Continuando as 23 coisas...

13/06/2022 17:23

11. Mas também não há uma idade que seja "muito jovem" para ter o desejo.

"Fui hospitalizada por automutilação e tentativa de suicídio quando tinha apenas 12 anos. Eu era a pessoa mais jovem lá. Até mesmo os outros pacientes, que tinham entre 13 e 17 anos, diziam: 'Você é muito jovem para isso!'. Não, eu não sou. O desejo de se ferir pode vir a qualquer momento, e eu queria que as pessoas soubessem disso. Depressão e ansiedade podem surgir com qualquer idade. Ninguém é jovem demais para ter sua vida afetada pelo desejo da automutilação". (Lili, 14)

 

12. Na verdade, não há um único tipo de pessoa que se automutila, e você provavelmente conhece alguém que faz isso.

"Eu acho que existe esse pensamento equivocado de que as pessoas que se automutilam são muito góticas e fazem compras na Hot Topic [loja dos EUA especializada em roupa e música alternativa], e que são fascinadas por sangue ou sanguinolência. Mas tendemos a nos parecer muito normais, com empregos normais e todos os tipos de gostos, opiniões e sentimentos. Nós provavelmente nos pareceremos com seu vizinho, seu colega de trabalho no escritório, sua babá, seu chefe. A automutilação não discrimina". (LB, 29)

 

13. Para muitas pessoas, isso é viciante, por isso não é tão fácil quanto "simplesmente parar".

"A automutilação é um vício, como fumar. Não é fácil sair. Isso requer muito esforço, um bom sistema de suporte e uma saída positiva para os sentimentos. De certa forma, pode ser mais difícil superar isso do que outros vícios, pois a automutilação geralmente é muito mais particular, e muitas pessoas não sabem que você está lutando com isso". (Sara, 18)

 

14. E a recuperação para o comportamento da automutilação não é linear. Para alguns, o desejo nunca desaparece.

"Eu posso passar meses sem o desejo de me automutilar, e depois tenho um momento de recaída. O importante a se lembrar nessas horas é que esse momento não anula os momentos de recuperação que você teve antes disso". (Franchesca, 21)

 

15. O desejo pode surgir do nada.

 

"Às vezes, você sente o desejo após o menor sentimento negativo. Basta uma coisa dar errado, como você deixar cair um livro ou perder o ônibus, e você imediatamente se sente tão incapaz que deseja se machucar". (Ash)

 

16. Se você quiser perguntar ou comentar sobre as cicatrizes, cortes, marcas de queimaduras, feridas ou seja lá o que for de alguém, simplesmente... não faça isso.

"Eu sei que você quer apenas me ajudar, mas isso somente chama a atenção para as marcas, quando tudo o que eu quero é esquecer que eu as tenho. Resista ao desejo de fazer qualquer tipo de menção às minhas cicatrizes, porque levaram meses para eu ganhar a autoconfiança para usar mangas curtas, e a última coisa que quero é que as pessoas chamem a atenção para as minhas cicatrizes". (Sonya, 16)

 

17. Dito isso, se você está realmente preocupado com alguém e quer conferir, certifique-se de se dirigir a ele em particular.

"Para mim, a automutilação tratava-se de tentar receber ajuda, então eu queria que as pessoas percebessem. Está tudo bem perguntar e conferir, desde que você não trate isso de forma casual ou na frente de outras pessoas". (Ryan, 24)

 

18. Fazer piada sobre automutilação não tem graça.

"Não faça piadas sobre se cortar porque você não sabe se alguém fez isso, e essa pessoa poderia levá-lo a sério. Eu não gosto quando as pessoas fazem piadas sobre isso. Não é engraçado". (Sarah)

 

19. Se você viu uma automutilação retratada na mídia, é provável que ela tenha sido romantizada de forma inadequada.

"A automutilação não deve ser romantizada. Não é bonito chorar na banheira com sangue escorrendo pelo ralo. Não é lindamente trágico usar a borda afiada do suporte de fita adesiva para se cortar. Não é 'legal' ter membros da sua família encontrando lâminas de barbear escondidas por todo o seu quarto". (Annie, 22)

 

20. Você poderia se sentir bravo ao descobrir que alguém que você ama tem se automutilado, mas tente controlar essa reação.

"Se você descobrir alguém que tem se automutilado, não fique bravo com ele! Isso não ajuda em nada. Sim, vê-lo fazer isso pode ferir você como um amigo ou membro da família, mas imagine com o que ele tem que lidar para recorrer a isso. Não pergunte a ele: 'Como você pôde fazer isso com a gente? Pensei que você nos amava. Se você nos amasse, não faria isso consigo mesmo'. Porque, adivinhe? Isso provavelmente passa pela nossa cabeça, e não precisamos disso". (Izzy)

 

21. Você pode nem sempre entender a automutilação, mas é mais importante ouvir e estar lá para alguém do que tentar entender isso.

 

"Muitas vezes, não há uma razão tangível para que as pessoas se automutilem. A automutilação não é assim tão clara. E se você conhece alguém que faz isso e confia em você, apenas saiba que essa pessoa somente quer ser ouvida e compreendida. A melhor coisa que você pode fazer para ajudar é estar lá para ela". (Isabella, 22)

 

22. Só porque uma pessoa se automutila não significa que ela também não esteja tentando ativamente melhorar e desenvolver mecanismos de enfrentamento mais saudáveis.

"Eu tenho um terapeuta, tomo medicação e tenho dias melhores. Mas do nada tenho dias de merda". (Ging, 27)

 

23. E, por fim, as pessoas que se automutilam ou que se automutilaram no passado não são fracas.

"Eu gostaria que as pessoas deixassem de pensar que a automutilação é um sinal de fraqueza. As pessoas que se automutilam não são fracas. Elas simplesmente têm sido fortes por muito tempo". (Jenny, 23)

 

—————

Voltar