabalhando em marcha lenta e, por isso, você (ou qualquer pessoa) perde a concentração no que está fazendo. Tem mais: 15 % das batidas, com ou sem morte, foram causadas por excesso de velocidade. E adivinhe o que está por trás da demonstração de ousadia e da falta de juízo? Eu, claro. Precisa mais? Atualmente, o Código Nacional de Trânsito penaliza o motorista que apresentar qualquer quantidade, mesmo que mínima, de álcool no sangue. Mas nem assim a turma se conscientiza do perigo que corre ao me beber exageradamente.

5. Tem menina que bebe pra desinibir, tomar coragem. Funciona mesmo?
No início, pode até funcionar, mas essa desinibição dura pouco e é totalmente falsa. Num primeiro momento, eu funciono como um estimulante do sistema nervoso central. Daí, a garota fica falante (até demais), engraçada, espirituosa e, pior, perde a censura, começando a falar ou fazer bobagem. Na segunda fase, eu deprimo o sistema nervoso, o que causa sonolência e diminui a coordenação motora. É quando ela começa a falar enrolado e andar trançando as pernas. Então, é arriscado apelar me ingerindo descontroladamente, mesmo que seja para ter sucesso com os meninos.

6. É verdade que beber demais pode levar ao coma?
Nem queira experimentar pra saber. O meu efeito depressor é tão grande que, quando a pessoa bebe muuuito, pode entrar em coma alcoólico. O problema é saber o quanto é esse muito, pois depende da resistência de cada um. É por este motivo, entre outros, que as mulheres são mais fracas para beber do que os homens. A mesma quantidade de bebida altera muito mais as garotas do que os caras. Daí, já viu. Às vezes, basta um pequeno gole, para a menina começar a dar vexame.

7. Por que existe a ressaca?
Nda mais é do que uma reação do organismo às toxinas geradas por mim. O corpo fica tão injuriado com a minha agressão que responde com mal-estar geral e dores de cabeça insuportáveis. Estes efeitos são mais intensos para algumas pessoas cujo organismo tem dificuldade de me metabolizar.

8. Como alguém pode desconfiar que está ficando dependente de você?
É só prestar atenção nos sinais que seu próprio corpo envia. A necessidade de me beber cada vez mais, para obter os mesmos efeitos, é um deles. Outro é a importância que começo a tomar na vida da pessoa. Se a menina está sempre inventando uma desculpa para se servir de um copo - para comemorar, para esquecer as mágoas, para relaxar, pra ficar ligada e assim por diante - é sinal que pode estar a um passo de depender de mim para viver. Se já está perdendo o controle ao me ingerir, então, passou da hora de pedir ajuda.

9. Por fim, é só o cérebro que sofre os efeitos do álcool?
Nem pensar! Sou um veneno, principalmente para o fígado. As doenças mais comuns são a esteatose hepática, a hepatite alcoólica e a cirrose, todas muito perigosas, assim como problemas do aparelho digestivo como gastrite e pancreatite. Isso para não falar nos problemas do coração e de pressão. Enfim, pra falar a verdade, eu provoco tantos transtornos que nem eu mesma sei o porquê de ser tão popular entre a galera.

AGORA É COM VOCÊ....VAI UM GOLE AÍ???

                                              

 

—————

Voltar