“Dalilas” atuais

30/06/2015 09:01

A história de Sansão e Dalila, descrita no livro de Juízes (16.4-31), é uma grande lição sobre como não agir com o próximo. Podemos afirmar que essa história traduz duas palavras: beleza e traição. Sansão, um líder israelita, afeiçoou-se a Dalila, uma mulher pagã, e foi destruído por causa dessa afeição. Ela usou de sutileza para persuadir Sansão e descobrir em que consistia a sua força. Da mesma forma, não são poucas as “Dalilas” de hoje; todo ser humano, se não se cuidar, pode ser usado pelo diabo para exercer esse mesmo papel com o seu semelhante, destruindo-o.

No hebraico Dalila (Delilah) quer dizer mulher fraca, dócil. Segundo a Bíblia Vida Nova Dalila significa veneradora, devotada, podendo ser igualmente alcunhada de informante. Com isso, concluímos o quão maliciosa foi esta mulher; em vez de encorajar Sansão, ela foi usada para trair a sua confiança. Muitos agem como Dalila: usam de vários meios para descobrir qual o “segredo” da força de um homem ou de mulher que busca a Deus, mas tudo o que querem é usufruir os benefícios que o Evangelho traz. Contudo Deus não faz acepção de pessoas. Essa força está em todo aquele que faz a vontade do Pai. Porém, enquanto uns se tornam caçadores de Deus, outros se fazem “caçadores de conveniências”; enquanto alguns buscam a face de Deus, outros buscam suas mãos – assim como fez Dalila, que se vendeu por alguns siclos de prata (Juízes 16.5).

Dalila é um grande exemplo de como não se deve tratar as pessoas, de como não desenvolver amizades, de como não nutrir intimidade. A Palavra de Deus diz que ela importunava Sansão todos os dias com suas palavras, molestando-o, e ele contou-lhe o segredo de sua força e descobriu todo o seu coração (Juízes 16.16-17). Dalila foi usada para enganar Sansão; quem sabe você tenha feito o mesmo, afeiçoando-se ao seu irmão somente por interesse, para ganhar algo em troca.

As “Dalilas” atuais estão espalhadas por aí, fazendo suas vítimas, seduzindo homens de Deus. Mas faça o oposto do que Dalila fez e você estará no caminho certo. Engane as pessoas e elas o abandonarão; Encoraje-as, e Deus o abençoará.

—————

Voltar