23 coisas que as pessoas que se automutilam querem que você saiba!

13/06/2022 17:14

  O desejo de se automutilar não é incomum, mas, pelo fato de as pessoas terem o costume de manter seu hábito em segredo, muitas pessoas têm concepções erradas sobre quem faz isso, por que o fazem, ou o que isso significa.

Para ajudar os outros a compreenderem melhor a automutilação, perguntamos para membros da comunidade BuzzFeed, o que eles desejavam dizer às pessoas e quais as concepções erradas eles queriam esclarecer:

1. A automutilação não é algo que as pessoas fazem ~apenas para chamar a atenção~.

"Eu queria que as pessoas soubessem que isso não era para chamar a atenção ou para ser provocativo. Comecei a me automutilar quando adolescente como uma forma de me punir. Nunca foi para me exibir ou para que tivessem pena. Era uma coisa particular que eu fazia porque estava sentindo tanta dor emocional que não sabia como expressar isso". (Jen, 22)

 

2. Mas, às vezes, as pessoas fazem isso na esperança de serem notadas, e isso também é totalmente válido.

"Foi um grito de ajuda — a única maneira que eu achei que as pessoas realmente me notariam. Muitas pessoas que se cortam esperam que alguém perceba, para que elas então possam realmente obter a ajuda de que precisam". (Autumn, 19)

 

3. A automutilação não é apenas se cortar — é qualquer forma de se machucar de propósito.

"Cortar-se é o tipo mais conhecido de automutilação, mas há muitas maneiras de se machucar. Algumas coisas deixam uma marca e outras não, mas são todas formas legítimas e sérias de se automutilar". (Todd, 16)

 

4. É um mecanismo de enfrentamento para várias experiências de doenças mentais, trauma e abuso, não apenas depressão.

"Sinto que a mídia retrata a automutilação como um sintoma de depressão. Isso é verdade para alguns automutiladores, mas é importante lembrar que as pessoas se automutilam por várias razões diferentes". (Kate, 27)

 

5. E isso não significa que uma pessoa seja suicida — embora possa.

"A automutilação é categorizada por psicólogos como autolesão não suicida. Isso significa que automutilação, por definição, não é feita com a morte em mente. Alguém que é suicida pode se automutilar em vez de tentar suicídio, juntamente com uma tentativa de suicídio ou antes de recorrer ao suicídio, mas a automutilação por si só não é uma tentativa de suicídio". (Brittany, 19)

 

6. Pode se tratar de gerar uma dor que a pessoa é capaz de controlar.

"Para mim, era tudo questão de controle. Da minha vida, do meu corpo, das minhas emoções". (Marigold, 17)

 

7. Ou sentir algo físico quando, de outra forma, tudo está anestesiado.

"Chega um momento em que tudo pelo que você já passou se acumula até um ponto em que está totalmente anestesiado. Com isso, vem a mentalidade doentia de que a única maneira de sentir qualquer coisa é se machucando". (Summer, 17)

 

8. Para algumas pessoas, isso fornece alívio temporário quando seus sentimentos são insuportáveis.

"Pessoalmente, eu me cortava sempre que estava sentindo DEMAIS qualquer coisa. Seja isso tristeza, frustração, ansiedade ou autoaversão. Era uma maneira de acalmar tudo na minha cabeça e concentrar em uma coisa". (Kate, 27)

 

9. Para outros, trata-se de manifestar fisicamente a dor emocional com a qual estão lidando.

"As pessoas que se automutilam geralmente usam a dor física que acompanha qualquer que seja o ritual que escolheram como uma maneira de VER fisicamente a sua dor. Isso sempre tornou minhas dores emocionais mais suportáveis, porque ver o sangue tornava minha angústia mental tangível". (LadyRed, 27)

 

10. Isso não é apenas um problema adolescente; muitos adultos se automutilam.

 

"Isso pode ocorrer com qualquer idade. Geralmente está associada aos anos de adolescência (e a maioria das ajudas e dos conselhos é direcionada para esse grupo), mas comecei a me cortar aos 38 anos. Ainda não falei sobre isso para ninguém, pois é ainda mais difícil admitir isso nessa fase da vida. ( Alex, 40)

 
 
CONTINUA....

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar