Automutilação....Escute!

26/02/2016 09:27

Como ajudar alguém que se corta ?

 
A automutiliação ou cutting vem a cada dia se aproximando de mais pessoas, esse fenômeno traz sofrimento não apenas para quem pratica cutting, mas também aos familiares e amigos de quem apresenta esse problema. A cada semana recebo mais mensagens de pais, professores e amigos de automutiladores querendo saber como podem ajuda-los, o ideal é que quem se automutila receba o apoio necessário de profissionais de saúde como psicólogo e médicos. 

Escute

Se alguém se mutila é provável que ela tenha algo a dizer, porém não sabe como e com quem se abrir. Se você se dispôs a ajudar, comece a fazer isso simplesmente ouvindo. Porém tenho que lembrar que ouvir não é dar conselhos, não é falar mais que o outro, não é fazer várias perguntas e definitivamente não é julgar. Ouvir é deixar que o outro fale do que está sentindo.
Ouvir nunca é uma tarefa fácil, e nesse caso é ainda mais complicado, pois de modo geral os automutiladores, falam coisas que em muitas vezes parecem incoerentes e sem sentido, mudam de assunto e se emudecem repentinamente, por isso é necessária muita paciência para conversar com eles. 
 Acredito que esse seja o passo primordial para que seu amigo, familiar, ou alguém que goste consiga parar, é extremamente difícil conseguir a confiança de quem pratica A.M então se você conseguiu, pesquise sobre o problema, procure psicólogos e ajude, mas de verdade, conheço muitos casos de pessoas que praticavam A.M que pioraram o quadro por quebra de confiança e julgamentos desnecessários.

Ensine a se expressar de outras formas

A automutilação é sobre tudo uma tentativa de comunicar um sofrimento, é um grito amordaçado que ninguém ouve. Pessoas que costumam se cortar tendem a diminuir a incidência desse comportamento quando passam a praticar alguma forma de arte:
  • Teatro 
  • Desenho 
  • Pintura 
  • Literatura 
A escrita, por ser a mais fácil de praticar e não precisar de exposição é a mais praticada por quem sofre deste transtorno. Orientar a pessoa a ter um diário onde ela possa desabafar e expor os seus sentimentos pode trazer grande alivio.


Ensine a controlar os impulsos autoagressivos
 
Existem alguns exercícios desenvolvidos especialmente para fazer com que a pessoa tire uma determinada ideia do campo consciente da mente são técnicas simples e eficientes que você mesmo pode aprender e ensinar a quem sofre de qualquer problema de automutilação.

Conheça os conflitos dela

É provável que o automutilador possua diversos conflitos e problemas com os quais ela não consiga lidar:
  • Bullying 
  • Problemas com os pais 
  • Questões de identidade 
  • Problemas de família 

E tantas outras dificuldades que uma pessoa possa ter. Esses problemas podem ser enormes para ela, mas podem ser de solução fácil para você. Outros conflitos podem depender da mudança de comportamento de diferentes pessoas, o que pode ser mais difícil resolver. Difícil, mas não impossível.

Ajude a lidar com os pais

Em muitos casos, o indivíduo se corta como se a pele simboliza-se uma ligação com uma mãe/pai que nunca o deixa ir (crescer). Existem casos ainda em que o paciente acredita que o seu corpo não lhe pertence, pertence na verdade a mãe (mais comum em casos de transtornos psiquiátricos graves). O que quero ilustrar é que em casos de automutilação a relação da pessoa com a sua mãe, pai ou responsável é sempre diferenciada (para não dizer problemática). É bem comum que os pais de pessoas que se automutilam sejam super protetores e intrusivos, que dificultam ou impedem que seus filhos se tornem seres independentes e donos de suas vidas. Dessa forma, dar subsídios para que a pessoa aprenda a lidar melhor com os seus pais é de grande ajuda. No caso se você é a mãe ou pai, repense a forma como lida com o seu filho (a).


A possibilidade de essa pessoa ter outros transtornos mentais associados (depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia) é grande por isso é importante que um especialista cuide do caso. 


Texto retirado de: https://www.psicologosp.com/2012/12/como-ajudar-alguem-que-se-corta.html

 

 

—————

Voltar